Apresentação: A Atenção Domiciliar (AD) é definida como uma modalidade de atenção à saúde que envolve ações de promoção, prevenção, tratamento, reabilitação e aplicação em domicílio, de forma integrada com as Redes de Atenção à Saúde, em busca de uma proposta de cuidado embasada na humanização. Objetivo: Relatar uma experiência vivenciada no contexto da atenção integral à saúde, destacando as práticas, desafios e particularidades envolvidos na promoção de um cuidado centrado no usuário, articulado com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Metodologia: Trata-se de um relato de experiência baseado na vivência de estudantes de Medicina durante visitas domiciliares no território de uma unidade de saúde localizada em Maceió. Na abordagem domiciliar, as práticas assistenciais, os desafios enfrentados e as particularidades da promoção de um cuidado centrado no usuário foram observadas. Resultados: A vivência da AD pelos alunos de medicina corroborou a ideia de melhoria da relação entre a equipe de saúde e a comunidade, visto que proporcionou através do maior tempo dedicado ao cuidado, o aprofundamento da confiança com cada indivíduo assistido de maneira a propiciar melhor entendimento dos entraves na melhoria da saúde integral. Análise crítica: A experiência evidenciou que a AD permite identificar fatores biopsicossociais e particularidades que influenciam no processo saúde-doença da população atendida, e permite que a equipe de saúde possa usar condutas específicas na individualidade do paciente. Contudo, empecilhos desfavorecem a atenção integrada entre a equipe de saúde e a população, como a impossibilidade de acesso a áreas controladas por violência, a dificuldade dos pacientes a serem assistidos por especialistas, a ausência de apoio familiar e a baixa adesão terapêutica, além da falta de acessibilidade geográfica no território assistido. Conclusões: Assim, a experiência vivenciada permitiu compreender, de forma concreta, a relevância da Atenção Domiciliar como estratégia que promove a equidade e fortalece os princípios do SUS, especialmente a integralidade, a universalidade e a humanização do cuidado. Avanços do estudo ao conhecimento: Apesar dos desafios, a atenção domiciliar se mostra essencial para um cuidado centrado no usuário, ao aproximar os profissionais da realidade das famílias e dos determinantes sociais que influenciam sua saúde.
O eixo Integração Ensino, Serviço e Comunidade (ISEC) está presente na estrutura curricular do curso de Medicina do Centro Universitário Cesmac de forma transversal, acompanhando o estudante durante todo o percurso formativo. O processo atende as diretrizes curriculares nacionais, que apontam para a formação de um profissional atento à realidade sócio sanitária da população e aos princípios da ética, humanismo, reflexividade e formação integral.
Com o objetivo de proporcionar o encontro interdisciplinar de todos os módulos que compõem o eixo ISEC, que compreendem do ISEC 1 ao ISEC 8, foi realizada a III Exposição Científica do Eixo ISEC (III ExpoISEC), buscando dialogar a formação médica no âmbito da Atenção Primária à Saúde e do Sistema Único de Saúde. O evento contou com a participação dos discentes do curso apresentando trabalhos acadêmicos científicos (119 trabalhos) abordando a temática central nos espaços de discussão de cada módulo do eixo.
Com a temática “Equidade em Saúde: O Desafio da Medicina Contemporânea” a III ExpoISEC trouxe para o cenário de discussão o princípio da equidade, não apenas como uma questão teórico-metodológica, mas também como uma demanda social, deslocando o tema da periferia para a centralidade do processo formativo. Ter a equidade em saúde como tema central de discussão se justifica pela sua relação com a redução das desigualdades, a garantia de justiça social e direitos humanos e a eficácia dos sistemas de saúde. A equidade em saúde é tema fundamental para os futuros profissionais que buscam soluções para tornar a medicina mais acessível e justa para todos.
Para o desenvolvimento do evento e a discussão da temática central, os trabalhos desenvolvidos pelos discentes, orientados pelos docentes do eixo e aqui apresentados, foram distribuídos nas seguintes linhas: 1. Desigualdades em saúde e determinantes sociais da saúde; 2. Atenção integral em saúde; 3. Disparidades raciais, étnicas, socioeconômicas e geográficas na saúde; 4. Saúde da população negra e 5. Gênero, diversidades e saúde.
Estes anais constituem um registro permanente das discussões e contribuições de discentes e docentes sobre a equidade em saúde e os desafios para a Medicina Contemporânea.
Comissão Organizadora
Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio
Comissão Científica
Adalberto Gomes das Graças Bisneto
Amanda Vasconcelos de Carvalho Souza
Ana Lúcia Soares Tojal
Andressa Pereira Peixoto Barbosa
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Camila de Barros Prado Moura Sales
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Elisabete Mendonça Rêgo Peixoto
Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Karini Vieira Menezes de Omena
Larissa Virgínia Lins de Alencar Silva
Lúcio Vasconcellos de Verçoza
Magda Fernanda Lopes de Oliveira Andrade
Osmar Kleddson Pinheiro Canuto Rocha
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio
Vivianne de Lima Biana de Assis
As edições anteriores da EXPOISEC estão disponíveis no endereço: Anais das edições anteriores da EXPOISEC