APRENDIZAGEM PSICOAFETIVA: CONVERSAÇÕES EM PORTUGUÊS, ESPANHOL E OUTRAS LÍNGUAS PARA UMA APRENDIZAGEM SOCIOLINGUÍSTICA

  • Autor
  • MARCELO NAPUTANO
  • Co-autores
  • CRISTIANA MAGNI
  • Resumo
  • O Projeto de Extensão APRENDIZAGEM PSICOAFETIVA: Conversações em Português, Espanhol e Outras Línguas para uma Aprendizagem Sociolinguística, foi um projeto de extensão universitária da Universidade Federal de Roraima – UFRR, que surgiu em função da necessidade de projetos em auxilio aos atuais migrantes e/ou refugiados venezuelanos na difícil integração sócio-linguística na cidade de Boa Vista no Estado de Roraima/Brasil. O objetivo central foi o da criação de um espaço de intercâmbio sociolinguístico entre migrantes e/ou refugiados - em particular venezuelanos -, e brasileiros na aprendizagem cooperativa das línguas portuguesa e espanhola por meio de uma co-construção relacional de mútuo empowerment sociolinguístico. Nossa metodologia se baseou na perspectiva teórica da psicologia social, em sua vertente construcionista social de fundamentação sociolinguística, para o empoderamento da aprendizagem dos idiomas português e espanhol. Nosso método de ação prática foi o de aprender e ensinar ao mesmo tempo as línguas espanhola, portuguesa em encontros sociolinguísticos sem a especificação de docente ou discente. Tínhamos um mediador no grupo com a função a gestão das pessoas na promoçao de socializações vàrias nas línguas presentes e, deste modo, iam-se construindo diálogos. Para tanto os mediadores colocavam em ato dinâmicas que pudessem promover discursos vários que, frequentemente, tratavam de questões sociais como a imigração, o racismo, a pobreza, a saudade etc. Os encontros ocorreram 1 vez por semana, com a duração de 1 hora e trinta minutos, pelo período de fevereiro de 2019 até abril de 2021, inicio das restrições de encontros públicos conter o avanço do Corona-Vírus no Brasil. Os principais resultados foram uma melhor relação social e maior capacidade sociolinguística entre migrantes e/ou refugiados e brasileiros; o atendimento de cerca 80 pessoas e, por fim, a verificação de que a metodologia pode contribuir para a inclusão de todos no processo migratório – migrantes e/ou refugiados e autóctones. 

  • Palavras-chave
  • Migrações, Psicologia, Aprendizagem Psicoafetiva, Sociolinguística, Português-Espanhol
  • Área Temática
  • Desafios Globais, Culturais & Subjetividade Humana
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Comissão Organizadora

Victor Barros

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Anais do I Congresso Internacional sobre Migração e Diáspora Acadêmica Brasileira

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