Apresentação/Justificativa: Atualmente, 0,83% da população brasileira é indígena, totalizando cerca de 1.694 milhão de pessoas, destes, 738 mil tiveram acesso ao serviço de saúde segundo o DSEI. Além disso, as principais doenças causadoras de morbidade nesta parcela populacional são: desnutrição e doenças preveníveis por vacina, evidenciando que um plano de gestão é necessário para ampliar as estratégias de cuidado à saúde. Objetivo: Propor um plano de educação permanente para qualificar o cuidado das equipes da Saúde da Família à população indígena e como objetivos secundários: debater as principais barreiras do acesso à saúde por esses povos, e os seus impactos sociais. Metodologia: O projeto consiste na elaboração de um plano de gestão com foco na educação permanente para qualificar o cuidado à saúde indígena, com foco nas equipes equipes Multiprofissionais de Saúde Indígena. Além de envolver a valorização dos saberes tradicionais, e que as unidades que atendam a esta população, possuam os agentes indígenas de saúde(AIS). Principais ações planejadas: O plano de ação propõe capacitação contínua da equipe em saúde indígena, com foco em práticas culturais, cosmovisões de saúde e doença. Além disso, inclui o fortalecimento das equipes de atenção à saúde indígena, a presença de tradutores indígenas no atendimento e a valorização de saberes tradicionais, promovendo um cuidado mais sensível e respeitoso à diversidade cultural. Resultados esperados:Almeja-se fomentar a discussão sobre a saúde da população indígena a qual se confronta com obstáculos no acesso a serviços de saúde apropriados e, por conseguinte, padece com as disparidades existentes. Destarte, visa-se que esta população seja integralmente assistida no que tange à atenção à saúde.Conclusões: A vulnerabilidade indígena no acesso à saúde exige familiarização das equipes com seus costumes e fortalecimento das equipes e um plano de educação permanente para as equipes é crucial para enfrentar as disparidades e promover o cuidado integral. Avanços do estudo ao conhecimento: Este estudo oferece um plano de gestão inovador e culturalmente sensível, servindo como modelo replicável para reduzir desigualdades e promover o cuidado integral à saúde indígena.
O eixo Integração Ensino, Serviço e Comunidade (ISEC) está presente na estrutura curricular do curso de Medicina do Centro Universitário Cesmac de forma transversal, acompanhando o estudante durante todo o percurso formativo. O processo atende as diretrizes curriculares nacionais, que apontam para a formação de um profissional atento à realidade sócio sanitária da população e aos princípios da ética, humanismo, reflexividade e formação integral.
Com o objetivo de proporcionar o encontro interdisciplinar de todos os módulos que compõem o eixo ISEC, que compreendem do ISEC 1 ao ISEC 8, foi realizada a III Exposição Científica do Eixo ISEC (III ExpoISEC), buscando dialogar a formação médica no âmbito da Atenção Primária à Saúde e do Sistema Único de Saúde. O evento contou com a participação dos discentes do curso apresentando trabalhos acadêmicos científicos (119 trabalhos) abordando a temática central nos espaços de discussão de cada módulo do eixo.
Com a temática “Equidade em Saúde: O Desafio da Medicina Contemporânea” a III ExpoISEC trouxe para o cenário de discussão o princípio da equidade, não apenas como uma questão teórico-metodológica, mas também como uma demanda social, deslocando o tema da periferia para a centralidade do processo formativo. Ter a equidade em saúde como tema central de discussão se justifica pela sua relação com a redução das desigualdades, a garantia de justiça social e direitos humanos e a eficácia dos sistemas de saúde. A equidade em saúde é tema fundamental para os futuros profissionais que buscam soluções para tornar a medicina mais acessível e justa para todos.
Para o desenvolvimento do evento e a discussão da temática central, os trabalhos desenvolvidos pelos discentes, orientados pelos docentes do eixo e aqui apresentados, foram distribuídos nas seguintes linhas: 1. Desigualdades em saúde e determinantes sociais da saúde; 2. Atenção integral em saúde; 3. Disparidades raciais, étnicas, socioeconômicas e geográficas na saúde; 4. Saúde da população negra e 5. Gênero, diversidades e saúde.
Estes anais constituem um registro permanente das discussões e contribuições de discentes e docentes sobre a equidade em saúde e os desafios para a Medicina Contemporânea.
Comissão Organizadora
Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio
Comissão Científica
Adalberto Gomes das Graças Bisneto
Amanda Vasconcelos de Carvalho Souza
Ana Lúcia Soares Tojal
Andressa Pereira Peixoto Barbosa
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Camila de Barros Prado Moura Sales
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Elisabete Mendonça Rêgo Peixoto
Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Karini Vieira Menezes de Omena
Larissa Virgínia Lins de Alencar Silva
Lúcio Vasconcellos de Verçoza
Magda Fernanda Lopes de Oliveira Andrade
Osmar Kleddson Pinheiro Canuto Rocha
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio
Vivianne de Lima Biana de Assis
As edições anteriores da EXPOISEC estão disponíveis no endereço: Anais das edições anteriores da EXPOISEC