EDUCAÇÃO EM SAÚDE: PREVENÇÃO DE ENGASGO E MANOBRAS DE DESENGASGO COM USUÁRIOS DA UBS DA PITANGUINHA EM MACEIÓ-AL

  • Autor
  • Larah Feijó Albuquerque
  • Co-autores
  • Maria Eduarda Lyra de Araújo Cansanção , Pedro Vitor Medeiros Teixeira Costa , Rodrigo Buarque Lopes Ananias , Magda Fernanda Lopes de Oliveira Andrade
  • Resumo
  • Introdução: O engasgo é uma emergência comum em todas as idades. Na Pitanguinha/Maceió, onde há muitas crianças e idosos, é essencial orientar a população sobre a correta atuação para prevenir complicações e óbitos. Objetivo: Orientar os usuários da UBS Pitanguinha sobre sinais de engasgo e manobras corretas de desobstrução, promovendo segurança familiar e reduzindo a morbimortalidade relacionada a esses eventos. Metodologia: A ação foi realizada na UBS Pitanguinha com abordagem lúdica, distribuição de folders e demonstração prática com manequins. Foram ensinadas técnicas como a de Heimlich e feita uma dinâmica com plaquinhas de verdadeiro ou falso para avaliar a aprendizagem dos participantes. Resultados: Participaram usuários de várias idades que relataram maior confiança para agir em emergências após a apresentação. A dinâmica demonstrou compreensão das técnicas e entusiasmo em disseminar o aprendizado, indicando maior prontidão para agir diante de casos de engasgo. Análise Crítica: Apesar do sucesso, a participação foi limitada pelo espaço da apresentação, sugerindo a necessidade de mais ações e divulgação. Ampliar para outros locais, como escolas e associações, pode aumentar o alcance e reforçar a importância do tema na comunidade.Conclusão: Atividades regulares sobre emergências como o engasgo são essenciais para fortalecer a segurança da população. Recomenda-se ampliar o alcance para mais pessoas da comunidade em futuras ações. Avanços e/ou aplicações do estudo ao conhecimento: O estudo promoveu conhecimento prático em desengasgo, ampliou o preparo para emergências e destacou a importância do cuidado mútuo em situações de risco.

     

  • Palavras-chave
  • Educação em Saúde. Engasgo. Pitanguinha.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Linha 2: Atenção integral à saúde
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O eixo Integração Ensino, Serviço e Comunidade (ISEC) está presente na estrutura curricular do curso de Medicina do Centro Universitário Cesmac de forma transversal, acompanhando o estudante durante todo o percurso formativo. O processo atende as diretrizes curriculares nacionais, que apontam para a formação de um profissional atento à realidade sócio sanitária da população e aos princípios da ética, humanismo, reflexividade e formação integral.

Com o objetivo de proporcionar o encontro interdisciplinar de todos os módulos que compõem o eixo ISEC, que compreendem do ISEC 1 ao ISEC 8, foi realizada a III Exposição Científica do Eixo ISEC (III ExpoISEC), buscando dialogar a formação médica no âmbito da Atenção Primária à Saúde e do Sistema Único de Saúde. O evento contou com a participação dos discentes do curso apresentando trabalhos acadêmicos científicos (119 trabalhos) abordando a temática central nos espaços de discussão de cada módulo do eixo.

Com a temática “Equidade em Saúde: O Desafio da Medicina Contemporânea” a III ExpoISEC trouxe para o cenário de discussão o princípio da equidade, não apenas como uma questão teórico-metodológica, mas também como uma demanda social, deslocando o tema da periferia para a centralidade do processo formativo. Ter a equidade em saúde como tema central de discussão se justifica pela sua relação com a redução das desigualdades, a garantia de justiça social e direitos humanos e a eficácia dos sistemas de saúde. A equidade em saúde é tema fundamental para os futuros profissionais que buscam soluções para tornar a medicina mais acessível e justa para todos.

Para o desenvolvimento do evento e a discussão da temática central, os trabalhos desenvolvidos pelos discentes, orientados pelos docentes do eixo e aqui apresentados, foram distribuídos nas seguintes linhas: 1. Desigualdades em saúde e determinantes sociais da saúde; 2. Atenção integral em saúde; 3. Disparidades raciais, étnicas, socioeconômicas e geográficas na saúde; 4. Saúde da população negra e 5. Gênero, diversidades e saúde.

Estes anais constituem um registro permanente das discussões e contribuições de discentes e docentes sobre a equidade em saúde e os desafios para a Medicina Contemporânea.

  • Linha 1: Desigualdades em saúde e determinantes sociais da saúde
  • Linha 2: Atenção integral à saúde
  • Linha 3: Disparidades raciais, étnicas, socioeconômicas e geográficas na saúde
  • Linha 4: Saúde da população negra
  • Linha 5: Gênero, diversidades e saúde

Comissão Organizadora

Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio

Comissão Científica

Adalberto Gomes das Graças Bisneto
Amanda Vasconcelos de Carvalho Souza
Ana Lúcia Soares Tojal
Andressa Pereira Peixoto Barbosa
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Camila de Barros Prado Moura Sales
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Elisabete Mendonça Rêgo Peixoto
Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Karini Vieira Menezes de Omena
Larissa Virgínia Lins de Alencar Silva
Lúcio Vasconcellos de Verçoza
Magda Fernanda Lopes de Oliveira Andrade
Osmar Kleddson Pinheiro Canuto Rocha
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio
Vivianne de Lima Biana de Assis

 

As edições anteriores da EXPOISEC estão disponíveis no endereço: Anais das edições anteriores da EXPOISEC