INTRODUÇÃO: A integralidade do cuidado é parte primordial do modelo de atenção à saúde e se materializa a partir do diálogo centrado no indivíduo, nas suas necessidades e subjetividades através da escuta qualificada e do acolhimento do usuário. OBJETIVO:
Relatar a experiência dos acadêmicos vivenciada perante o atendimento de paciente acometido por condições clínicas, as quais se interrelacionam com o meio em que o indivíduo está inserido. Apresentando a prática da Integralidade do cuidado. METODOLOGIA:Realização de atividade teórico-prática, do eixo de Integração Ensino, Serviço e Comunidade (ISEC), no qual subgrupos de estudantes do 8º período de medicina realizaram o atendimento clínico de um paciente escolhido ao acaso, inserido no contexto da Atenção Primária. E posterior discussão com orientadores, através de evidências científicas, sobre o cuidado integral à saúde. RESULTADOS: Em consulta, paciente atendido apresentou queixas renais ,um quadro de lombalgia com teste de lasegue positivo. Além disso, foram notadas alterações em exames laboratoriais, com níveis de glicose em jejum e a vida úrico elevados. Através de uma escuta ativa, observou-se também aspectos cognitivos comportamentais alterados e questões conflituosas no contexto familiar. Por isso, a equipe adotou uma abordagem empática ,acolhedora e multidisciplinar, possibilitando vínculo terapêutico efetivo. ANÁLISE CRÍTICA: O caso demonstra a relação entre distúrbios metabólicos, padrões alimentares e nefrolitíase. O estilo de vida do paciente evidencia desinformação e hábitos alimentares inadequados. A ausência de sintomas graves não deve descartar possíveis complicações, como perda de função renal. A integralidade do cuidado, como avaliação de possível alteração do estado mental, visa a promoção do bem-estar. CONCLUSÃO/RECOMENDACÕES:Assim, é visto que a obesidade, os distúrbios metabólicos e a função mental estão associados a inúmeras comorbidades, sendo um tanto difícil atribuir seus impactos ao risco de cálculos. Com isso, corroboramos com a necessidade de uma equipe multidisciplinar, bem como uma abordagem empatica para acompanhamento do quadro. AVANÇOS/APLICAÇÕES DO ESTUDO AO CONHECIMENTO: o presente estudo pode ser aplicado no contexto da Atenção Primária à Saúde ao fornecer uma vivência mais prática do cuidado integral ao usuário, mostrando a sua executabilidade.
O eixo Integração Ensino, Serviço e Comunidade (ISEC) está presente na estrutura curricular do curso de Medicina do Centro Universitário Cesmac de forma transversal, acompanhando o estudante durante todo o percurso formativo. O processo atende as diretrizes curriculares nacionais, que apontam para a formação de um profissional atento à realidade sócio sanitária da população e aos princípios da ética, humanismo, reflexividade e formação integral.
Com o objetivo de proporcionar o encontro interdisciplinar de todos os módulos que compõem o eixo ISEC, que compreendem do ISEC 1 ao ISEC 8, foi realizada a III Exposição Científica do Eixo ISEC (III ExpoISEC), buscando dialogar a formação médica no âmbito da Atenção Primária à Saúde e do Sistema Único de Saúde. O evento contou com a participação dos discentes do curso apresentando trabalhos acadêmicos científicos (119 trabalhos) abordando a temática central nos espaços de discussão de cada módulo do eixo.
Com a temática “Equidade em Saúde: O Desafio da Medicina Contemporânea” a III ExpoISEC trouxe para o cenário de discussão o princípio da equidade, não apenas como uma questão teórico-metodológica, mas também como uma demanda social, deslocando o tema da periferia para a centralidade do processo formativo. Ter a equidade em saúde como tema central de discussão se justifica pela sua relação com a redução das desigualdades, a garantia de justiça social e direitos humanos e a eficácia dos sistemas de saúde. A equidade em saúde é tema fundamental para os futuros profissionais que buscam soluções para tornar a medicina mais acessível e justa para todos.
Para o desenvolvimento do evento e a discussão da temática central, os trabalhos desenvolvidos pelos discentes, orientados pelos docentes do eixo e aqui apresentados, foram distribuídos nas seguintes linhas: 1. Desigualdades em saúde e determinantes sociais da saúde; 2. Atenção integral em saúde; 3. Disparidades raciais, étnicas, socioeconômicas e geográficas na saúde; 4. Saúde da população negra e 5. Gênero, diversidades e saúde.
Estes anais constituem um registro permanente das discussões e contribuições de discentes e docentes sobre a equidade em saúde e os desafios para a Medicina Contemporânea.
Comissão Organizadora
Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio
Comissão Científica
Adalberto Gomes das Graças Bisneto
Amanda Vasconcelos de Carvalho Souza
Ana Lúcia Soares Tojal
Andressa Pereira Peixoto Barbosa
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Camila de Barros Prado Moura Sales
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Elisabete Mendonça Rêgo Peixoto
Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Karini Vieira Menezes de Omena
Larissa Virgínia Lins de Alencar Silva
Lúcio Vasconcellos de Verçoza
Magda Fernanda Lopes de Oliveira Andrade
Osmar Kleddson Pinheiro Canuto Rocha
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio
Vivianne de Lima Biana de Assis
As edições anteriores da EXPOISEC estão disponíveis no endereço: Anais das edições anteriores da EXPOISEC