Apresentação: Relato de experiência no atendimento ambulatorial de idosa com comorbidades crônicas, evidenciando o efeito de crenças culturais na adesão terapêutica e ressaltando a relevância da abordagem sensível aos determinantes sociais da saúde. Objetivo: Compartilhar uma experiência prática em Saúde Coletiva com paciente idosa portadora de múltiplas comorbidades, evidenciando a dificuldade de adesão ao tratamento medicamentoso convencional e destacando a influência de crenças culturais no cuidado em saúde. Metodologia: Vivência prática realizada em um ambulatório-escola do curso de medicina, em Maceió-AL, durante atividade curricular supervisionada em Saúde Coletiva. Na ocasião foram realizados anamnese, exame físico e análise de exames complementares, promovendo educação em saúde e orientações terapêuticas respeitando o contexto sociocultural da paciente, sem fins de pesquisa. Resultados: A paciente apresentou osteoartrose de joelhos evidenciada por alterações radiológicas em radiografia de joelhos em AP e perfil e histórico de hipertensão e diabetes mal controladas devido à baixa adesão medicamentosa. A preferência explícita por tratamentos fitoterápicos dificultou a adesão ao plano terapêutico. Apesar da orientação humanizada, a aceitação as medicações foram apenas parciais. Análise crítica: A experiência evidenciou a necessidade de incorporar abordagens culturalmente sensíveis à prática clínica. Estratégias empáticas, baseadas no diálogo e na compreensão das crenças individuais, mostraram-se fundamentais para minimizar resistências e fortalecer o vínculo terapêutico em cenários de vulnerabilidade social. Conclusões: Ressalta-se a importância da formação médica voltada para a competência cultural, buscando integrar práticas de educação em saúde que respeitem a diversidade de crenças e contribuam para a promoção da adesão terapêutica e redução de desigualdades. Avanços do estudo ao conhecimento: O relato reafirma a relevância da sensibilidade cultural na prática médica e a necessidade de estratégias educativas que respeitem crenças para otimizar resultados em saúde coletiva.
O eixo Integração Ensino, Serviço e Comunidade (ISEC) está presente na estrutura curricular do curso de Medicina do Centro Universitário Cesmac de forma transversal, acompanhando o estudante durante todo o percurso formativo. O processo atende as diretrizes curriculares nacionais, que apontam para a formação de um profissional atento à realidade sócio sanitária da população e aos princípios da ética, humanismo, reflexividade e formação integral.
Com o objetivo de proporcionar o encontro interdisciplinar de todos os módulos que compõem o eixo ISEC, que compreendem do ISEC 1 ao ISEC 8, foi realizada a III Exposição Científica do Eixo ISEC (III ExpoISEC), buscando dialogar a formação médica no âmbito da Atenção Primária à Saúde e do Sistema Único de Saúde. O evento contou com a participação dos discentes do curso apresentando trabalhos acadêmicos científicos (119 trabalhos) abordando a temática central nos espaços de discussão de cada módulo do eixo.
Com a temática “Equidade em Saúde: O Desafio da Medicina Contemporânea” a III ExpoISEC trouxe para o cenário de discussão o princípio da equidade, não apenas como uma questão teórico-metodológica, mas também como uma demanda social, deslocando o tema da periferia para a centralidade do processo formativo. Ter a equidade em saúde como tema central de discussão se justifica pela sua relação com a redução das desigualdades, a garantia de justiça social e direitos humanos e a eficácia dos sistemas de saúde. A equidade em saúde é tema fundamental para os futuros profissionais que buscam soluções para tornar a medicina mais acessível e justa para todos.
Para o desenvolvimento do evento e a discussão da temática central, os trabalhos desenvolvidos pelos discentes, orientados pelos docentes do eixo e aqui apresentados, foram distribuídos nas seguintes linhas: 1. Desigualdades em saúde e determinantes sociais da saúde; 2. Atenção integral em saúde; 3. Disparidades raciais, étnicas, socioeconômicas e geográficas na saúde; 4. Saúde da população negra e 5. Gênero, diversidades e saúde.
Estes anais constituem um registro permanente das discussões e contribuições de discentes e docentes sobre a equidade em saúde e os desafios para a Medicina Contemporânea.
Comissão Organizadora
Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio
Comissão Científica
Adalberto Gomes das Graças Bisneto
Amanda Vasconcelos de Carvalho Souza
Ana Lúcia Soares Tojal
Andressa Pereira Peixoto Barbosa
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Camila de Barros Prado Moura Sales
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Elisabete Mendonça Rêgo Peixoto
Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Karini Vieira Menezes de Omena
Larissa Virgínia Lins de Alencar Silva
Lúcio Vasconcellos de Verçoza
Magda Fernanda Lopes de Oliveira Andrade
Osmar Kleddson Pinheiro Canuto Rocha
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio
Vivianne de Lima Biana de Assis
As edições anteriores da EXPOISEC estão disponíveis no endereço: Anais das edições anteriores da EXPOISEC