Apresentação/Justificativa: No Brasil, racismo estrutural e institucional gera desigualdades cruciais na saúde da população negra, impactando acesso e qualidade do cuidado. Isso manifesta-se em negligência e barreiras de acesso nos serviços. É imprescindível qualificar equipes para práticas mais inclusivas, baseadas na equidade e antirracistas, considerando a identidade racial na vigilância em saúde. Objetivo: Capacitar profissionais da atenção primária sobre letramento racial e determinantes sociais, otimizando o acolhimento e a vigilância em saúde por meio da educação permanente em saúde. Metodologia: O projeto integra ações educativas, assistenciais e preventivas, com foco no cuidado e acolhimento da população negra, por meio do letramento racial tanto para usuários do SUS quanto profissionais da saúde, protocolos de acolhimento e cadastro com marcador racial. Visa fortalecer o movimento antirracista e integrar equipes de saúde para qualificar o atendimento e garantir direitos. Principais ações planejadas: Rodas de conversa com comunidades, oficinas com foco em identidade racial, grupos de apoio nos equipamentos da RAPS, formação continuada de profissionais, escuta antidiscriminatória, qualificação do campo raça-cor e inclusão de profissionais negros promovem cuidado e equidade racial no SUS. Resultados esperados: Melhorar o acolhimento e cuidado da população negra no SUS, combatendo o racismo e aumentando o letramento profissional. Qualificação dos registros, melhora do acesso e fortaleceremos a participação social, visando maior adesão e valorização da diversidade. Conclusões: A educação permanente no SUS é crucial para um cuidado antirracista e integral. Capacitar profissionais e empoderar a população negra melhora o atendimento, aprimora registros e garante direitos, transformando a saúde para a equidade racial. Avanços do estudo ao conhecimento: O estudo avança no conhecimento sobre o racismo no SUS, propondo acolhimento antirracista, letramento racial e qualificação do registro raça-cor.
O eixo Integração Ensino, Serviço e Comunidade (ISEC) está presente na estrutura curricular do curso de Medicina do Centro Universitário Cesmac de forma transversal, acompanhando o estudante durante todo o percurso formativo. O processo atende as diretrizes curriculares nacionais, que apontam para a formação de um profissional atento à realidade sócio sanitária da população e aos princípios da ética, humanismo, reflexividade e formação integral.
Com o objetivo de proporcionar o encontro interdisciplinar de todos os módulos que compõem o eixo ISEC, que compreendem do ISEC 1 ao ISEC 8, foi realizada a III Exposição Científica do Eixo ISEC (III ExpoISEC), buscando dialogar a formação médica no âmbito da Atenção Primária à Saúde e do Sistema Único de Saúde. O evento contou com a participação dos discentes do curso apresentando trabalhos acadêmicos científicos (119 trabalhos) abordando a temática central nos espaços de discussão de cada módulo do eixo.
Com a temática “Equidade em Saúde: O Desafio da Medicina Contemporânea” a III ExpoISEC trouxe para o cenário de discussão o princípio da equidade, não apenas como uma questão teórico-metodológica, mas também como uma demanda social, deslocando o tema da periferia para a centralidade do processo formativo. Ter a equidade em saúde como tema central de discussão se justifica pela sua relação com a redução das desigualdades, a garantia de justiça social e direitos humanos e a eficácia dos sistemas de saúde. A equidade em saúde é tema fundamental para os futuros profissionais que buscam soluções para tornar a medicina mais acessível e justa para todos.
Para o desenvolvimento do evento e a discussão da temática central, os trabalhos desenvolvidos pelos discentes, orientados pelos docentes do eixo e aqui apresentados, foram distribuídos nas seguintes linhas: 1. Desigualdades em saúde e determinantes sociais da saúde; 2. Atenção integral em saúde; 3. Disparidades raciais, étnicas, socioeconômicas e geográficas na saúde; 4. Saúde da população negra e 5. Gênero, diversidades e saúde.
Estes anais constituem um registro permanente das discussões e contribuições de discentes e docentes sobre a equidade em saúde e os desafios para a Medicina Contemporânea.
Comissão Organizadora
Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio
Comissão Científica
Adalberto Gomes das Graças Bisneto
Amanda Vasconcelos de Carvalho Souza
Ana Lúcia Soares Tojal
Andressa Pereira Peixoto Barbosa
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Camila de Barros Prado Moura Sales
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Elisabete Mendonça Rêgo Peixoto
Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Karini Vieira Menezes de Omena
Larissa Virgínia Lins de Alencar Silva
Lúcio Vasconcellos de Verçoza
Magda Fernanda Lopes de Oliveira Andrade
Osmar Kleddson Pinheiro Canuto Rocha
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio
Vivianne de Lima Biana de Assis
As edições anteriores da EXPOISEC estão disponíveis no endereço: Anais das edições anteriores da EXPOISEC