Apresentação: A hipertensão arterial é uma condição crônica silenciosa e fator de risco para AVC e infarto. A educação em saúde é essencial para conscientização e promoção de hábitos saudáveis, especialmente entre idosos e adultos com predisposição à doença. Objetivos: O objetivo foi conscientizar sobre os riscos da hipertensão arterial. Especificamente: reduzir índices, incentivar hábitos saudáveis, reforçar a adesão ao tratamento, identificar a prevalência e avaliar o conhecimento prévio sobre o tema. Metodologia: A ação foi realizada por estudantes de ISEC no 2º período de Medicina, integrando cursos da saúde. Após planejamento em sala, ocorreu a prática na Unidade PSF Vale do Pitanguinha. O público participou de uma dinâmica interativa sobre hipertensão arterial e respondeu a um formulário com dados sociais e clínicos. Foram feitas 15 aferições de pressão para análise e orientação personalizada. Resultados: Foram aferidas as pressões de 15 indivíduos (20-85 anos). A média foi 13,4 x 8,7 mmHg, com 47% acima do ideal. Um caso grave (20/19) exigiu atenção clínica. 70% tinham hipertensão diagnosticada e 80% relataram casos na família. 60% tinham alimentação moderada, 30% pouco sal e 10% dieta saudável. 60% não praticam atividade física regularmente. 60% usam medicação contínua, sendo captopril, losartana, amlodipina e enalapril os mais comuns. Análise crítica: A ação revelou lacunas no conhecimento sobre hipertensão, especialmente na prevenção e controle. A dinâmica expôs equívocos comuns, evidenciando a necessidade de educação contínua. O debate permitiu reflexões sobre medicação, alimentação e hábitos de vida. A baixa frequência de consultas prejudica o acompanhamento médico. A identificação dos perfis de risco possibilitou orientação personalizada. Conclusão: A atividade ampliou o conhecimento sobre hipertensão, sanou dúvidas e incentivou a adesão ao tratamento. A falta de informação sobre prevenção reforça a necessidade de ações contínuas para melhorar a saúde e fortalecer o acompanhamento médico. Avanços do estudo ao conhecimento: A atividade demonstrou o impacto positivo de ações educativas simples na saúde coletiva, promovendo conscientização e adesão ao tratamento na atenção básica.
O eixo Integração Ensino, Serviço e Comunidade (ISEC) está presente na estrutura curricular do curso de Medicina do Centro Universitário Cesmac de forma transversal, acompanhando o estudante durante todo o percurso formativo. O processo atende as diretrizes curriculares nacionais, que apontam para a formação de um profissional atento à realidade sócio sanitária da população e aos princípios da ética, humanismo, reflexividade e formação integral.
Com o objetivo de proporcionar o encontro interdisciplinar de todos os módulos que compõem o eixo ISEC, que compreendem do ISEC 1 ao ISEC 8, foi realizada a III Exposição Científica do Eixo ISEC (III ExpoISEC), buscando dialogar a formação médica no âmbito da Atenção Primária à Saúde e do Sistema Único de Saúde. O evento contou com a participação dos discentes do curso apresentando trabalhos acadêmicos científicos (119 trabalhos) abordando a temática central nos espaços de discussão de cada módulo do eixo.
Com a temática “Equidade em Saúde: O Desafio da Medicina Contemporânea” a III ExpoISEC trouxe para o cenário de discussão o princípio da equidade, não apenas como uma questão teórico-metodológica, mas também como uma demanda social, deslocando o tema da periferia para a centralidade do processo formativo. Ter a equidade em saúde como tema central de discussão se justifica pela sua relação com a redução das desigualdades, a garantia de justiça social e direitos humanos e a eficácia dos sistemas de saúde. A equidade em saúde é tema fundamental para os futuros profissionais que buscam soluções para tornar a medicina mais acessível e justa para todos.
Para o desenvolvimento do evento e a discussão da temática central, os trabalhos desenvolvidos pelos discentes, orientados pelos docentes do eixo e aqui apresentados, foram distribuídos nas seguintes linhas: 1. Desigualdades em saúde e determinantes sociais da saúde; 2. Atenção integral em saúde; 3. Disparidades raciais, étnicas, socioeconômicas e geográficas na saúde; 4. Saúde da população negra e 5. Gênero, diversidades e saúde.
Estes anais constituem um registro permanente das discussões e contribuições de discentes e docentes sobre a equidade em saúde e os desafios para a Medicina Contemporânea.
Comissão Organizadora
Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio
Comissão Científica
Adalberto Gomes das Graças Bisneto
Amanda Vasconcelos de Carvalho Souza
Ana Lúcia Soares Tojal
Andressa Pereira Peixoto Barbosa
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Camila de Barros Prado Moura Sales
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Elisabete Mendonça Rêgo Peixoto
Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Karini Vieira Menezes de Omena
Larissa Virgínia Lins de Alencar Silva
Lúcio Vasconcellos de Verçoza
Magda Fernanda Lopes de Oliveira Andrade
Osmar Kleddson Pinheiro Canuto Rocha
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio
Vivianne de Lima Biana de Assis
As edições anteriores da EXPOISEC estão disponíveis no endereço: Anais das edições anteriores da EXPOISEC