ATENDIMENTO CLÍNICO E OS REFLEXOS DAS DESIGUALDADES SOCIAIS E TRAUMAS NA TRAJETÓRIA ESCOLAR E DE SAÚDE DE UMA ADOLESCENTE

  • Autor
  • Dyego Patrick dos Santos Silva
  • Co-autores
  • Gustavo Henrique Ferreira Leão , José Beltrão de Castro Neto , Rafaela Sandes de Albuquerque Silva , Victor Felipe Rodrigues Rego , Andressa Pereira Peixoto Barbosa
  • Resumo
  • RESUMO

    Apresentação/Introdução: As desigualdades em saúde e os determinantes sociais interferem nos desfechos clínicosgerando agravos à saúdeÉ fundamental que o profissional de saúde avalie às situações de vulnerabilidade frequentemente invisibilizadas. Objetivo: Relatar uma experiência de atendimento clínico que evidencia como traumas e determinantes sociais influenciam no adoecimento e dificultam o acesso equitativo à saúde e à educação. Metodologia: Consiste em um relato de experiência resultante da análise de uma consulta ambulatorialrealizado por estudantes de medicina, durante aula prática da disciplina de Integração Serviço, Ensino e Comunidade VIII, no mês de abril de 2025. Foi realizada escuta ativa e observação clínica do relato de uma adolescenteOs dados foram organizados preservando sigilo e identidade da jovem atendida. Resultados: M.C, sexo feminino, negra, 18 anos, buscou o serviço inicialmente por dor abdominal associada à intolerância à lactose, com melhora clínica após conduta dietética. No entanto, durante o atendimento, emergiram questões emocionais: evasão escolar por ansiedade e relato de trauma na infância em ambiente escolar, com impacto significativo em sua trajetória educacional e psíquica. Análise crítica: Destaca-se a importância do cuidado centrado na pessoa com escuta ativa e olhar ampliado que considera o contexto pessoal, social e territorial do indivíduoqueixa de dor abdominal difusa revelou ser um sintoma psicossomático ligado ao trauma, silenciado e agravado por barreiras sociais, como baixa escolaridade, ausência de apoio psicológico e desigualdade no acesso a serviços de saúde mental. Conclusões: Fortalecer a escuta clínica, o apoio psicossocial e a rede de saúde mental permitem um cuidado que vai além do sintoma físico. É essencial integrar saúde e educação na identificação precoce de vulnerabilidades e nas ações de educação emsaúde mental. Avanços do estudo ao conhecimento: Evidencia a importância de considerar a análise dos determinantes sociais no cuidado à pessoa e articular setorsaúde e educação na abordagem integral da criança e do adolescente.

  • Palavras-chave
  • Desigualdades em saúde; Evasão escolar; Trauma psicológico.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Linha 4: Saúde da população negra
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O eixo Integração Ensino, Serviço e Comunidade (ISEC) está presente na estrutura curricular do curso de Medicina do Centro Universitário Cesmac de forma transversal, acompanhando o estudante durante todo o percurso formativo. O processo atende as diretrizes curriculares nacionais, que apontam para a formação de um profissional atento à realidade sócio sanitária da população e aos princípios da ética, humanismo, reflexividade e formação integral.

Com o objetivo de proporcionar o encontro interdisciplinar de todos os módulos que compõem o eixo ISEC, que compreendem do ISEC 1 ao ISEC 8, foi realizada a III Exposição Científica do Eixo ISEC (III ExpoISEC), buscando dialogar a formação médica no âmbito da Atenção Primária à Saúde e do Sistema Único de Saúde. O evento contou com a participação dos discentes do curso apresentando trabalhos acadêmicos científicos (119 trabalhos) abordando a temática central nos espaços de discussão de cada módulo do eixo.

Com a temática “Equidade em Saúde: O Desafio da Medicina Contemporânea” a III ExpoISEC trouxe para o cenário de discussão o princípio da equidade, não apenas como uma questão teórico-metodológica, mas também como uma demanda social, deslocando o tema da periferia para a centralidade do processo formativo. Ter a equidade em saúde como tema central de discussão se justifica pela sua relação com a redução das desigualdades, a garantia de justiça social e direitos humanos e a eficácia dos sistemas de saúde. A equidade em saúde é tema fundamental para os futuros profissionais que buscam soluções para tornar a medicina mais acessível e justa para todos.

Para o desenvolvimento do evento e a discussão da temática central, os trabalhos desenvolvidos pelos discentes, orientados pelos docentes do eixo e aqui apresentados, foram distribuídos nas seguintes linhas: 1. Desigualdades em saúde e determinantes sociais da saúde; 2. Atenção integral em saúde; 3. Disparidades raciais, étnicas, socioeconômicas e geográficas na saúde; 4. Saúde da população negra e 5. Gênero, diversidades e saúde.

Estes anais constituem um registro permanente das discussões e contribuições de discentes e docentes sobre a equidade em saúde e os desafios para a Medicina Contemporânea.

  • Linha 1: Desigualdades em saúde e determinantes sociais da saúde
  • Linha 2: Atenção integral à saúde
  • Linha 3: Disparidades raciais, étnicas, socioeconômicas e geográficas na saúde
  • Linha 4: Saúde da população negra
  • Linha 5: Gênero, diversidades e saúde

Comissão Organizadora

Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio

Comissão Científica

Adalberto Gomes das Graças Bisneto
Amanda Vasconcelos de Carvalho Souza
Ana Lúcia Soares Tojal
Andressa Pereira Peixoto Barbosa
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Camila de Barros Prado Moura Sales
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Elisabete Mendonça Rêgo Peixoto
Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Karini Vieira Menezes de Omena
Larissa Virgínia Lins de Alencar Silva
Lúcio Vasconcellos de Verçoza
Magda Fernanda Lopes de Oliveira Andrade
Osmar Kleddson Pinheiro Canuto Rocha
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio
Vivianne de Lima Biana de Assis

 

As edições anteriores da EXPOISEC estão disponíveis no endereço: Anais das edições anteriores da EXPOISEC