SEMANA DOS POVOS INDÍGENAS NUMA ESCOLA ESTADUAL DO ALTO SOLIMÕES: ENSAIOS DE EDUCAÇÃO INTERCULTURAL

  • Autor
  • Manuel Saldanha Barbosa
  • Co-autores
  • Larissa de Souza Saldanha , Renato Abreu Lima
  • Resumo
  •  

    O desafio da educação escolar no Alto Solimões é se propor um sistema de ensino de qualidade e diferenciado, no sentido de atender as especificidades de povos diferentes da sociedade nacional, nesse sentido, esse trabalho objetivou demonstrar a Educação Intercultural na Escola Estadual Pio Veiga na Semana dos Povos Indígenas. Para isso os professores se organizaram em duplas para trabalhar nas turmas da 9º, 10º e 11º etapa 3º segmento da EJA e turmas do 2º e 3º ano do Ensino Médio Regular, através dos contos e lendas, músicas, danças, desfiles e artes, englobando o trabalho interdisciplinar na construção do conhecimento. A escola recebe no corpo estudantil alunos oriundos de cinco etnias, Marubo, Matis, Mayuruna, Kanamary e Kulina, e os mesmos juntamente com os professores e demais colegas foram os autores das atividades elaboradas, participando como protagonistas principais do evento, o que traz valorização, equidade e incentivo para educação local.

  • Palavras-chave
  • Equidade. Etnias. Interdisciplinar.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Educação para o Desenvolvimento Sustentável
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O Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), em nível de mestrado, é o primeiro programa de Pós-graduação Stricto Sensu permanente da mesorregião Sul do Amazonas. Criado em 2015, o programa possui área de concentração em Ambiente e Sociobiodiversidade. Localizado no município de Humaitá/AM, traz em seu contexto principal a necessidade de suprir carências de pesquisas e profissionais que atuem na área ambiental e estreitem o elo com a sociedade da mesorregião Sul Amazonense. Assim, o II SIMPÓSIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS NA AMAZÔNIA ocorreu nos dias 21,22 e 23 de junho de 2023 e teve como foco principal temáticas ambientais relevantes sobre Ambiente e Sociobiodiversidade, bem como discussões relacionadas a interdisciplinaridade nas ciências ambientais como ferramentas essenciais para soluções ambientais na região. O evento recebeu pesquisadores, professores de educação superior ou de educação básica, estudantes de pós-graduação, estudantes de graduação, estudantes de ensino médio ou fundamental e demais profissionais que atuam na área ambiental na mesorregião sul do Amazonas.

  • Modelagem Ambiental
  • Ambiente e Sociobiodiversidade
  • Manejo e conservação da biodiversidade e recursos naturais
  • Interação biosfera-atmosfera
  • Gestão socioambiental e resíduos sólidos
  • Educação para o Desenvolvimento Sustentável

Comissão Organizadora

Jorge Almeida de Menezes
Amazonino Lemos de Castro
Aline Lessa de Souza
Viviane Vidal da Silva
Anderson Carneiro

Comissão Científica

DOUGLAS MARCELO PINHEIRO DA SILVA

RENATO ABREU LIMA

VIVIANE VIDAL DA SILVA

MILTON CÉSAR COSTA CAMPOS

ALINE LESSA DE SOUZA

JEFERSON TONIN

DEYVID DIEGO CARVALHO MARANHÃO

BENONE OTÁVIO SOUZA DE OLIVEIRA

AMAZONINO LEMOS DE CASTRO

JORGE ALMEIDA DE MENEZES

 

Amazonino Lemos de Castro - alcastro@ufam.edu.br