Com as crises econômicas das últimas décadas o empreendedorismo tem se tornado uma alternativa cada vez mais procurada pelas pessoas, mesmo que possa ser um caminho arriscado, caso o negócio não seja conduzido de maneira eficiente. Mas justamente por esse motivo é fundamental ter coragem e persistência para alcançar resultados de médio a longo prazo. Daí surge a figura do empreendedor. Empreendedores têm características distintas, são indivíduos ousados, visionários, que buscam algo diferente e têm visão de futuro. É também perceptível maior participação das mulheres no mercado empreendedor, assim como um aumento gradual, por parte de estudiosos, acerca da compreensão de seus motivos e desafios para ingressar nesse meio. Visando estudar o empreendedorismo feminino, este artigo se diferencia focando na cidade de Tianguá, cidade localizada na região da Chapada da Ibiapaba que apresentou a maior densidade de empreendedores individuais, 0,82% em 2016. Tem-se o propósito de compreender melhor os motivos que levam mulheres a iniciar um empreendimento, conhecendo as dificuldades que enfrentam e identificando se há desigualdade de gênero no ambiente em que atuam. Para isso, será estudada a participação das mulheres no mercado empreendedor brasileiro, regional, estadual até chegarmos à localidade pretendida. A pesquisa é um estudo exploratório descritivo, com abordagem quali-quantitativa, tendo sido realizadas entrevistas com mulheres tianguaenses. Pela análise dos dados, apesar de cada entrevistada possuir sua jornada particular no empreendedorismo, muitas motivações, características e percepções são comuns entre elas. Tangente a isso, é importante destacar a relevância que elas dão à persistência dentro do ambiente empreendedor para poder vigorar o negócio, e que a sociedade ainda possui dificuldade em compreender que empreendedorismo, liderança ou cargos de poder não são objetos inerentes da figura masculina.
Comissão Organizadora
Victor Barros
Comissão Científica