PROMOÇÃO DO AUTOCUIDADO E SAÚDE MENTAL ENTRE IDOSOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA NUMA UBS DE MACEIÓ

  • Autor
  • Jackson Manoel Diniz do Nascimento
  • Co-autores
  • Maria Eduarda Freire Souza Sagrillo , Lídia Polido Correia , Wiviane Kristine Brito Borges , Ana Lúcia Soares Tojal , Lúcio Vasconcellos de Verçoza
  • Resumo
  • Apresentação: O envelhecimento no Brasil exige estratégias de cuidado integral. Acadêmicos de Medicina e de outras áreas da saúde, em parceria com uma UBS de Maceió, realizaram uma ação de educação em saúde com um grupo de idosos com foco na saúde mental. Objetivo: Relatar atividade de educação em saúde grupal com foco na saúde mental de idosos, realizada por meio da escuta, acolhimento, valorização das trajetórias de vida, incentivando o autocuidado, o fortalecimento psicossocial e a integração comunitária. Metodologia: Inicialmente houve uma articulação com o serviço social da UBS para o planejamento da ação e conhecimento das demandas dos grupos sociais da unidade. Durante a realização da ação, os acadêmicos se dividiram nas etapas: acolhida dos idosos; dinâmica sobre autoestima e saúde mental; práticas corporais com alongamentos e dança; lanche coletivo como estratégia de socialização e de integração social. Resultados: A ação obteve ampla adesão e avaliação positiva, segundo relato dos próprios idosos. A interação entre os idosos e os acadêmicos oportunizou a troca de experiências intergeracionais e contribuiu para o bem-estar coletivo. Para os acadêmicos, foi uma vivência transformadora que reforçou a empatia, o compromisso social e a importância da saúde coletiva na formação médica. Análise crítica: Ações educativas em saúde são uma ferramenta potente na promoção da saúde, qualidade de vida e equidade. A experiência evidenciou o valor do cuidado humanizado e da escuta ativa, destacando a necessidade de intervenções para além dos aspectos biológicos, que contemplem as dimensões emocionais e sociais dos usuários. Conclusões: Pelo potencial das ações de educação em saúde para promover o autocuidado e prevenir a incidência de doenças, sugere-se que estas sejam incorporadas a formação médica com mais frequência, com a integração ensino-serviço e formação humanizada. Avanços do estudo ao conhecimento: O estudo demonstra como intervenções coletivas e práticas integrativas promovem o fortalecimento não apenas da saúde física, mas emocional e social, promovendo a equidade em saúde.

  • Palavras-chave
  • Saúde do idoso, Saúde mental, Humanização.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Linha 2: Atenção integral à saúde
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O eixo Integração Ensino, Serviço e Comunidade (ISEC) está presente na estrutura curricular do curso de Medicina do Centro Universitário Cesmac de forma transversal, acompanhando o estudante durante todo o percurso formativo. O processo atende as diretrizes curriculares nacionais, que apontam para a formação de um profissional atento à realidade sócio sanitária da população e aos princípios da ética, humanismo, reflexividade e formação integral.

Com o objetivo de proporcionar o encontro interdisciplinar de todos os módulos que compõem o eixo ISEC, que compreendem do ISEC 1 ao ISEC 8, foi realizada a III Exposição Científica do Eixo ISEC (III ExpoISEC), buscando dialogar a formação médica no âmbito da Atenção Primária à Saúde e do Sistema Único de Saúde. O evento contou com a participação dos discentes do curso apresentando trabalhos acadêmicos científicos (119 trabalhos) abordando a temática central nos espaços de discussão de cada módulo do eixo.

Com a temática “Equidade em Saúde: O Desafio da Medicina Contemporânea” a III ExpoISEC trouxe para o cenário de discussão o princípio da equidade, não apenas como uma questão teórico-metodológica, mas também como uma demanda social, deslocando o tema da periferia para a centralidade do processo formativo. Ter a equidade em saúde como tema central de discussão se justifica pela sua relação com a redução das desigualdades, a garantia de justiça social e direitos humanos e a eficácia dos sistemas de saúde. A equidade em saúde é tema fundamental para os futuros profissionais que buscam soluções para tornar a medicina mais acessível e justa para todos.

Para o desenvolvimento do evento e a discussão da temática central, os trabalhos desenvolvidos pelos discentes, orientados pelos docentes do eixo e aqui apresentados, foram distribuídos nas seguintes linhas: 1. Desigualdades em saúde e determinantes sociais da saúde; 2. Atenção integral em saúde; 3. Disparidades raciais, étnicas, socioeconômicas e geográficas na saúde; 4. Saúde da população negra e 5. Gênero, diversidades e saúde.

Estes anais constituem um registro permanente das discussões e contribuições de discentes e docentes sobre a equidade em saúde e os desafios para a Medicina Contemporânea.

  • Linha 1: Desigualdades em saúde e determinantes sociais da saúde
  • Linha 2: Atenção integral à saúde
  • Linha 3: Disparidades raciais, étnicas, socioeconômicas e geográficas na saúde
  • Linha 4: Saúde da população negra
  • Linha 5: Gênero, diversidades e saúde

Comissão Organizadora

Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio

Comissão Científica

Adalberto Gomes das Graças Bisneto
Amanda Vasconcelos de Carvalho Souza
Ana Lúcia Soares Tojal
Andressa Pereira Peixoto Barbosa
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Camila de Barros Prado Moura Sales
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Elisabete Mendonça Rêgo Peixoto
Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Karini Vieira Menezes de Omena
Larissa Virgínia Lins de Alencar Silva
Lúcio Vasconcellos de Verçoza
Magda Fernanda Lopes de Oliveira Andrade
Osmar Kleddson Pinheiro Canuto Rocha
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio
Vivianne de Lima Biana de Assis

 

As edições anteriores da EXPOISEC estão disponíveis no endereço: Anais das edições anteriores da EXPOISEC