VACINAÇÃO DE POVOS INDÍGENAS NO BRASIL: IMPACTOS DO SUBFINANCIAMENTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE

  • Autor
  • João Víctor Freire Targino
  • Co-autores
  • João Guilherme Mata Araujo , Manoella Nogueira De Andrade , Maria Eduarda Beltrão Brêda Cavalcante , Maria Júlia Marques de Souza Lopes Germano , Pedro Henrique Pereira Galdino , Roger Guerra Coelho de Jesus , Lucio Vasconcellos de Verçoza
  • Resumo
  • Introdução: Povos indígenas no Brasil enfrentam desafios históricos no acesso à saúde. O Subsistema de Atenção à Saúde (SasiSUS), criado para oferecer cuidados específicos, vem sendo enfraquecido por cortes orçamentários. A pandemia de COVID-19 evidenciou essas fragilidades, com menor cobertura vacinal e maior mortalidade entre indígenas, apesar da priorização nas campanhas de vacinação. Refletindo falhas estruturais e falta de investimento. Objetivo: Analisar os impactos do subfinanciamento das políticas públicas de saúde sobre a cobertura vacinal dos povos indígenas no Brasil, com ênfase nas dificuldades enfrentadas para o acesso à vacina. Metodologia: Este estudo trata-se de uma análise integrativa de literatura, que reuniu dados de oito artigos científicos publicados nos últimos 15 anos, disponíveis nas bases PubMed via MEDLINE, Scielo e Lilacs, além de analisar publicações do site do Governo Federal. Foi usado como estratégia de busca “Vaccine AND Indigenous people”. O critério de inclusão foi: indígenas brasileiros. O critério de exclusão foi: artigos que fugiam da temática de subfinanciamento. A seleção de estudos foi feita a partir da leitura de títulos, resumos e artigos completos, respectivamente. A análise concentrou-se na identificação de barreiras estruturais e políticas que influenciaram a efetividade das ações vacinais em territórios indígenas. Resultados: Dentre os resultados encontrados estão a cobertura vacinal abaixo da média - apesar da priorização a mesma foi menor que a cobertura da população geral -, o subfinanciamento crônico do SasiSUS e as barreiras geográficas e culturais - onde a distância dos centros urbanos e a falta de profissionais de saúde dificultam o acesso à imunização. Conclusão: O subfinanciamento das políticas públicas de saúde foi um fator determinante na baixa cobertura vacinal das populações indígenas. Essa negligência agravou vulnerabilidades históricas e expôs os limites da resposta estatal frente às necessidades específicas desses povos. É fundamental que as políticas públicas sejam reformuladas com foco na equidade, na interculturalidade e no fortalecimento do SasiSUS, assegurando o protagonismo indígena na construção de estratégias de cuidado. Avanços do estudo ao conhecimento: O estudo evidencia como o subfinanciamento impacta a vacinação indígena e reforça a necessidade de políticas sensíveis à interculturalidade e equidade em saúde. 

  • Palavras-chave
  • Indígena. Vacinação. Desigualdade. Saúde.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Linha 3: Disparidades raciais, étnicas, socioeconômicas e geográficas na saúde
Voltar

O eixo Integração Ensino, Serviço e Comunidade (ISEC) está presente na estrutura curricular do curso de Medicina do Centro Universitário Cesmac de forma transversal, acompanhando o estudante durante todo o percurso formativo. O processo atende as diretrizes curriculares nacionais, que apontam para a formação de um profissional atento à realidade sócio sanitária da população e aos princípios da ética, humanismo, reflexividade e formação integral.

Com o objetivo de proporcionar o encontro interdisciplinar de todos os módulos que compõem o eixo ISEC, que compreendem do ISEC 1 ao ISEC 8, foi realizada a III Exposição Científica do Eixo ISEC (III ExpoISEC), buscando dialogar a formação médica no âmbito da Atenção Primária à Saúde e do Sistema Único de Saúde. O evento contou com a participação dos discentes do curso apresentando trabalhos acadêmicos científicos (119 trabalhos) abordando a temática central nos espaços de discussão de cada módulo do eixo.

Com a temática “Equidade em Saúde: O Desafio da Medicina Contemporânea” a III ExpoISEC trouxe para o cenário de discussão o princípio da equidade, não apenas como uma questão teórico-metodológica, mas também como uma demanda social, deslocando o tema da periferia para a centralidade do processo formativo. Ter a equidade em saúde como tema central de discussão se justifica pela sua relação com a redução das desigualdades, a garantia de justiça social e direitos humanos e a eficácia dos sistemas de saúde. A equidade em saúde é tema fundamental para os futuros profissionais que buscam soluções para tornar a medicina mais acessível e justa para todos.

Para o desenvolvimento do evento e a discussão da temática central, os trabalhos desenvolvidos pelos discentes, orientados pelos docentes do eixo e aqui apresentados, foram distribuídos nas seguintes linhas: 1. Desigualdades em saúde e determinantes sociais da saúde; 2. Atenção integral em saúde; 3. Disparidades raciais, étnicas, socioeconômicas e geográficas na saúde; 4. Saúde da população negra e 5. Gênero, diversidades e saúde.

Estes anais constituem um registro permanente das discussões e contribuições de discentes e docentes sobre a equidade em saúde e os desafios para a Medicina Contemporânea.

  • Linha 1: Desigualdades em saúde e determinantes sociais da saúde
  • Linha 2: Atenção integral à saúde
  • Linha 3: Disparidades raciais, étnicas, socioeconômicas e geográficas na saúde
  • Linha 4: Saúde da população negra
  • Linha 5: Gênero, diversidades e saúde

Comissão Organizadora

Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio

Comissão Científica

Adalberto Gomes das Graças Bisneto
Amanda Vasconcelos de Carvalho Souza
Ana Lúcia Soares Tojal
Andressa Pereira Peixoto Barbosa
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Camila de Barros Prado Moura Sales
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Elisabete Mendonça Rêgo Peixoto
Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Karini Vieira Menezes de Omena
Larissa Virgínia Lins de Alencar Silva
Lúcio Vasconcellos de Verçoza
Magda Fernanda Lopes de Oliveira Andrade
Osmar Kleddson Pinheiro Canuto Rocha
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio
Vivianne de Lima Biana de Assis

 

As edições anteriores da EXPOISEC estão disponíveis no endereço: Anais das edições anteriores da EXPOISEC