CONSTRUINDO PONTES: PROMOVENDO ACESSO À SAÚDE COM RESPEITO E INCLUSÃO PARA A POPULAÇÃO CIGANA

  • Autor
  • Ana Karolina Barros de Jesus
  • Co-autores
  • Gabriel Carneiro de Araujo , Larissa Marques da Rocha Guedes , Martha Pontes de Miranda Brandão , Mayara Ricardo Moraes , Murilo Antônio Lima Barreto , Roberta Correia Dantas , Karini Vieira Menezes de Omena , Camila de Barros Prado de Moura Sales
  • Resumo
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    Apresentação/Justificativa: É essencial propor ações de saúde para o povo cigano, que enfrenta exclusão social, barreiras culturais e falta de acesso aos serviços. Intervenções culturalmente sensíveis promovem equidade, respeitam sua identidade e garantem o direito à saúde conforme os princípios do SUS. Objetivo: Apresentar, de forma clara e estruturada, as estratégias e ações planejadas para a comunidade cigana.  Metodologia: Trata-se de um projeto de intervenção voltado para a comunidade cigana, profissionais de saúde, gestores locais, e movimentos sociais e órgãos de direitos humanos locais. Serão propostos planos de ações com as seguintes variáveis: ações, objetivos e metas, justificativa, público-alvo, responsáveis/parceiros, conteúdo programático, metodologia, onde e quando e indicador de resultados. Principais ações planejadas: Rodas de conversa interculturais; oficinas temáticas com metodologias ativas; capacitações com apoio externo e educação continuada; visitas domiciliares supervisionadas e discussões em equipe; produção e disseminação de materiais educativos bilíngues. Resultados esperados: Melhoria no acolhimento e atendimento, fortalecendo o vínculo entre equipe de saúde e comunidade cigana; capacitação e sensibilização dos profissionais de saúde; valorização dos saberes e práticas tradicionais; redução das barreiras de acesso aos serviços de saúde; produção de materiais educativos culturalmente adequados; estímulo à intersetorialidade e trabalho em rede. Conclusões: As ações planejadas constroem pontes que superam barreiras à saúde, com cuidado inclusivo, escuta ativa, valorização cultural e formação continuada. A participação comunitária e o trabalho intersetorial fortalecem vínculos e promovem justiça social. Avanços do estudo ao conhecimento: O estudo fortalece o conhecimento em Saúde Coletiva, sensibiliza sobre a necessidade da equidade e participação social em políticas públicas mais inclusivas e menos excludentes.

  • Palavras-chave
  • Roma. Diversidade, Equidade, Inclusão. Saúde Pública.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Linha 1: Desigualdades em saúde e determinantes sociais da saúde
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O eixo Integração Ensino, Serviço e Comunidade (ISEC) está presente na estrutura curricular do curso de Medicina do Centro Universitário Cesmac de forma transversal, acompanhando o estudante durante todo o percurso formativo. O processo atende as diretrizes curriculares nacionais, que apontam para a formação de um profissional atento à realidade sócio sanitária da população e aos princípios da ética, humanismo, reflexividade e formação integral.

Com o objetivo de proporcionar o encontro interdisciplinar de todos os módulos que compõem o eixo ISEC, que compreendem do ISEC 1 ao ISEC 8, foi realizada a III Exposição Científica do Eixo ISEC (III ExpoISEC), buscando dialogar a formação médica no âmbito da Atenção Primária à Saúde e do Sistema Único de Saúde. O evento contou com a participação dos discentes do curso apresentando trabalhos acadêmicos científicos (119 trabalhos) abordando a temática central nos espaços de discussão de cada módulo do eixo.

Com a temática “Equidade em Saúde: O Desafio da Medicina Contemporânea” a III ExpoISEC trouxe para o cenário de discussão o princípio da equidade, não apenas como uma questão teórico-metodológica, mas também como uma demanda social, deslocando o tema da periferia para a centralidade do processo formativo. Ter a equidade em saúde como tema central de discussão se justifica pela sua relação com a redução das desigualdades, a garantia de justiça social e direitos humanos e a eficácia dos sistemas de saúde. A equidade em saúde é tema fundamental para os futuros profissionais que buscam soluções para tornar a medicina mais acessível e justa para todos.

Para o desenvolvimento do evento e a discussão da temática central, os trabalhos desenvolvidos pelos discentes, orientados pelos docentes do eixo e aqui apresentados, foram distribuídos nas seguintes linhas: 1. Desigualdades em saúde e determinantes sociais da saúde; 2. Atenção integral em saúde; 3. Disparidades raciais, étnicas, socioeconômicas e geográficas na saúde; 4. Saúde da população negra e 5. Gênero, diversidades e saúde.

Estes anais constituem um registro permanente das discussões e contribuições de discentes e docentes sobre a equidade em saúde e os desafios para a Medicina Contemporânea.

  • Linha 1: Desigualdades em saúde e determinantes sociais da saúde
  • Linha 2: Atenção integral à saúde
  • Linha 3: Disparidades raciais, étnicas, socioeconômicas e geográficas na saúde
  • Linha 4: Saúde da população negra
  • Linha 5: Gênero, diversidades e saúde

Comissão Organizadora

Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio

Comissão Científica

Adalberto Gomes das Graças Bisneto
Amanda Vasconcelos de Carvalho Souza
Ana Lúcia Soares Tojal
Andressa Pereira Peixoto Barbosa
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Camila de Barros Prado Moura Sales
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Elisabete Mendonça Rêgo Peixoto
Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Karini Vieira Menezes de Omena
Larissa Virgínia Lins de Alencar Silva
Lúcio Vasconcellos de Verçoza
Magda Fernanda Lopes de Oliveira Andrade
Osmar Kleddson Pinheiro Canuto Rocha
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio
Vivianne de Lima Biana de Assis

 

As edições anteriores da EXPOISEC estão disponíveis no endereço: Anais das edições anteriores da EXPOISEC