EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA O CUIDADO INTERCULTURAL: QUALIFICAÇÃO DE EQUIPES HOSPITALARES NA ATENÇÃO À POPULAÇÃO INDÍGENA

  • Autor
  • Maria Helena Santa Rosa Bittencourt Araújo
  • Co-autores
  • Camile Medeiros de Omena , Iann Barbosa Lima Silva , João Vitor Gomes Nobre , Laura Beatriz Mendes de Melo , Gabriela Tenório Albuquerque , Laura Marcela Kummer Freitas dos Santos , Karini Vieira Menezes de Omena
  • Resumo
  • Autor principal1; Camile Medeiros de Omena¹, Gabriela Tenório Albuquerque¹, Iann Barbosa Lima Silva¹, João Vitor Gomes Nobre¹, Laura Beatriz Mendes de Melo¹, Laura Marcela Kümmer¹, Maria Helena Santa Rosa Bittencourt Araújo?1; Karini Vieira Menezes de Omena,2 Camila de Barros Prado de Moura Sales2 , Emanuella Pinheiro de Farias Bispo2;

    1Acadêmico do Curso de Medicina do Centro Universitário Cesmac

    2 Docente do Curso de Medicina do Centro Universitário Cesmac

     

    Apresentação/Justificativa: A população indígena enfrenta barreiras culturais e institucionais no acesso ao cuidado hospitalar, resultando em conflitos terapêuticos e baixa adesão ao tratamento. A ausência de preparo das equipes de saúde para lidar com práticas tradicionais exige estratégias de educação permanente que promovam equidade. Objetivo: Propor um plano de educação permanente que qualifique a equipe hospitalar para acolher práticas tradicionais indígenas, promovendo um cuidado mais inclusivo, sensível e resolutivo. ?Metodologia:Trata-se de um projeto qualitativo e educativo voltado à equipe multiprofissional de um hospital regional. Será desenvolvido por meio de oficinas participativas, rodas de conversa com lideranças indígenas, diagnóstico situacional e construção de protocolos de atenção intercultural.? Principais ações planejadas: Oficinas temáticas sobre saúde indígena e diversidade cultural, escuta ativa de profissionais e usuários, integração segura de práticas tradicionais, desenvolvimento de fluxos de acolhimento diálogo com representantes indígenas e construção de protocolos de flexibilização de rotinas hospitalares com foco no respeito à diversidade étnica?. Resultados esperados: Espera-se fortalecer o vínculo terapêutico, melhorar a comunicação, reduzir conflitos culturais, ampliar a adesão ao tratamento e consolidar uma cultura institucional voltada à equidade e ao respeito à diversidade étnico-cultural.?Conclusões: Espera-se fortalecer o vínculo terapêutico, melhorar a comunicação, reduzir conflitos culturais, ampliar a adesão ao tratamento e consolidar uma cultura institucional voltada à equidade e ao respeito à diversidade étnico-cultural.?

     Avanços do estudo ao conhecimento: Contribui para políticas de saúde inclusivas e fortalece a interculturalidade no SUS, promovendo práticas hospitalares mais equitativas e humanizadas.?

  • Palavras-chave
  • Educação Permanente em Saúde; Saúde de Populações Indígenas; Interculturalidade; Humanização da Assistência; Sistemas de Saúde; Relações Profissionais-Paciente.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Linha 3: Disparidades raciais, étnicas, socioeconômicas e geográficas na saúde
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O eixo Integração Ensino, Serviço e Comunidade (ISEC) está presente na estrutura curricular do curso de Medicina do Centro Universitário Cesmac de forma transversal, acompanhando o estudante durante todo o percurso formativo. O processo atende as diretrizes curriculares nacionais, que apontam para a formação de um profissional atento à realidade sócio sanitária da população e aos princípios da ética, humanismo, reflexividade e formação integral.

Com o objetivo de proporcionar o encontro interdisciplinar de todos os módulos que compõem o eixo ISEC, que compreendem do ISEC 1 ao ISEC 8, foi realizada a III Exposição Científica do Eixo ISEC (III ExpoISEC), buscando dialogar a formação médica no âmbito da Atenção Primária à Saúde e do Sistema Único de Saúde. O evento contou com a participação dos discentes do curso apresentando trabalhos acadêmicos científicos (119 trabalhos) abordando a temática central nos espaços de discussão de cada módulo do eixo.

Com a temática “Equidade em Saúde: O Desafio da Medicina Contemporânea” a III ExpoISEC trouxe para o cenário de discussão o princípio da equidade, não apenas como uma questão teórico-metodológica, mas também como uma demanda social, deslocando o tema da periferia para a centralidade do processo formativo. Ter a equidade em saúde como tema central de discussão se justifica pela sua relação com a redução das desigualdades, a garantia de justiça social e direitos humanos e a eficácia dos sistemas de saúde. A equidade em saúde é tema fundamental para os futuros profissionais que buscam soluções para tornar a medicina mais acessível e justa para todos.

Para o desenvolvimento do evento e a discussão da temática central, os trabalhos desenvolvidos pelos discentes, orientados pelos docentes do eixo e aqui apresentados, foram distribuídos nas seguintes linhas: 1. Desigualdades em saúde e determinantes sociais da saúde; 2. Atenção integral em saúde; 3. Disparidades raciais, étnicas, socioeconômicas e geográficas na saúde; 4. Saúde da população negra e 5. Gênero, diversidades e saúde.

Estes anais constituem um registro permanente das discussões e contribuições de discentes e docentes sobre a equidade em saúde e os desafios para a Medicina Contemporânea.

  • Linha 1: Desigualdades em saúde e determinantes sociais da saúde
  • Linha 2: Atenção integral à saúde
  • Linha 3: Disparidades raciais, étnicas, socioeconômicas e geográficas na saúde
  • Linha 4: Saúde da população negra
  • Linha 5: Gênero, diversidades e saúde

Comissão Organizadora

Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio

Comissão Científica

Adalberto Gomes das Graças Bisneto
Amanda Vasconcelos de Carvalho Souza
Ana Lúcia Soares Tojal
Andressa Pereira Peixoto Barbosa
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Camila de Barros Prado Moura Sales
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Elisabete Mendonça Rêgo Peixoto
Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Karini Vieira Menezes de Omena
Larissa Virgínia Lins de Alencar Silva
Lúcio Vasconcellos de Verçoza
Magda Fernanda Lopes de Oliveira Andrade
Osmar Kleddson Pinheiro Canuto Rocha
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio
Vivianne de Lima Biana de Assis

 

As edições anteriores da EXPOISEC estão disponíveis no endereço: Anais das edições anteriores da EXPOISEC