PROMOÇÃO DA SAÚDE NO TERRITÓRIO: EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES DO CESMAC NA ATENÇÃO DOMICILIAR

  • Autor
  • Luís Pedro de Carvalho Viana
  • Co-autores
  • Anderson Grigório Cavalcante , Guilherme do Nascimento Porto , Bruno Gustavo Gonzaga de Andrade , Márcio Gabriel de Melo Barros , Elaine Cristina Tôrres Oliveira , Rafaela Brandão Almeida Ambrosio
  • Resumo
  • Introdução: A Atenção Domiciliar (AD) é essencial para ampliar o acesso, promover cuidado humanizado e fortalecer vínculos entre profissionais de saúde e a comunidade, especialmente em territórios de alta vulnerabilidade. Objetivo: Relatar a experiência de estudantes de Medicina do CESMAC durante a realização de Atenção Domiciliar, destacando desafios, potencialidades e contribuições para a formação acadêmica e para o cuidado em saúde. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência construído, por discentes do curso de Medicina do CESMAC após realização de visitas domiciliares supervisionadas por profissionais da Estratégia Saúde da Família, principalmente Agentes Comunitários de saúde (ACS), em microáreas de um bairro de Maceió, Durante a abordagem domiciliar, foram vivenciados momentos de acolhimento, orientações e observação do contexto familiar. Resultados: A vivência possibilitou conhecer a realidade socioeconômica das famílias assistidas, muitas vezes marcada por dificuldade habitacional, fragilidade nos vínculos familiares e dificuldade de acesso a serviços de saúde especializados. A parceria com a equipe de saúde facilitou a atenção domiciliar. e contribuiu para que os estudantes aplicassem a teoria na prática, com escuta ativa e olhar integral sobre os usuários e famílias. Análise crítica: Apesar das limitações estruturais enfrentadas, violência em algumas áreas, a experiência evidenciou a potência da AD como instrumento de humanização e proximidade. A atuação interprofissional e o contato direto com o território ampliaram a compreensão do processo saúde-doença e estimularam reflexões críticas sobre o papel do profissional médico no cuidado centrado no paciente e em sua família. Conclusões: A experiência fortaleceu a formação dos estudantes, ampliando a sensibilidade às desigualdades e à importância da atenção integral. A AD demonstrou ser eficaz na construção de vínculos e na valorização dos princípios fundamentais do SUS. Avanços do estudo ao conhecimento: A vivência reforça a importância da inserção precoce dos acadêmicos em cenários práticos de cuidado no território, promovendo competências éticas, técnicas e humanitárias.

  • Palavras-chave
  • Assistência Domiciliar à Saúde, Atenção Primária à Saúde, Educação em Saúde
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Linha 2: Atenção integral à saúde
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O eixo Integração Ensino, Serviço e Comunidade (ISEC) está presente na estrutura curricular do curso de Medicina do Centro Universitário Cesmac de forma transversal, acompanhando o estudante durante todo o percurso formativo. O processo atende as diretrizes curriculares nacionais, que apontam para a formação de um profissional atento à realidade sócio sanitária da população e aos princípios da ética, humanismo, reflexividade e formação integral.

Com o objetivo de proporcionar o encontro interdisciplinar de todos os módulos que compõem o eixo ISEC, que compreendem do ISEC 1 ao ISEC 8, foi realizada a III Exposição Científica do Eixo ISEC (III ExpoISEC), buscando dialogar a formação médica no âmbito da Atenção Primária à Saúde e do Sistema Único de Saúde. O evento contou com a participação dos discentes do curso apresentando trabalhos acadêmicos científicos (119 trabalhos) abordando a temática central nos espaços de discussão de cada módulo do eixo.

Com a temática “Equidade em Saúde: O Desafio da Medicina Contemporânea” a III ExpoISEC trouxe para o cenário de discussão o princípio da equidade, não apenas como uma questão teórico-metodológica, mas também como uma demanda social, deslocando o tema da periferia para a centralidade do processo formativo. Ter a equidade em saúde como tema central de discussão se justifica pela sua relação com a redução das desigualdades, a garantia de justiça social e direitos humanos e a eficácia dos sistemas de saúde. A equidade em saúde é tema fundamental para os futuros profissionais que buscam soluções para tornar a medicina mais acessível e justa para todos.

Para o desenvolvimento do evento e a discussão da temática central, os trabalhos desenvolvidos pelos discentes, orientados pelos docentes do eixo e aqui apresentados, foram distribuídos nas seguintes linhas: 1. Desigualdades em saúde e determinantes sociais da saúde; 2. Atenção integral em saúde; 3. Disparidades raciais, étnicas, socioeconômicas e geográficas na saúde; 4. Saúde da população negra e 5. Gênero, diversidades e saúde.

Estes anais constituem um registro permanente das discussões e contribuições de discentes e docentes sobre a equidade em saúde e os desafios para a Medicina Contemporânea.

  • Linha 1: Desigualdades em saúde e determinantes sociais da saúde
  • Linha 2: Atenção integral à saúde
  • Linha 3: Disparidades raciais, étnicas, socioeconômicas e geográficas na saúde
  • Linha 4: Saúde da população negra
  • Linha 5: Gênero, diversidades e saúde

Comissão Organizadora

Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio

Comissão Científica

Adalberto Gomes das Graças Bisneto
Amanda Vasconcelos de Carvalho Souza
Ana Lúcia Soares Tojal
Andressa Pereira Peixoto Barbosa
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Camila de Barros Prado Moura Sales
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Elisabete Mendonça Rêgo Peixoto
Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Karini Vieira Menezes de Omena
Larissa Virgínia Lins de Alencar Silva
Lúcio Vasconcellos de Verçoza
Magda Fernanda Lopes de Oliveira Andrade
Osmar Kleddson Pinheiro Canuto Rocha
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio
Vivianne de Lima Biana de Assis

 

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