A Educação Ambiental em uma Escola Pública de Humaitá-AM

  • Autor
  • Rakcelainy Mendonça Beleza
  • Co-autores
  • Viviane Vidal da Silva , Douglas Marcelo Pinheiro da Silva , Benone Otávio Souza de Oliveira
  • Resumo
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    Diante dos desafios de promover a conscientização ambiental na sociedade, a educação ambiental se torna fundamental, especialmente quando inserida no contexto escolar. O presente tem como objetivo analisar a prática da educação ambiental no município de Humaitá-AM, voltada para alunos do ensino fundamental. A coleta de dados foi realizada na Escola Municipal José Cesário de Menezes Barros, por meio da aplicação de 22 questionários para estudantes do 8º ano, incluindo dados qualitativos e quantitativos. Observou-se que cerca de 59,99% dos alunos praticam a Educação Ambiental diariamente, 22,72% às vezes e 18,19% não praticam. Esses resultados destacam a importância da escola e da Educação Ambiental, pois a sensibilização promovida pela EA torna-os críticos em relação ao meio em que vivem. Assim, é possível afirmar que a inserção do aluno na EA é uma forma de sensibiliza-lo a buscar valores que promovam uma convivência harmoniosa com o ambiente.

     

  • Palavras-chave
  • Ambiente. Conscientização. Sensibilização.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Educação para o Desenvolvimento Sustentável
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O Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), em nível de mestrado, é o primeiro programa de Pós-graduação Stricto Sensu permanente da mesorregião Sul do Amazonas. Criado em 2015, o programa possui área de concentração em Ambiente e Sociobiodiversidade. Localizado no município de Humaitá/AM, traz em seu contexto principal a necessidade de suprir carências de pesquisas e profissionais que atuem na área ambiental e estreitem o elo com a sociedade da mesorregião Sul Amazonense. Assim, o II SIMPÓSIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS NA AMAZÔNIA ocorreu nos dias 21,22 e 23 de junho de 2023 e teve como foco principal temáticas ambientais relevantes sobre Ambiente e Sociobiodiversidade, bem como discussões relacionadas a interdisciplinaridade nas ciências ambientais como ferramentas essenciais para soluções ambientais na região. O evento recebeu pesquisadores, professores de educação superior ou de educação básica, estudantes de pós-graduação, estudantes de graduação, estudantes de ensino médio ou fundamental e demais profissionais que atuam na área ambiental na mesorregião sul do Amazonas.

  • Modelagem Ambiental
  • Ambiente e Sociobiodiversidade
  • Manejo e conservação da biodiversidade e recursos naturais
  • Interação biosfera-atmosfera
  • Gestão socioambiental e resíduos sólidos
  • Educação para o Desenvolvimento Sustentável

Comissão Organizadora

Jorge Almeida de Menezes
Amazonino Lemos de Castro
Aline Lessa de Souza
Viviane Vidal da Silva
Anderson Carneiro

Comissão Científica

DOUGLAS MARCELO PINHEIRO DA SILVA

RENATO ABREU LIMA

VIVIANE VIDAL DA SILVA

MILTON CÉSAR COSTA CAMPOS

ALINE LESSA DE SOUZA

JEFERSON TONIN

DEYVID DIEGO CARVALHO MARANHÃO

BENONE OTÁVIO SOUZA DE OLIVEIRA

AMAZONINO LEMOS DE CASTRO

JORGE ALMEIDA DE MENEZES

 

Amazonino Lemos de Castro - alcastro@ufam.edu.br