RESUMO
Apresentação: A violência escolar afeta sobremaneira a saúde de alunos, professores e
funcionários. Acadêmicos de medicina relataram suas formas de manifestação a partir de
uma experiência numa escola estadual, buscando compreender suas causas e impactos.
Objetivo: Relatar uma vivência de educação em saúde sobre os tipos de violência que
atingem os alunos, com foco no bullying no ambiente escolar, evidenciando as
consequencias para a saúde física e mental de crianças e adolescentes. Metodologia:
Inicialmente foi feita uma visita a escola e contato com a direção da escolar para conhecer
as demandas e planejar a ação. Foi elaborado um jogo da memória como recurso
educativo sobre os tipos de bullying, utilizado para discussão com os escolares,
dialogando sobre as experiências dos diferentes casos de violência praticados e sofridos
no ambiente escolar. Resultados: A atividade evidenciou que muitos alunos são vítimas
de diversas formas de violência dentro e fora da escola, principalmente no âmbito
familiar, o que influencia nos recorrentes casos de bullying no ambiente escolar. Foram
relatados casos de agressões verbais, físicas e morais e identificou-se uma dificuldade dos
profissionais em solucionar e prevenir esses casos frequentes. Análise crítica: Observa-
se que a violência escolar está profundamente ligada a fatores sociais, como famílias
disfuncionais e vulnerabilidade social, o que dificulta a intervenção da escola de forma
isolada. O enfrentamento do problema exige ações institucionais mais consistentes,
articulação com outras áreas e preparo dos funcionários para lidar com o bullying e
identificá-lo precocemente. Conclusões: Percebe-se uma relação entre a violência sofrida
pelos alunos nos espaços extra-escolares e as relações destrutivas entre alunos e alunos e
professores. É necessário haver políticas públicas efetivas para maior suporte as escolas.
Avanços do estudo ao conhecimento: O estudo amplia a compreensão sobre os impactos
do bullying e destaca a importância de ações de gestão e do diálogo entre alunos e
professores na prevenção da violência escolar.
O eixo Integração Ensino, Serviço e Comunidade (ISEC) está presente na estrutura curricular do curso de Medicina do Centro Universitário Cesmac de forma transversal, acompanhando o estudante durante todo o percurso formativo. O processo atende as diretrizes curriculares nacionais, que apontam para a formação de um profissional atento à realidade sócio sanitária da população e aos princípios da ética, humanismo, reflexividade e formação integral.
Com o objetivo de proporcionar o encontro interdisciplinar de todos os módulos que compõem o eixo ISEC, que compreendem do ISEC 1 ao ISEC 8, foi realizada a III Exposição Científica do Eixo ISEC (III ExpoISEC), buscando dialogar a formação médica no âmbito da Atenção Primária à Saúde e do Sistema Único de Saúde. O evento contou com a participação dos discentes do curso apresentando trabalhos acadêmicos científicos (119 trabalhos) abordando a temática central nos espaços de discussão de cada módulo do eixo.
Com a temática “Equidade em Saúde: O Desafio da Medicina Contemporânea” a III ExpoISEC trouxe para o cenário de discussão o princípio da equidade, não apenas como uma questão teórico-metodológica, mas também como uma demanda social, deslocando o tema da periferia para a centralidade do processo formativo. Ter a equidade em saúde como tema central de discussão se justifica pela sua relação com a redução das desigualdades, a garantia de justiça social e direitos humanos e a eficácia dos sistemas de saúde. A equidade em saúde é tema fundamental para os futuros profissionais que buscam soluções para tornar a medicina mais acessível e justa para todos.
Para o desenvolvimento do evento e a discussão da temática central, os trabalhos desenvolvidos pelos discentes, orientados pelos docentes do eixo e aqui apresentados, foram distribuídos nas seguintes linhas: 1. Desigualdades em saúde e determinantes sociais da saúde; 2. Atenção integral em saúde; 3. Disparidades raciais, étnicas, socioeconômicas e geográficas na saúde; 4. Saúde da população negra e 5. Gênero, diversidades e saúde.
Estes anais constituem um registro permanente das discussões e contribuições de discentes e docentes sobre a equidade em saúde e os desafios para a Medicina Contemporânea.
Comissão Organizadora
Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio
Comissão Científica
Adalberto Gomes das Graças Bisneto
Amanda Vasconcelos de Carvalho Souza
Ana Lúcia Soares Tojal
Andressa Pereira Peixoto Barbosa
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Camila de Barros Prado Moura Sales
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Elisabete Mendonça Rêgo Peixoto
Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Karini Vieira Menezes de Omena
Larissa Virgínia Lins de Alencar Silva
Lúcio Vasconcellos de Verçoza
Magda Fernanda Lopes de Oliveira Andrade
Osmar Kleddson Pinheiro Canuto Rocha
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio
Vivianne de Lima Biana de Assis
As edições anteriores da EXPOISEC estão disponíveis no endereço: Anais das edições anteriores da EXPOISEC