A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS PRÁTICAS CURRICULARES NO ENSINO INFANTIL

  • Autor
  • Manuel Saldanha Barbosa
  • Co-autores
  • Larissa de Souza Saldanha , Renato Abreu Lima
  • Resumo
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    É preciso que o educador reconheça em cada criança, suas capacidades e habilidades através da interação dele com a escola. Dessa forma, objetivou-se atividade de intervenção contextualizando a compreensão do meio familiar no qual vive cada aluno e a importância no processo de aprendizagem através da Educação Ambiental. O público-alvo foram alunos da Educação Infantil da Escola Raimunda Galate, acontecendo em duas etapas, a primeira versou a observação e na segunda a aplicação do projeto de intervenção, com regência em sala de aula, abordando a “Importância do Meio Ambiente”. Mostrou-se vídeos que falassem da preservação do meio ambiente, em seguida houve um diálogo com as crianças, em seguida fizeram desenhos que representassem cuidados com o meio ambiente, além de confeccionaram árvores com materiais reciclados que elas trouxeram de casa. O trabalho proporcionou uma oportunidade de sensibilizar essas crianças acerca do cuidado com a biodiversidade, aspectos importantes na formação do cidadão.

     

  • Palavras-chave
  • Aprendizagem. Diálogo. Intervenção.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Educação para o Desenvolvimento Sustentável
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O Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), em nível de mestrado, é o primeiro programa de Pós-graduação Stricto Sensu permanente da mesorregião Sul do Amazonas. Criado em 2015, o programa possui área de concentração em Ambiente e Sociobiodiversidade. Localizado no município de Humaitá/AM, traz em seu contexto principal a necessidade de suprir carências de pesquisas e profissionais que atuem na área ambiental e estreitem o elo com a sociedade da mesorregião Sul Amazonense. Assim, o II SIMPÓSIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS NA AMAZÔNIA ocorreu nos dias 21,22 e 23 de junho de 2023 e teve como foco principal temáticas ambientais relevantes sobre Ambiente e Sociobiodiversidade, bem como discussões relacionadas a interdisciplinaridade nas ciências ambientais como ferramentas essenciais para soluções ambientais na região. O evento recebeu pesquisadores, professores de educação superior ou de educação básica, estudantes de pós-graduação, estudantes de graduação, estudantes de ensino médio ou fundamental e demais profissionais que atuam na área ambiental na mesorregião sul do Amazonas.

  • Modelagem Ambiental
  • Ambiente e Sociobiodiversidade
  • Manejo e conservação da biodiversidade e recursos naturais
  • Interação biosfera-atmosfera
  • Gestão socioambiental e resíduos sólidos
  • Educação para o Desenvolvimento Sustentável

Comissão Organizadora

Jorge Almeida de Menezes
Amazonino Lemos de Castro
Aline Lessa de Souza
Viviane Vidal da Silva
Anderson Carneiro

Comissão Científica

DOUGLAS MARCELO PINHEIRO DA SILVA

RENATO ABREU LIMA

VIVIANE VIDAL DA SILVA

MILTON CÉSAR COSTA CAMPOS

ALINE LESSA DE SOUZA

JEFERSON TONIN

DEYVID DIEGO CARVALHO MARANHÃO

BENONE OTÁVIO SOUZA DE OLIVEIRA

AMAZONINO LEMOS DE CASTRO

JORGE ALMEIDA DE MENEZES

 

Amazonino Lemos de Castro - alcastro@ufam.edu.br