Apresentação: Em comunidades em vulnerabilidade social, as barreiras de acesso aos serviços de saúde exigem estratégias de cuidado. Visitas domiciliares tornam-se potentes ferramentas para promoção da saúde e fortalecimento do vínculo com a população. Objetivo:Relatar a experiência de uma ação educativa realizada em domicílios de famílias em situação de vulnerabilidade social, com foco em práticas de prevenção e promoção da saúde, fortalecendo o vínculo entre equipe de saúde e comunidade. Metodologia: Relato de experiência desenvolvido durante o primeiro semestre de 2025, em bairros da cidade de Maceió, com apoio da Estratégia Saúde da Família. Participaram estudantes de graduação em medicina, acompanhados por docentes e agentes comunitários de saúde. Materiais educativos e instrumentos de abordagem familiar foram utilizados como ferramentas potentes de cuidado. Resultados:Foram observados altos índices de desinformação sobre prevenção de doenças e baixa adesão a tratamentos. Após as visitas, houve aumento na procura por assistência na unidade de saúde da família local e maior engajamento das famílias nos grupos de acompanhamento. Relatos espontâneos evidenciaram reconhecimento e valorização da escuta qualificada realizada durante as ações. Análise crítica: A experiência mostrou que a ação educativa domiciliar é eficaz para ampliar o acesso à saúde e reduzir distâncias simbólicas e práticas entre população e serviço. As visitas favoreceram a construção de vínculos de confiança e revelaram necessidades negligenciadas, que muitas vezes não chegam às unidades de saúde. Conclusões: Intervenções no território adscritos pela saúde da família, realizadas diretamente no domicílio, devem ser incentivadas como parte do cuidado integral e humanizado em saúde. É fundamental promover ações de educação em saúde eficazes para combater a desinformação, ajudando as pessoas a melhorarem sua qualidade de vida. Avanços do estudo ao conhecimento:A experiência fortaleceu a formação acadêmica em medicina ao integrar teoria e prática, promovendo escuta ativa, empatia e compreensão das desigualdades no cuidado em saúde.
O eixo Integração Ensino, Serviço e Comunidade (ISEC) está presente na estrutura curricular do curso de Medicina do Centro Universitário Cesmac de forma transversal, acompanhando o estudante durante todo o percurso formativo. O processo atende as diretrizes curriculares nacionais, que apontam para a formação de um profissional atento à realidade sócio sanitária da população e aos princípios da ética, humanismo, reflexividade e formação integral.
Com o objetivo de proporcionar o encontro interdisciplinar de todos os módulos que compõem o eixo ISEC, que compreendem do ISEC 1 ao ISEC 8, foi realizada a III Exposição Científica do Eixo ISEC (III ExpoISEC), buscando dialogar a formação médica no âmbito da Atenção Primária à Saúde e do Sistema Único de Saúde. O evento contou com a participação dos discentes do curso apresentando trabalhos acadêmicos científicos (119 trabalhos) abordando a temática central nos espaços de discussão de cada módulo do eixo.
Com a temática “Equidade em Saúde: O Desafio da Medicina Contemporânea” a III ExpoISEC trouxe para o cenário de discussão o princípio da equidade, não apenas como uma questão teórico-metodológica, mas também como uma demanda social, deslocando o tema da periferia para a centralidade do processo formativo. Ter a equidade em saúde como tema central de discussão se justifica pela sua relação com a redução das desigualdades, a garantia de justiça social e direitos humanos e a eficácia dos sistemas de saúde. A equidade em saúde é tema fundamental para os futuros profissionais que buscam soluções para tornar a medicina mais acessível e justa para todos.
Para o desenvolvimento do evento e a discussão da temática central, os trabalhos desenvolvidos pelos discentes, orientados pelos docentes do eixo e aqui apresentados, foram distribuídos nas seguintes linhas: 1. Desigualdades em saúde e determinantes sociais da saúde; 2. Atenção integral em saúde; 3. Disparidades raciais, étnicas, socioeconômicas e geográficas na saúde; 4. Saúde da população negra e 5. Gênero, diversidades e saúde.
Estes anais constituem um registro permanente das discussões e contribuições de discentes e docentes sobre a equidade em saúde e os desafios para a Medicina Contemporânea.
Comissão Organizadora
Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio
Comissão Científica
Adalberto Gomes das Graças Bisneto
Amanda Vasconcelos de Carvalho Souza
Ana Lúcia Soares Tojal
Andressa Pereira Peixoto Barbosa
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Camila de Barros Prado Moura Sales
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Elisabete Mendonça Rêgo Peixoto
Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Karini Vieira Menezes de Omena
Larissa Virgínia Lins de Alencar Silva
Lúcio Vasconcellos de Verçoza
Magda Fernanda Lopes de Oliveira Andrade
Osmar Kleddson Pinheiro Canuto Rocha
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio
Vivianne de Lima Biana de Assis
As edições anteriores da EXPOISEC estão disponíveis no endereço: Anais das edições anteriores da EXPOISEC