Este trabalho apresenta o recorte da pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo sobre a escolarização de filhos de imigrantes em escolas públicas do interior do estado do Rio Grande do Sul/Brasil. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, exploratória que utilizou recursos da análise de conteúdo que buscou analisar em que contexto escolar estas crianças estão inseridas e em que medida o processo de escolarização colabora para a diversidade cultural, a efetivação do direito à educação e à equidade escolar. O estudo aponta que os desafios culturais, econômicos e estruturais presentes no fluxo migratório colocam em xeque e em choque o padrão colonialista, disciplinar que constituem a estrutura do ensino brasileiro. Para romper com este sistema de ensino é necessário investir na formação inicial e continuada dos docentes numa perspectiva intercultural, ampliar as agendas de discussões locais e nacionais que viabilizem políticas públicas mais eficientes em todo o território, compreendendo que igualdade e diferença desafiam qualquer escola no contexto atual.
Comissão Organizadora
Victor Barros
Comissão Científica