ADOLESCENTES MIGRANTES E A ESCOLA – REPRESENTAÇÕES E PRÁTICAS

  • Autor
  • Adriana Mallmann Vilalva
  • Resumo
  • Essa investigação objetivou analisar as representações dos professores dos anos finais do Ensino Fundamental sobre suas práticas pedagógicas diante dos desafios da diversidade cultural em uma Escola que acolhe adolescentes migrantes/refugiados, a fim de compreender se é possível desenvolver pedagogias de inclusão para que todos tenham direito à Educação. A pesquisa se justifica, pois, na última década, a população de jovens refugiados tem aumentado nas escolas brasileiras, conforme dados obtidos junto ao ACNUR (2021), demandando estudos sobre essa temática tão emergente. Fundamenta-se na Teoria da Ação, na Teoria das Representações Sociais e em autores que se dedicam às temáticas referentes às políticas sociais ligadas às migrações forçadas, às políticas educacionais e de formação docente, às pedagogias de inclusão e ao direito à educação. Pesquisa qualitativa com dois momentos: análise das legislações específicas sobre os refugiados e das políticas educacionais de acolhimento, integração e inclusão; pesquisa de campo: com reuniões com equipe gestora e professores de uma escola pública do Estado de São Paulo, a fim de compreender o contexto da escola; observação da sala de aulas, para apreender como são realizadas as tarefas e operações cognitivas, e como se efetiva o clima de sala de aula; entrevistas narrativas para entender as possibilidades ou os “espaços dos possíveis” no tocante às pedagogias de inclusão, acolhimento e integração de seus alunos. Os resultados obtidos indicam que: os formatos de sala de aula distintos, a poesia e a música têm possibilitado uma melhor integração dos estudantes; os diferentes projetos desenvolvidos, assim como os “roteiros de aprendizagem”, têm contribuído para o envolvimento de toda comunidade escolar; percebemos um esforço coletivo do grupo de professores, no sentido de fortalecer as pedagogias de inclusão, que privilegiam estratégias de ensino e aprendizagem mais dinâmicas e ativas na direção de construir uma sociedade mais inclusiva, justa e igualitária

     

  • Palavras-chave
  • Diversidade Cultural, Inclusão, Refugiados, Representações de Professores.
  • Área Temática
  • Desafios Globais, Culturais & Subjetividade Humana
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Anais do I Congresso Internacional sobre Migração e Diáspora Acadêmica Brasileira

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