UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO COM ENFOQUE NA “ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA", NOS ANAIS DO XIII ENPEC – 2021

  • Autor
  • Itelvina Vieira Guacebe
  • Resumo
  • RESUMO:

     

    Este trabalho tem como objetivo analisar os artigos publicados na XIII edição do ENPEC realizada no ano de 2021, fundamentados na temática Alfabetização Científica, caracterizando-os em termos qualitativos e como estão distribuídos de acordo com suas instituições. A presente pesquisa é de natureza qualitativa, configura-se em um levantamento tipo estado de conhecimento, realizado nos trabalhos referentes à linha temática “Alfabetização Científica" com enfoque principal nos artigos publicados na XIII edição do ENPEC, realizada no ano de 2021, no formato online. Após a seleção dos trabalhos direcionados a AC, foi realizada a leitura dos resumos, observando-se os seguintes aspectos: autores, os estados e as universidades dos autores, bases teóricas dos estudos (autores mais citados), metodologia e os principais trabalhos voltados para o ensino de ciências e área de pesquisa.

  • Palavras-chave
  • Alfabetização Científica. Ensino de Ciências. Levantamento
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Educação para o Desenvolvimento Sustentável
Voltar

O Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), em nível de mestrado, é o primeiro programa de Pós-graduação Stricto Sensu permanente da mesorregião Sul do Amazonas. Criado em 2015, o programa possui área de concentração em Ambiente e Sociobiodiversidade. Localizado no município de Humaitá/AM, traz em seu contexto principal a necessidade de suprir carências de pesquisas e profissionais que atuem na área ambiental e estreitem o elo com a sociedade da mesorregião Sul Amazonense. Assim, o II SIMPÓSIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS NA AMAZÔNIA ocorreu nos dias 21,22 e 23 de junho de 2023 e teve como foco principal temáticas ambientais relevantes sobre Ambiente e Sociobiodiversidade, bem como discussões relacionadas a interdisciplinaridade nas ciências ambientais como ferramentas essenciais para soluções ambientais na região. O evento recebeu pesquisadores, professores de educação superior ou de educação básica, estudantes de pós-graduação, estudantes de graduação, estudantes de ensino médio ou fundamental e demais profissionais que atuam na área ambiental na mesorregião sul do Amazonas.

  • Modelagem Ambiental
  • Ambiente e Sociobiodiversidade
  • Manejo e conservação da biodiversidade e recursos naturais
  • Interação biosfera-atmosfera
  • Gestão socioambiental e resíduos sólidos
  • Educação para o Desenvolvimento Sustentável

Comissão Organizadora

Jorge Almeida de Menezes
Amazonino Lemos de Castro
Aline Lessa de Souza
Viviane Vidal da Silva
Anderson Carneiro

Comissão Científica

DOUGLAS MARCELO PINHEIRO DA SILVA

RENATO ABREU LIMA

VIVIANE VIDAL DA SILVA

MILTON CÉSAR COSTA CAMPOS

ALINE LESSA DE SOUZA

JEFERSON TONIN

DEYVID DIEGO CARVALHO MARANHÃO

BENONE OTÁVIO SOUZA DE OLIVEIRA

AMAZONINO LEMOS DE CASTRO

JORGE ALMEIDA DE MENEZES

 

Amazonino Lemos de Castro - alcastro@ufam.edu.br