FRAGMENTAÇÃO DO CUIDADO E BARREIRAS NO MANEJO DA INCONTINÊNCIA URINÁRIA EM IDOSO VULNERÁVEL: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA

  • Autor
  • Alexya Giovanna Feitosa Silva
  • Co-autores
  • Júlia Luna Nascimento , Lycia Beatriz Medeiros Lima Lira , Giovanna Victoria da Silva Santos , Bruna Queiroz Ferino de Menezes , Nikole Alves Belowodski , Elisabete Mendonça Rêgo Peixoto , Larissa Virginia Lins de Alencar Silva
  • Resumo
  • Apresentação: O envelhecimento, comorbidades e a polifarmácia exigem cuidado

    integral e contínuo. Este relato destaca um idoso com história de A VE e hiperplasia

    prostática, em vulnerabilidade social, evidenciando falhas no acesso e na qualidade da

    atenção à saúde. Objetivo: Analisar o caso de um paciente idoso com múltiplas

    comorbidades e vulnerabilidade social, destacando como os determinantes sociais de

    saúde e a falha na coordenação comprometem o cuidado e a compreensão do próprio

    estado de saúde pelo paciente. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência

    vivenciado em atendimento clínico supervisionado na Atenção Primária, realizado por

    alunos do 8º período do curso de medicina, de um idoso selecionado ao acaso, durante

    atividade teórico-prática do eixo de Integração Ensino, Serviço e Comunidade. Foi

    realizada discussão do caso com orientador docente e resgate de evidências científicas

    para elaboração do Relato. Resultados: Idoso, 68 anos, com passado de A VE isquêmico,

    apresenta vertigem contínua, incontinência urinária por hiperatividade detrusora,

    hipertrofia ventricular esquerda e disfunção contrátil segmentar, além de histórico de

    múltiplas cirurgias prostáticas. Vive em vulnerabilidade social, sem segmento

    especializado, com impacto direto na qualidade do cuidado. Análise crítica: O caso

    evidencia como a vulnerabilidade social, a fragmentação do cuidado e a falta de acesso

    especializado agravam condições crônicas do idoso. Mostra a urgência em integrar

    ações interprofissionais e fortalecer a Atenção Básica para garantir acompanhamento

    contínuo, acolhimento e equidade no cuidado. Conclusões: A vulnerabilidade social, as

    barreiras no acesso, aliadas a falha na coordenação do cuidado pela Atenção Primária,

    comprometem o manejo das condições crônicas no idoso, ressaltando a necessidade de

    atenção integral e contínua afim de garantir equidade e acesso ao cuidado. Avanços do

    estudo ao conhecimento: O caso destaca a importância da abordagem integral e do

    fortalecimento da Atenção Primária com o intuito de garantir o manejo das múltiplas

    necessidades de saúde da pessoa idosa.

     
  • Palavras-chave
  • Palavras-chave: Pessoa idosa. Hiperplasia benigna da próstata. Atenção Integral à Saúde do Idoso.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Linha 1: Desigualdades em saúde e determinantes sociais da saúde
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O eixo Integração Ensino, Serviço e Comunidade (ISEC) está presente na estrutura curricular do curso de Medicina do Centro Universitário Cesmac de forma transversal, acompanhando o estudante durante todo o percurso formativo. O processo atende as diretrizes curriculares nacionais, que apontam para a formação de um profissional atento à realidade sócio sanitária da população e aos princípios da ética, humanismo, reflexividade e formação integral.

Com o objetivo de proporcionar o encontro interdisciplinar de todos os módulos que compõem o eixo ISEC, que compreendem do ISEC 1 ao ISEC 8, foi realizada a III Exposição Científica do Eixo ISEC (III ExpoISEC), buscando dialogar a formação médica no âmbito da Atenção Primária à Saúde e do Sistema Único de Saúde. O evento contou com a participação dos discentes do curso apresentando trabalhos acadêmicos científicos (119 trabalhos) abordando a temática central nos espaços de discussão de cada módulo do eixo.

Com a temática “Equidade em Saúde: O Desafio da Medicina Contemporânea” a III ExpoISEC trouxe para o cenário de discussão o princípio da equidade, não apenas como uma questão teórico-metodológica, mas também como uma demanda social, deslocando o tema da periferia para a centralidade do processo formativo. Ter a equidade em saúde como tema central de discussão se justifica pela sua relação com a redução das desigualdades, a garantia de justiça social e direitos humanos e a eficácia dos sistemas de saúde. A equidade em saúde é tema fundamental para os futuros profissionais que buscam soluções para tornar a medicina mais acessível e justa para todos.

Para o desenvolvimento do evento e a discussão da temática central, os trabalhos desenvolvidos pelos discentes, orientados pelos docentes do eixo e aqui apresentados, foram distribuídos nas seguintes linhas: 1. Desigualdades em saúde e determinantes sociais da saúde; 2. Atenção integral em saúde; 3. Disparidades raciais, étnicas, socioeconômicas e geográficas na saúde; 4. Saúde da população negra e 5. Gênero, diversidades e saúde.

Estes anais constituem um registro permanente das discussões e contribuições de discentes e docentes sobre a equidade em saúde e os desafios para a Medicina Contemporânea.

  • Linha 1: Desigualdades em saúde e determinantes sociais da saúde
  • Linha 2: Atenção integral à saúde
  • Linha 3: Disparidades raciais, étnicas, socioeconômicas e geográficas na saúde
  • Linha 4: Saúde da população negra
  • Linha 5: Gênero, diversidades e saúde

Comissão Organizadora

Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio

Comissão Científica

Adalberto Gomes das Graças Bisneto
Amanda Vasconcelos de Carvalho Souza
Ana Lúcia Soares Tojal
Andressa Pereira Peixoto Barbosa
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Camila de Barros Prado Moura Sales
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Elisabete Mendonça Rêgo Peixoto
Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Karini Vieira Menezes de Omena
Larissa Virgínia Lins de Alencar Silva
Lúcio Vasconcellos de Verçoza
Magda Fernanda Lopes de Oliveira Andrade
Osmar Kleddson Pinheiro Canuto Rocha
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio
Vivianne de Lima Biana de Assis

 

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