PROPORÇÃO DE ADEQUAÇÃO DO PRÉ-NATAL DE GESTANTES EM DUAS MACRORREGIÕES DE SAÚDE DE ALAGOAS: UM OLHAR SOBRE DISPARIDADES TERRITORIAIS E RACIAIS.

  • Autor
  • Alana Karla da Silva Albuquerque
  • Co-autores
  • Anny Thayse Simões de Melo Silva , Caterine Pereira Cabral , Gabriel Cavalcante da Silva , Jannine Sampaio de Albuquerque Mirindiba , Mariana Brandão de Almeida , Camila de Barros Prado Moura Sales , Elaine Cristina Tôrres Oliveira
  • Resumo
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    Introdução: O início precoce do pré-natal é essencial para a adequada assistência da gestante. Desse modo, o estudo das disparidades territoriais é importante, pois as dificuldades na prática da atenção básica de gestantes estão associadas à região de moradia. Objetivo: Analisar a proporção de adequação do pré-natal de gestantes em duas macrorregiões de Saúde de Alagoas, segundo critérios territoriais e raciais. Metodologia: Estudo com base nos dados do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC/DATASUS) de 2019 a 2023, com ênfase nas desigualdades geográficas e raciais. As variáveis incluíram o número de consultas pré-natal por macrorregião de saúde e por raça/cor autodeclarada da mãe (branca e preta). A variável “número de consultas de pré-natal” seguiu a classificação do TabNet, sendo considerado pré-natal adequado aquele com 7 ou mais consultas, e inadequado aquele com 0 a 6 consultas. Resultados: Observou-se que entre 2019 e 2023, os índices de pré-natal inadequado variaram entre as macrorregiões e raças/cor. Em 2019, a 1ª macrorregião apresentou 35,71% e a 2ª, 16,43%, com 20,1% entre brancos e 31,6% entre pretos. Em 2020, os índices subiram para 40,4% na 1ª macrorregião e 28,3% na 2ª, enquanto os brancos registraram 22,6% e os pretos 32,5%. Em 2021, houve queda para 34,3% e 25% nas macrorregiões, com 20,6% para brancos e 24,5% para pretos. Em 2022, os índices foram 31,2% e 21%, com 18,2% para brancos e 23,7% para pretos. Já em 2023, caíram para 27,1% e 17%, com 19,2% entre brancos e 23,6% entre pretos. Observa-se redução geral ao longo do período. Conclusão: Neste estudo observou-se persistentes desigualdades geográficas e raciais no acesso ao pré-natal, em Alagoas. Portanto, foi possível elencar as principais dificuldades do segmento, identificando áreas de maior necessidade e população mais atingida. Avanços do estudo ao conhecimento: Os resultados obtidos no presente estudo contribuem de forma significativa para o avanço do conhecimento em saúde coletiva, especialmente no campo da vigilância em saúde materno-infantil, com recorte étnico-racial e geográfico, reforçando a necessidade de políticas públicas equitativas e da superação das iniquidades.

  • Palavras-chave
  • Gestação, Assistência Obstétrica, Consulta Pré-Natal.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Linha 3: Disparidades raciais, étnicas, socioeconômicas e geográficas na saúde
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O eixo Integração Ensino, Serviço e Comunidade (ISEC) está presente na estrutura curricular do curso de Medicina do Centro Universitário Cesmac de forma transversal, acompanhando o estudante durante todo o percurso formativo. O processo atende as diretrizes curriculares nacionais, que apontam para a formação de um profissional atento à realidade sócio sanitária da população e aos princípios da ética, humanismo, reflexividade e formação integral.

Com o objetivo de proporcionar o encontro interdisciplinar de todos os módulos que compõem o eixo ISEC, que compreendem do ISEC 1 ao ISEC 8, foi realizada a III Exposição Científica do Eixo ISEC (III ExpoISEC), buscando dialogar a formação médica no âmbito da Atenção Primária à Saúde e do Sistema Único de Saúde. O evento contou com a participação dos discentes do curso apresentando trabalhos acadêmicos científicos (119 trabalhos) abordando a temática central nos espaços de discussão de cada módulo do eixo.

Com a temática “Equidade em Saúde: O Desafio da Medicina Contemporânea” a III ExpoISEC trouxe para o cenário de discussão o princípio da equidade, não apenas como uma questão teórico-metodológica, mas também como uma demanda social, deslocando o tema da periferia para a centralidade do processo formativo. Ter a equidade em saúde como tema central de discussão se justifica pela sua relação com a redução das desigualdades, a garantia de justiça social e direitos humanos e a eficácia dos sistemas de saúde. A equidade em saúde é tema fundamental para os futuros profissionais que buscam soluções para tornar a medicina mais acessível e justa para todos.

Para o desenvolvimento do evento e a discussão da temática central, os trabalhos desenvolvidos pelos discentes, orientados pelos docentes do eixo e aqui apresentados, foram distribuídos nas seguintes linhas: 1. Desigualdades em saúde e determinantes sociais da saúde; 2. Atenção integral em saúde; 3. Disparidades raciais, étnicas, socioeconômicas e geográficas na saúde; 4. Saúde da população negra e 5. Gênero, diversidades e saúde.

Estes anais constituem um registro permanente das discussões e contribuições de discentes e docentes sobre a equidade em saúde e os desafios para a Medicina Contemporânea.

  • Linha 1: Desigualdades em saúde e determinantes sociais da saúde
  • Linha 2: Atenção integral à saúde
  • Linha 3: Disparidades raciais, étnicas, socioeconômicas e geográficas na saúde
  • Linha 4: Saúde da população negra
  • Linha 5: Gênero, diversidades e saúde

Comissão Organizadora

Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio

Comissão Científica

Adalberto Gomes das Graças Bisneto
Amanda Vasconcelos de Carvalho Souza
Ana Lúcia Soares Tojal
Andressa Pereira Peixoto Barbosa
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Camila de Barros Prado Moura Sales
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Elisabete Mendonça Rêgo Peixoto
Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Karini Vieira Menezes de Omena
Larissa Virgínia Lins de Alencar Silva
Lúcio Vasconcellos de Verçoza
Magda Fernanda Lopes de Oliveira Andrade
Osmar Kleddson Pinheiro Canuto Rocha
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio
Vivianne de Lima Biana de Assis

 

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