PRÁTICAS EDUCATIVAS COMO ESTRATÉGIA DE PREVENÇÃO DAS DOENÇAS CRÔNICAS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE.

  • Autor
  • Vitor Carvalho de Moraes
  • Co-autores
  • Brida Maria Castro Santos , Maryelle Ferreira Soares , Nicole Paulino Martins , Romualdo Phabricio Lima Romeiro , Camila de Barros Prado Moura Sales , Maria Izabel de Mendonça Alves , Vivianne de Lima Biana de Assis
  • Resumo
  • Introdução: A educação em saúde é essencial no cuidado integral, especialmente em doenças crônicas. A sala de espera torna-se espaço estratégico para ações educativas, integrando profissionais e comunidade e fortalecendo o vínculo com os serviços de saúde. Objetivos: Orientar sobre as práticas de prevenção das doenças crônicas, como alimentação saudável, atividade física regular, controle do tabagismo e do consumo de álcool. Metodologia: As atividades foram desenvolvidas nas salas de espera da Unidade Docente Assistencial e dos Consultórios Modelo, contando com a participação de profissionais e estudantes da área da saúde. As ações envolveram exposições dialogadas sobre doenças crônicas — como diabetes, hipertensão e acidente vascular cerebral —, acompanhadas da distribuição de panfletos educativos ao público. Resultados: A troca de saberes foi positiva e contou com a participação ativa dos usuários presentes. A interação ocorreu através de questionamentos e compartilhamento de experiências relacionadas as doenças crônicas. O material utilizado demonstrou-se efetivo por apresentar características didáticas, visuais e inclusivas o que facilitou a compreensão e a aproximação do tema aos participantes. Análise crítica: A experiência foi enriquecedora, pois proporcionou contato direto com a comunidade e com a necessidade da demanda de promoção em saúde. Os pontos positivos observados foram a escuta ativa, a boa receptividade e a satisfação do público presente. Contudo, observou-se também uma série de desafios, como a necessidade de aprimorar uma linguagem acessível e inclusiva. Além disso, as pessoas relataram a dificuldade em desenvolver os métodos de prevenção, seja pela falta de tempo para a prática de exercícios físicos, bem como o difícil acesso aos alimentos de qualidade. Conclusões: As práticas educativas sobre prevenção de doenças crônicas ampliam o acesso à informação, fortalecem o vínculo com a comunidade e desenvolvem a comunicação entre profissionais e usuários, reforçando a importância da atenção primária à saúde. Aplicação do estudo ao conhecimento: A ação extensionista é essencial para formação médica, aproximando os acadêmicos da realidade da comunidade, evidenciando a importância do cuidado humanizado. 

  • Palavras-chave
  • Educação em saúde, Doenças crônicas, Atenção primária.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Linha 2: Atenção integral à saúde
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O eixo Integração Ensino, Serviço e Comunidade (ISEC) está presente na estrutura curricular do curso de Medicina do Centro Universitário Cesmac de forma transversal, acompanhando o estudante durante todo o percurso formativo. O processo atende as diretrizes curriculares nacionais, que apontam para a formação de um profissional atento à realidade sócio sanitária da população e aos princípios da ética, humanismo, reflexividade e formação integral.

Com o objetivo de proporcionar o encontro interdisciplinar de todos os módulos que compõem o eixo ISEC, que compreendem do ISEC 1 ao ISEC 8, foi realizada a III Exposição Científica do Eixo ISEC (III ExpoISEC), buscando dialogar a formação médica no âmbito da Atenção Primária à Saúde e do Sistema Único de Saúde. O evento contou com a participação dos discentes do curso apresentando trabalhos acadêmicos científicos (119 trabalhos) abordando a temática central nos espaços de discussão de cada módulo do eixo.

Com a temática “Equidade em Saúde: O Desafio da Medicina Contemporânea” a III ExpoISEC trouxe para o cenário de discussão o princípio da equidade, não apenas como uma questão teórico-metodológica, mas também como uma demanda social, deslocando o tema da periferia para a centralidade do processo formativo. Ter a equidade em saúde como tema central de discussão se justifica pela sua relação com a redução das desigualdades, a garantia de justiça social e direitos humanos e a eficácia dos sistemas de saúde. A equidade em saúde é tema fundamental para os futuros profissionais que buscam soluções para tornar a medicina mais acessível e justa para todos.

Para o desenvolvimento do evento e a discussão da temática central, os trabalhos desenvolvidos pelos discentes, orientados pelos docentes do eixo e aqui apresentados, foram distribuídos nas seguintes linhas: 1. Desigualdades em saúde e determinantes sociais da saúde; 2. Atenção integral em saúde; 3. Disparidades raciais, étnicas, socioeconômicas e geográficas na saúde; 4. Saúde da população negra e 5. Gênero, diversidades e saúde.

Estes anais constituem um registro permanente das discussões e contribuições de discentes e docentes sobre a equidade em saúde e os desafios para a Medicina Contemporânea.

  • Linha 1: Desigualdades em saúde e determinantes sociais da saúde
  • Linha 2: Atenção integral à saúde
  • Linha 3: Disparidades raciais, étnicas, socioeconômicas e geográficas na saúde
  • Linha 4: Saúde da população negra
  • Linha 5: Gênero, diversidades e saúde

Comissão Organizadora

Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio

Comissão Científica

Adalberto Gomes das Graças Bisneto
Amanda Vasconcelos de Carvalho Souza
Ana Lúcia Soares Tojal
Andressa Pereira Peixoto Barbosa
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Camila de Barros Prado Moura Sales
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Elisabete Mendonça Rêgo Peixoto
Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Karini Vieira Menezes de Omena
Larissa Virgínia Lins de Alencar Silva
Lúcio Vasconcellos de Verçoza
Magda Fernanda Lopes de Oliveira Andrade
Osmar Kleddson Pinheiro Canuto Rocha
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio
Vivianne de Lima Biana de Assis

 

As edições anteriores da EXPOISEC estão disponíveis no endereço: Anais das edições anteriores da EXPOISEC