QUALIFICAÇÃO DO CUIDADO HOSPITALAR E EDUCAÇÃO PERMANENTE NO ATENDIMENTO AO PACIENTE PRIVADO DE LIBERDADE

  • Autor
  • Marina Guerra Coelho de Jesus
  • Co-autores
  • Allana Maria Newton Arruda , Áthina Karla Vieira Nunes Beserra , Bruna Figueiredo Vasconcelos Souza , ; Elayne Vieira dos Santos , Mariah Melo Cordeiro Cavalcante , Camila de Barros Prado Moura Sales , Karini Vieira Menezes de Omena
  • Resumo
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    Apresentação/Justificativa: O acesso ao cuidado em saúde de pessoas privadas de liberdade é frequentemente limitado, violando princípios do SUS e o direito constitucional. A ausência de fluxos de atendimento e de qualificação profissional, podem ser barreiras de acesso. Objetivo: Promover educação permanente para qualificar o cuidado a pessoas privadas de liberdade. Metodologia: Plano de intervenção pautado na Educação Permanente, para equipes hospitalares, para fortalecimento de práticas clínicas seguras e resolutivas. Principais ações planejadas: oficinas, rodas de conversa e definição de fluxos internos para assistência hospitalar a pessoas privadas de liberdade. Resultados esperados: Atuação dos profissionais com maior segurança e competência no cuidado às pessoas privadas de liberdade, compreendendo suas questões clínicas, legais e sociais. Melhoria dos fluxos e protocolos assistenciais. Conclusões: Estratégias de educação permanente são fundamentais para qualificar o atendimento à população privada de liberdade, promovendo práticas mais humanizadas, livres de estigmas, e garantindo acesso à saúde integral, digna e equitativa. Avanços do estudo ao conhecimento: Reconhecer os desafios do cuidado hospitalar a essa população, para uma formação pautada na justiça social, equidade e dignidade humana.

  • Palavras-chave
  • atenção integral à saúde. população privada de liberdade. hospitalização
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Linha 1: Desigualdades em saúde e determinantes sociais da saúde
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O eixo Integração Ensino, Serviço e Comunidade (ISEC) está presente na estrutura curricular do curso de Medicina do Centro Universitário Cesmac de forma transversal, acompanhando o estudante durante todo o percurso formativo. O processo atende as diretrizes curriculares nacionais, que apontam para a formação de um profissional atento à realidade sócio sanitária da população e aos princípios da ética, humanismo, reflexividade e formação integral.

Com o objetivo de proporcionar o encontro interdisciplinar de todos os módulos que compõem o eixo ISEC, que compreendem do ISEC 1 ao ISEC 8, foi realizada a III Exposição Científica do Eixo ISEC (III ExpoISEC), buscando dialogar a formação médica no âmbito da Atenção Primária à Saúde e do Sistema Único de Saúde. O evento contou com a participação dos discentes do curso apresentando trabalhos acadêmicos científicos (119 trabalhos) abordando a temática central nos espaços de discussão de cada módulo do eixo.

Com a temática “Equidade em Saúde: O Desafio da Medicina Contemporânea” a III ExpoISEC trouxe para o cenário de discussão o princípio da equidade, não apenas como uma questão teórico-metodológica, mas também como uma demanda social, deslocando o tema da periferia para a centralidade do processo formativo. Ter a equidade em saúde como tema central de discussão se justifica pela sua relação com a redução das desigualdades, a garantia de justiça social e direitos humanos e a eficácia dos sistemas de saúde. A equidade em saúde é tema fundamental para os futuros profissionais que buscam soluções para tornar a medicina mais acessível e justa para todos.

Para o desenvolvimento do evento e a discussão da temática central, os trabalhos desenvolvidos pelos discentes, orientados pelos docentes do eixo e aqui apresentados, foram distribuídos nas seguintes linhas: 1. Desigualdades em saúde e determinantes sociais da saúde; 2. Atenção integral em saúde; 3. Disparidades raciais, étnicas, socioeconômicas e geográficas na saúde; 4. Saúde da população negra e 5. Gênero, diversidades e saúde.

Estes anais constituem um registro permanente das discussões e contribuições de discentes e docentes sobre a equidade em saúde e os desafios para a Medicina Contemporânea.

  • Linha 1: Desigualdades em saúde e determinantes sociais da saúde
  • Linha 2: Atenção integral à saúde
  • Linha 3: Disparidades raciais, étnicas, socioeconômicas e geográficas na saúde
  • Linha 4: Saúde da população negra
  • Linha 5: Gênero, diversidades e saúde

Comissão Organizadora

Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio

Comissão Científica

Adalberto Gomes das Graças Bisneto
Amanda Vasconcelos de Carvalho Souza
Ana Lúcia Soares Tojal
Andressa Pereira Peixoto Barbosa
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Camila de Barros Prado Moura Sales
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Elisabete Mendonça Rêgo Peixoto
Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Karini Vieira Menezes de Omena
Larissa Virgínia Lins de Alencar Silva
Lúcio Vasconcellos de Verçoza
Magda Fernanda Lopes de Oliveira Andrade
Osmar Kleddson Pinheiro Canuto Rocha
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio
Vivianne de Lima Biana de Assis

 

As edições anteriores da EXPOISEC estão disponíveis no endereço: Anais das edições anteriores da EXPOISEC