RESUMO
Apresentação: O trabalho consiste num relato de experiência sobre uma ação de educação em saúde numa escola estadual para trabalhar a temática do bullying, problema que vem impactando negativamente a comunidade escolar, frequentemente ignorado ou não valorizado. Objetivo: Relatar a experiência de educação em saúde com escolares do ensino fundamental sobre a prática de bullying, suas consequências e formas de evitá-lo, por meio de dinâmicas auto reflexivas. Metodologia: A ação foi realizada com alunos do 5º ano, utilizando-se como recurso pedagógico um jogo da memória com frases ofensivas observadas com frequência no ambiente escolar. Após o jogo, discutiu-se cada frase com os alunos, refletindo sobre seus impactos, incentivando o exercício da empatia e explicando por que o respeito às diferenças é essencial para um ambiente escolar mais acolhedor. Resultados: A atividade permitiu refletir sobre o impacto do bullying no ambiente escolar, ao tempo em que observou-se que há uma banalização de atitudes ofensivas, considerando-se como “brincadeiras” atos repetitivos de agressão e intimidação entre alunos. Essa questão tem afetado a convivência na escola, havendo relatos de práticas recorrentes apelidos depreciativos, insultos e xingamentos. Análise crítica: O uso de recursos lúdicos mostrou-se efetivo para promover o dialógo entre os escolares sobre a violência provocada pelo bullying. No entanto, o Programa Saúde na Escola (PSE), uma iniciativa dos Ministérios da Saúde e da Educação, precisa fazer o acompanhamento efetivo desse grave problema que afeta a saúde mental de crianças e adolescentes, com sérias consequências individuais e sociais. Conclusões: A atividade reforçou a importância de ações que conscientizem sobre o bullying. O diálogo favoreceu o debate e a reflexão entre os alunos, mas não pode se limitar a ações isoladas, sendo necessária uma intervenção sistemática sobre o problema. Avanços do estudo ao conhecimento: A ação educativa com uso de recursos lúdicos mostrou-se com um potencial de contribuir no enfrentamento e prevenção da violência no ambiente educacional.
O eixo Integração Ensino, Serviço e Comunidade (ISEC) está presente na estrutura curricular do curso de Medicina do Centro Universitário Cesmac de forma transversal, acompanhando o estudante durante todo o percurso formativo. O processo atende as diretrizes curriculares nacionais, que apontam para a formação de um profissional atento à realidade sócio sanitária da população e aos princípios da ética, humanismo, reflexividade e formação integral.
Com o objetivo de proporcionar o encontro interdisciplinar de todos os módulos que compõem o eixo ISEC, que compreendem do ISEC 1 ao ISEC 8, foi realizada a III Exposição Científica do Eixo ISEC (III ExpoISEC), buscando dialogar a formação médica no âmbito da Atenção Primária à Saúde e do Sistema Único de Saúde. O evento contou com a participação dos discentes do curso apresentando trabalhos acadêmicos científicos (119 trabalhos) abordando a temática central nos espaços de discussão de cada módulo do eixo.
Com a temática “Equidade em Saúde: O Desafio da Medicina Contemporânea” a III ExpoISEC trouxe para o cenário de discussão o princípio da equidade, não apenas como uma questão teórico-metodológica, mas também como uma demanda social, deslocando o tema da periferia para a centralidade do processo formativo. Ter a equidade em saúde como tema central de discussão se justifica pela sua relação com a redução das desigualdades, a garantia de justiça social e direitos humanos e a eficácia dos sistemas de saúde. A equidade em saúde é tema fundamental para os futuros profissionais que buscam soluções para tornar a medicina mais acessível e justa para todos.
Para o desenvolvimento do evento e a discussão da temática central, os trabalhos desenvolvidos pelos discentes, orientados pelos docentes do eixo e aqui apresentados, foram distribuídos nas seguintes linhas: 1. Desigualdades em saúde e determinantes sociais da saúde; 2. Atenção integral em saúde; 3. Disparidades raciais, étnicas, socioeconômicas e geográficas na saúde; 4. Saúde da população negra e 5. Gênero, diversidades e saúde.
Estes anais constituem um registro permanente das discussões e contribuições de discentes e docentes sobre a equidade em saúde e os desafios para a Medicina Contemporânea.
Comissão Organizadora
Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio
Comissão Científica
Adalberto Gomes das Graças Bisneto
Amanda Vasconcelos de Carvalho Souza
Ana Lúcia Soares Tojal
Andressa Pereira Peixoto Barbosa
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Camila de Barros Prado Moura Sales
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Elisabete Mendonça Rêgo Peixoto
Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Karini Vieira Menezes de Omena
Larissa Virgínia Lins de Alencar Silva
Lúcio Vasconcellos de Verçoza
Magda Fernanda Lopes de Oliveira Andrade
Osmar Kleddson Pinheiro Canuto Rocha
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio
Vivianne de Lima Biana de Assis
As edições anteriores da EXPOISEC estão disponíveis no endereço: Anais das edições anteriores da EXPOISEC