SILENCIAMENTO E OMISSÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR FRENTE ÀS VIOLÊNCIAS COTIDIANAS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO

  • Autor
  • Túlio Bomfim Belo Moura
  • Co-autores
  • Isabella Camilli Pereira De Oliveira , Maria Tayná Bispo Panta , José de Barros Lima , Lucio Vasconcellos de Verçoza , Ana Lúcia Soares Tojal
  • Resumo
  • Apresentação: A violência no ambiente escolar, a exemplo do bullying, é um problema

    que não recebe a devida atenção. O silenciamento e a omissão cria um clima de medo e

    insegurança, aumentando o sofrimento de quem é alvo e alimenta a sensação de

    impunidade. Objetivo: Relatar a experiência de uma ação de educação em saúde com

    escolares do ensino fundamental, no sentido de promover o debate sobre o bullying e suas

    formas de expressão e consequencias, ressaltando o papel da comunidade escolar no seu

    enfrentamento. Metodologia: A dinâmica foi conduzida por meio de um jogo composto

    por frases. Metade das sentenças retratava situações reais de bullying, enquanto a outra

    metade apresentava mensagens positivas. Aos alunos cabia a tarefa de analisar cada caso,

    identificar as situações características de bullying e, em seguida, promover uma discussão

    coletiva sobre as percepções e refletir sobre motivações e consequências. Resultados: A

    iniciativa promoveu um expressivo nível de participação. Diversos estudantes relataram

    já ter vivenciado ou presenciado situações de assédio escolar e reconheceram uma

    tendência à omissão diante de episódios de violência na escola, que provocaram

    afastamento escolar, isolamento e problemas de saúde mental. Análise crítica: A

    experiência mostrou que há uma necessidade de espaços seguros de escuta na escola e de

    ações educativas que promovam a empatia e a responsabilização. Se faz urgente ações

    mais efetivas das políticas de educação e saúde para promoção de uma cultura de paz no

    ambiente escolar e capacitação de educadores e profissionais de saúde para lidar com esse

    grave problema. Conclusões: A ação educativa conseguiu cumprir seu papel de

    sensibilização e pode ser reproduzida em outras instituições, como forma de romper o

    silenciamento e a negligência face a esse grave problema e suas consequências

    devastadoras para o ambiente escolar. Avanços do estudo ao conhecimento: A ação

    educativa reforçou o papel do diálogo e do protagonismo dos escolares na construção de

    um ambiente escolar mais acolhedor e saudável.

  • Palavras-chave
  • Violência Escolar. Bullying. Silenciamento. Omissão.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Linha 2: Atenção integral à saúde
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O eixo Integração Ensino, Serviço e Comunidade (ISEC) está presente na estrutura curricular do curso de Medicina do Centro Universitário Cesmac de forma transversal, acompanhando o estudante durante todo o percurso formativo. O processo atende as diretrizes curriculares nacionais, que apontam para a formação de um profissional atento à realidade sócio sanitária da população e aos princípios da ética, humanismo, reflexividade e formação integral.

Com o objetivo de proporcionar o encontro interdisciplinar de todos os módulos que compõem o eixo ISEC, que compreendem do ISEC 1 ao ISEC 8, foi realizada a III Exposição Científica do Eixo ISEC (III ExpoISEC), buscando dialogar a formação médica no âmbito da Atenção Primária à Saúde e do Sistema Único de Saúde. O evento contou com a participação dos discentes do curso apresentando trabalhos acadêmicos científicos (119 trabalhos) abordando a temática central nos espaços de discussão de cada módulo do eixo.

Com a temática “Equidade em Saúde: O Desafio da Medicina Contemporânea” a III ExpoISEC trouxe para o cenário de discussão o princípio da equidade, não apenas como uma questão teórico-metodológica, mas também como uma demanda social, deslocando o tema da periferia para a centralidade do processo formativo. Ter a equidade em saúde como tema central de discussão se justifica pela sua relação com a redução das desigualdades, a garantia de justiça social e direitos humanos e a eficácia dos sistemas de saúde. A equidade em saúde é tema fundamental para os futuros profissionais que buscam soluções para tornar a medicina mais acessível e justa para todos.

Para o desenvolvimento do evento e a discussão da temática central, os trabalhos desenvolvidos pelos discentes, orientados pelos docentes do eixo e aqui apresentados, foram distribuídos nas seguintes linhas: 1. Desigualdades em saúde e determinantes sociais da saúde; 2. Atenção integral em saúde; 3. Disparidades raciais, étnicas, socioeconômicas e geográficas na saúde; 4. Saúde da população negra e 5. Gênero, diversidades e saúde.

Estes anais constituem um registro permanente das discussões e contribuições de discentes e docentes sobre a equidade em saúde e os desafios para a Medicina Contemporânea.

  • Linha 1: Desigualdades em saúde e determinantes sociais da saúde
  • Linha 2: Atenção integral à saúde
  • Linha 3: Disparidades raciais, étnicas, socioeconômicas e geográficas na saúde
  • Linha 4: Saúde da população negra
  • Linha 5: Gênero, diversidades e saúde

Comissão Organizadora

Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio

Comissão Científica

Adalberto Gomes das Graças Bisneto
Amanda Vasconcelos de Carvalho Souza
Ana Lúcia Soares Tojal
Andressa Pereira Peixoto Barbosa
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Camila de Barros Prado Moura Sales
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Elisabete Mendonça Rêgo Peixoto
Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Karini Vieira Menezes de Omena
Larissa Virgínia Lins de Alencar Silva
Lúcio Vasconcellos de Verçoza
Magda Fernanda Lopes de Oliveira Andrade
Osmar Kleddson Pinheiro Canuto Rocha
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio
Vivianne de Lima Biana de Assis

 

As edições anteriores da EXPOISEC estão disponíveis no endereço: Anais das edições anteriores da EXPOISEC