Apresentação: O cuidado em saúde mental de adolescentes em vulnerabilidade social e emocional é um desafio crescente na saúde pública, exigindo atenção integral, intersetorial e contínua para prevenir agravos e garantir a continuidade do cuidado. Objetivo: Relatar a experiência de acolhimento e articulação em rede para continuidade do cuidado em saúde mental de um adolescente com transtornos mentais, destacando o papel do SUS e dos determinantes sociais da saúde. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência vivenciado em atendimento clínico supervisionado na Atenção Primária, realizado por alunos do 8º período do curso de medicina, de um paciente selecionado ao acaso, durante atividade teórico-prática do eixo de Integração Ensino, Serviço e Comunidade. Foi realizada discussão do caso com orientador docente e resgate de evidências científicas para elaboração do Relato. Resultados: Foi identificado histórico de ansiedade, automutilação, tentativa de suicídio e luto recente pela morte do avô, além de conflitos familiares e amorosos. O adolescente fazia uso de medicações e acompanhamento psicológico. A condução incluiu encaminhamento à psiquiatria, fortalecendo o acesso a um cuidado contínuo e multidisciplinar. Análise crítica: O caso evidenciou fragilidades no acesso ao SUS e os impactos de fatores como luto e conflitos familiares na saúde mental. A perda de vínculos e a dependência emocional agravaram o quadro, exigindo escuta sensível, articulação em rede e abordagem centrada no sujeito respeitando seu contexto social. Conclusões: É fundamental fortalecer redes entre saúde, educação e assistência social, com foco na atenção psicossocial a adolescentes em risco, reforçando o papel do SUS no cuidado contínuo, integral e humanizado em saúde mental. Avanços do estudo ao conhecimento: A experiência fortalece a formação em saúde coletiva e ressalta a importância da abordagem ampla e da articulação em rede na saúde mental juvenil.
O eixo Integração Ensino, Serviço e Comunidade (ISEC) está presente na estrutura curricular do curso de Medicina do Centro Universitário Cesmac de forma transversal, acompanhando o estudante durante todo o percurso formativo. O processo atende as diretrizes curriculares nacionais, que apontam para a formação de um profissional atento à realidade sócio sanitária da população e aos princípios da ética, humanismo, reflexividade e formação integral.
Com o objetivo de proporcionar o encontro interdisciplinar de todos os módulos que compõem o eixo ISEC, que compreendem do ISEC 1 ao ISEC 8, foi realizada a III Exposição Científica do Eixo ISEC (III ExpoISEC), buscando dialogar a formação médica no âmbito da Atenção Primária à Saúde e do Sistema Único de Saúde. O evento contou com a participação dos discentes do curso apresentando trabalhos acadêmicos científicos (119 trabalhos) abordando a temática central nos espaços de discussão de cada módulo do eixo.
Com a temática “Equidade em Saúde: O Desafio da Medicina Contemporânea” a III ExpoISEC trouxe para o cenário de discussão o princípio da equidade, não apenas como uma questão teórico-metodológica, mas também como uma demanda social, deslocando o tema da periferia para a centralidade do processo formativo. Ter a equidade em saúde como tema central de discussão se justifica pela sua relação com a redução das desigualdades, a garantia de justiça social e direitos humanos e a eficácia dos sistemas de saúde. A equidade em saúde é tema fundamental para os futuros profissionais que buscam soluções para tornar a medicina mais acessível e justa para todos.
Para o desenvolvimento do evento e a discussão da temática central, os trabalhos desenvolvidos pelos discentes, orientados pelos docentes do eixo e aqui apresentados, foram distribuídos nas seguintes linhas: 1. Desigualdades em saúde e determinantes sociais da saúde; 2. Atenção integral em saúde; 3. Disparidades raciais, étnicas, socioeconômicas e geográficas na saúde; 4. Saúde da população negra e 5. Gênero, diversidades e saúde.
Estes anais constituem um registro permanente das discussões e contribuições de discentes e docentes sobre a equidade em saúde e os desafios para a Medicina Contemporânea.
Comissão Organizadora
Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio
Comissão Científica
Adalberto Gomes das Graças Bisneto
Amanda Vasconcelos de Carvalho Souza
Ana Lúcia Soares Tojal
Andressa Pereira Peixoto Barbosa
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Camila de Barros Prado Moura Sales
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Elisabete Mendonça Rêgo Peixoto
Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Karini Vieira Menezes de Omena
Larissa Virgínia Lins de Alencar Silva
Lúcio Vasconcellos de Verçoza
Magda Fernanda Lopes de Oliveira Andrade
Osmar Kleddson Pinheiro Canuto Rocha
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio
Vivianne de Lima Biana de Assis
As edições anteriores da EXPOISEC estão disponíveis no endereço: Anais das edições anteriores da EXPOISEC