RESUMO
Introdução: Lesões autoprovocadas intencionais (LAIs) são formas de violência
autoinfligida que incluem autoagressões e comportamentos suicidas. Em Alagoas, o
grau de escolaridade se destaca como fator de risco socioeconômico relevante para esse
agravo. Objetivo: Este estudo tem como objetivo analisar a proporção de lesões
autoprovocadas intencionalmente no Estado de Alagoas de acordo com o grau de
escolaridade no período de 2019 a 2023. Metodologia: Trata-se de um estudo
epidemiológico, de desenho ecológico do tipo série temporal. Foram extraídos dados do
SINAN/DATASUS (2019–2023), opção “Violência Interpessoal/Autoprovocada”.
Selecionou-se, Brasil por UF, linha “Ano de notificação”, coluna “Escolaridade” e UF
de notificação “Alagoas”. Filtraram-se apenas casos de “Lesão autoprovocada”,
excluindo registros com escolaridade “ignorado”, “em branco” e “não se aplica”.
Calculou-se a proporção por grupo. Resultados: Observou-se que, de 2019 a 2023, os
casos de lesões autoprovocadas em Alagoas variaram. Em 2019, foram 1.459 casos,
com 25,77% da 5ª a 8ª série incompleta do ensino fundamental (EF). Em 2020, foram
946 casos, com 25,05% da 5ª a 8ª série incompleta do EF. Em 2021, o número subiu
para 1.153, com 28,70% no ensino médio completo. Em 2022, 1.277 casos, com
25,92% no ensino médio completo. Em 2023, 1.768 casos, com 28,73% no ensino
médio completo e 21,49% na 5ª a 8ª série incompleta do EF. Conclusão: Concluiu-se
que a desigualdade socioeconômica em Alagoas se reflete na maior proporção de LAIs
entre pessoas com ensino médio completo, incompleto e 5º a 8º série incompleta do EF.
A menor proporção foi em analfabetos e com a 4º série completa. Avanços do estudo
ao conhecimento: O estudo evidencia o impacto da escolaridade nas lesões
autoprovocadas e permite preencher lacunas de conhecimento acerca da temática.
O eixo Integração Ensino, Serviço e Comunidade (ISEC) está presente na estrutura curricular do curso de Medicina do Centro Universitário Cesmac de forma transversal, acompanhando o estudante durante todo o percurso formativo. O processo atende as diretrizes curriculares nacionais, que apontam para a formação de um profissional atento à realidade sócio sanitária da população e aos princípios da ética, humanismo, reflexividade e formação integral.
Com o objetivo de proporcionar o encontro interdisciplinar de todos os módulos que compõem o eixo ISEC, que compreendem do ISEC 1 ao ISEC 8, foi realizada a III Exposição Científica do Eixo ISEC (III ExpoISEC), buscando dialogar a formação médica no âmbito da Atenção Primária à Saúde e do Sistema Único de Saúde. O evento contou com a participação dos discentes do curso apresentando trabalhos acadêmicos científicos (119 trabalhos) abordando a temática central nos espaços de discussão de cada módulo do eixo.
Com a temática “Equidade em Saúde: O Desafio da Medicina Contemporânea” a III ExpoISEC trouxe para o cenário de discussão o princípio da equidade, não apenas como uma questão teórico-metodológica, mas também como uma demanda social, deslocando o tema da periferia para a centralidade do processo formativo. Ter a equidade em saúde como tema central de discussão se justifica pela sua relação com a redução das desigualdades, a garantia de justiça social e direitos humanos e a eficácia dos sistemas de saúde. A equidade em saúde é tema fundamental para os futuros profissionais que buscam soluções para tornar a medicina mais acessível e justa para todos.
Para o desenvolvimento do evento e a discussão da temática central, os trabalhos desenvolvidos pelos discentes, orientados pelos docentes do eixo e aqui apresentados, foram distribuídos nas seguintes linhas: 1. Desigualdades em saúde e determinantes sociais da saúde; 2. Atenção integral em saúde; 3. Disparidades raciais, étnicas, socioeconômicas e geográficas na saúde; 4. Saúde da população negra e 5. Gênero, diversidades e saúde.
Estes anais constituem um registro permanente das discussões e contribuições de discentes e docentes sobre a equidade em saúde e os desafios para a Medicina Contemporânea.
Comissão Organizadora
Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio
Comissão Científica
Adalberto Gomes das Graças Bisneto
Amanda Vasconcelos de Carvalho Souza
Ana Lúcia Soares Tojal
Andressa Pereira Peixoto Barbosa
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Camila de Barros Prado Moura Sales
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Elisabete Mendonça Rêgo Peixoto
Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Karini Vieira Menezes de Omena
Larissa Virgínia Lins de Alencar Silva
Lúcio Vasconcellos de Verçoza
Magda Fernanda Lopes de Oliveira Andrade
Osmar Kleddson Pinheiro Canuto Rocha
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio
Vivianne de Lima Biana de Assis
As edições anteriores da EXPOISEC estão disponíveis no endereço: Anais das edições anteriores da EXPOISEC