Pedro Henrique Silva Santos , Humberto Rodrigues Pinheiro , Hildernande Lucas Bezerra , Luenny Carla Silva dos Santos Carvalho de Araújo
Resumo
Resumo: A hipocalcemia é uma doença metabólica comum em vacas leiteiras no período de transição, onde ocorrem mudanças hormonais, fisiológicas e anatômicas necessarias para prepará-las para o parto e lactação. Tal enfermidade pode ocorrer de duas formas: a forma subclínica, quando os valores de cálcio (Ca) mostram-se abaixo de 8,5 mg/dL e a forma clínica quando dos valores de Ca mostram-se abaixo de 5,5 mg/dL. Ocasionando perdas consideráveis, principalmente na forma subclínica, onde a ausência de sintomatologia clínica dificulta o diagnóstico. A enfermidade geralmente ocorre em torno de 24 a 48 horas após o parto, ondehá diminuição dos níveis de Ca, consequente do aumento da demanda para produção do colostro e para o parto. O diagnóstico clínico consiste no histórico e nos sinais clínicos do animal, e através da aferição do Ca no sangue. A tratamento clínico com soluções à base de Ca demonstra bons resultados a campo, tendo em vista um diagnóstico rápido e preciso. Contudo, vale ressaltar que a profilaxia é sempre a melhor opção, melhorias estratégicas no manejo nutricional, examinando condições de escore corporal (ECC) e usando dietas aniônicas simultaneamente ao monitoramento da acidificação do pH urinário. Ademais discute-se uma alternativa para prevenção da hipocalcemia, fornecer de forma profilactica drench para vacas periparturientes. Objetivou-se relatar cinco casos de hipocalcemia discutindo sinais clínicos, tratamento e prevenção da hipocalcemia manifestada em fêmeas bovinas lactantes.[CdM1] Conclui-se que vacas leiteiras são susceptíveis a hipocalcemia podendo manisfestar sinais clínicos ou não, associados a outra enfermidade e causando prejuízos econômicos.
NETO, Antônio Alves de Oliveira et al. Hipocalcemia em bovinos de leite.
In: III CONGRESSO PARAIBANO DE MEDICINA VETERINÁRIA -
Sousa - PB, 2025. Disponível em: <https://doity.com.br/anais/iii-congresso-paraibano-de-medicina-veterinaria/trabalho/385341>.
Acesso em: 24/02/2025 às 02:15