Apresentação: A abordagem familiar (AF) busca entender o indivíduo e seu contexto social. Ao ser realizada no Pontal da Barra, revelou-se a necessidade de ações de educação em saúde (ES) focadas na prevenção e controle da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). Objetivo: Promover ações de ES sobre a HAS na comunidade do Pontal da Barra, com ênfase nos comerciantes locais, para ressaltar a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e da adesão contínua ao tratamento. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de discentes do 5º período do curso de Medicina do CESMAC que, entre fevereiro e junho de 2025, na matéria de Integração, Serviço, Ensino e Comunidade V, realizaram a AF, reconhecendo necessidades de saúde individuais e coletivas. Em seguida planejaram atividade coletiva de ES e confeccionaram um banner informativo sobre a HAS, alinhado ao objetivo proposto. Resultados: Observou-se uma relação benéfica para ambas as partes após a ação de ES sobre HAS, realizada com comerciantes locais. A população demonstrou grande interesse, teve a pressão arterial aferida, recebeu orientações quanto ao uso correto da medicação e ao autocuidado. Além disso, os discentes vivenciaram o impacto da ES na prevenção e no controle da HAS. Análise crítica: Durante visitas ao território com a Equipe de Saúde da Família para a compreensão da comunidade, assim como, após a AF e individual em domicílios, observou-se a alta prevalência de HAS, o que motivou a atividade de ES. Durante a ação ficou claro a importância do cuidado coletivo, e revelou que a população já tinha conhecimento e adotava medidas para prevenção e controle, orientando futuras ações. Conclusões: O reconhecimento do território e do contexto de vida das pessoas, foi essencial para o aprendizado sobre o cuidado individual e coletivo, assim como a importância e eficácia da ES para diminuição das problemáticas na comunidade. Avanços do estudo ao conhecimento: Por ser crônica e recorrente, a HAS exige ações de ES, para promoção de saúde através de melhores hábitos de vida, reconhecimento de fatores de risco e maior adesão ao tratamento.
O eixo Integração Ensino, Serviço e Comunidade (ISEC) está presente na estrutura curricular do curso de Medicina do Centro Universitário Cesmac de forma transversal, acompanhando o estudante durante todo o percurso formativo. O processo atende as diretrizes curriculares nacionais, que apontam para a formação de um profissional atento à realidade sócio sanitária da população e aos princípios da ética, humanismo, reflexividade e formação integral.
Com o objetivo de proporcionar o encontro interdisciplinar de todos os módulos que compõem o eixo ISEC, que compreendem do ISEC 1 ao ISEC 8, foi realizada a III Exposição Científica do Eixo ISEC (III ExpoISEC), buscando dialogar a formação médica no âmbito da Atenção Primária à Saúde e do Sistema Único de Saúde. O evento contou com a participação dos discentes do curso apresentando trabalhos acadêmicos científicos (119 trabalhos) abordando a temática central nos espaços de discussão de cada módulo do eixo.
Com a temática “Equidade em Saúde: O Desafio da Medicina Contemporânea” a III ExpoISEC trouxe para o cenário de discussão o princípio da equidade, não apenas como uma questão teórico-metodológica, mas também como uma demanda social, deslocando o tema da periferia para a centralidade do processo formativo. Ter a equidade em saúde como tema central de discussão se justifica pela sua relação com a redução das desigualdades, a garantia de justiça social e direitos humanos e a eficácia dos sistemas de saúde. A equidade em saúde é tema fundamental para os futuros profissionais que buscam soluções para tornar a medicina mais acessível e justa para todos.
Para o desenvolvimento do evento e a discussão da temática central, os trabalhos desenvolvidos pelos discentes, orientados pelos docentes do eixo e aqui apresentados, foram distribuídos nas seguintes linhas: 1. Desigualdades em saúde e determinantes sociais da saúde; 2. Atenção integral em saúde; 3. Disparidades raciais, étnicas, socioeconômicas e geográficas na saúde; 4. Saúde da população negra e 5. Gênero, diversidades e saúde.
Estes anais constituem um registro permanente das discussões e contribuições de discentes e docentes sobre a equidade em saúde e os desafios para a Medicina Contemporânea.
Comissão Organizadora
Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio
Comissão Científica
Adalberto Gomes das Graças Bisneto
Amanda Vasconcelos de Carvalho Souza
Ana Lúcia Soares Tojal
Andressa Pereira Peixoto Barbosa
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Camila de Barros Prado Moura Sales
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Elisabete Mendonça Rêgo Peixoto
Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Karini Vieira Menezes de Omena
Larissa Virgínia Lins de Alencar Silva
Lúcio Vasconcellos de Verçoza
Magda Fernanda Lopes de Oliveira Andrade
Osmar Kleddson Pinheiro Canuto Rocha
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio
Vivianne de Lima Biana de Assis
As edições anteriores da EXPOISEC estão disponíveis no endereço: Anais das edições anteriores da EXPOISEC