QUALIFICAÇÃO DO ACOLHIMENTO E CUIDADO À PESSOA TRANS NA ATENÇÃO BÁSICA POR MEIO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE

  • Autor
  • Lucas Correia de Araújo Novais
  • Co-autores
  • Arthur Padilha Rocha , Cael Rocha Guimarães , Carlos Andrey Ferreira de Almeida Filho , Guilherme Anthony da Silva Barbosa , Marina Ataide de Oliveira Rosa , Walberto Santana Passos Neto , Camila de Barros Prado Moura Sales
  • Resumo
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    Apresentação/Justificativa: O projeto visa qualificar o acolhimento e o cuidado a pessoas trans na Atenção Básica, considerando as barreiras enfrentadas por essa população no acesso, acolhimento e acompanhamento em saúde. A ausência de práticas inclusivas e de compreensão sobre identidade de gênero reforça a necessidade de ações sistemáticas de educação permanente. Objetivo: Promover a qualificação das equipes da Atenção Básica para garantir acolhimento sensível e cuidado integral a pessoas trans, com foco na redução das barreiras institucionais e promoção da equidade em saúde. Metodologia: Serão realizadas quatro oficinas participativas, quinzenais, com profissionais da Atenção Básica: médicos, enfermeiros, ACS, administrativos e recepcionistas. A abordagem será dialógica, integrando teoria, prática e reflexão, conforme a Política Nacional de Saúde Integral LGBT, visando à transformação das práticas institucionais. Principais ações planejadas: Realização de 4 oficinas quinzenais: 1) Introdução à saúde trans e nome social; 2) Protocolo clínico de hormonioterapia; 3) Acolhimento humanizado e fluxos administrativos; 4) Saúde mental e rede de apoio. Encerramento com elaboração de protocolo institucional e distribuição de material educativo, conforme a Política Nacional de Saúde Integral LGBT. Resultados esperados: Espera-se ampliar a competência técnica e humanística das equipes no acolhimento e cuidado a pessoas trans, reduzir barreiras no acesso, fortalecer a rede de apoio e qualificar o atendimento, promovendo práticas inclusivas, éticas e sensíveis às especificidades dessa população. Conclusões: Recomenda-se institucionalizar ações contínuas de educação permanente sobre diversidade de gênero na Atenção Básica, como estratégia fundamental para assegurar acolhimento humanizado, cuidado integral e promoção da equidade e da cidadania em saúde. Avanços do estudo ao conhecimento: Contribui para qualificar a Atenção Básica e fortalecer práticas inclusivas, promovendo equidade no cuidado à população trans e consolidando políticas públicas em Saúde Coletiva.

     

  • Palavras-chave
  • Pessoas Transgênero, Atenção Primária à Saúde, Educação em Saúde.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Linha 5: Gênero, diversidades e saúde
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O eixo Integração Ensino, Serviço e Comunidade (ISEC) está presente na estrutura curricular do curso de Medicina do Centro Universitário Cesmac de forma transversal, acompanhando o estudante durante todo o percurso formativo. O processo atende as diretrizes curriculares nacionais, que apontam para a formação de um profissional atento à realidade sócio sanitária da população e aos princípios da ética, humanismo, reflexividade e formação integral.

Com o objetivo de proporcionar o encontro interdisciplinar de todos os módulos que compõem o eixo ISEC, que compreendem do ISEC 1 ao ISEC 8, foi realizada a III Exposição Científica do Eixo ISEC (III ExpoISEC), buscando dialogar a formação médica no âmbito da Atenção Primária à Saúde e do Sistema Único de Saúde. O evento contou com a participação dos discentes do curso apresentando trabalhos acadêmicos científicos (119 trabalhos) abordando a temática central nos espaços de discussão de cada módulo do eixo.

Com a temática “Equidade em Saúde: O Desafio da Medicina Contemporânea” a III ExpoISEC trouxe para o cenário de discussão o princípio da equidade, não apenas como uma questão teórico-metodológica, mas também como uma demanda social, deslocando o tema da periferia para a centralidade do processo formativo. Ter a equidade em saúde como tema central de discussão se justifica pela sua relação com a redução das desigualdades, a garantia de justiça social e direitos humanos e a eficácia dos sistemas de saúde. A equidade em saúde é tema fundamental para os futuros profissionais que buscam soluções para tornar a medicina mais acessível e justa para todos.

Para o desenvolvimento do evento e a discussão da temática central, os trabalhos desenvolvidos pelos discentes, orientados pelos docentes do eixo e aqui apresentados, foram distribuídos nas seguintes linhas: 1. Desigualdades em saúde e determinantes sociais da saúde; 2. Atenção integral em saúde; 3. Disparidades raciais, étnicas, socioeconômicas e geográficas na saúde; 4. Saúde da população negra e 5. Gênero, diversidades e saúde.

Estes anais constituem um registro permanente das discussões e contribuições de discentes e docentes sobre a equidade em saúde e os desafios para a Medicina Contemporânea.

  • Linha 1: Desigualdades em saúde e determinantes sociais da saúde
  • Linha 2: Atenção integral à saúde
  • Linha 3: Disparidades raciais, étnicas, socioeconômicas e geográficas na saúde
  • Linha 4: Saúde da população negra
  • Linha 5: Gênero, diversidades e saúde

Comissão Organizadora

Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio

Comissão Científica

Adalberto Gomes das Graças Bisneto
Amanda Vasconcelos de Carvalho Souza
Ana Lúcia Soares Tojal
Andressa Pereira Peixoto Barbosa
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Camila de Barros Prado Moura Sales
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Elisabete Mendonça Rêgo Peixoto
Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Karini Vieira Menezes de Omena
Larissa Virgínia Lins de Alencar Silva
Lúcio Vasconcellos de Verçoza
Magda Fernanda Lopes de Oliveira Andrade
Osmar Kleddson Pinheiro Canuto Rocha
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio
Vivianne de Lima Biana de Assis

 

As edições anteriores da EXPOISEC estão disponíveis no endereço: Anais das edições anteriores da EXPOISEC