SAÚDE MENTAL: CUIDAR DA MENTE É CUIDAR DA VIDA

  • Autor
  • João Pedro Marques
  • Co-autores
  • Giovanna Isabelle Sarmento Monteiro , Ivana Victória Araujo , Julia de Oliveira Cavalcanti Moura , Vivianne de Lima Biana Assis
  • Resumo
  • RESUMO

    Apresentação: A educação em saúde, aliada à atenção primária, é essencial para promover o cuidado integral. Ao incluir a saúde mental, amplia-se a prevenção, o acolhimento e a escuta como pilares no enfrentamento do sofrimento psíquico.Objetivo: Relatar a experiência de uma ação educativa sobre saúde mental, realizada em salasde espera da Unidade Docente Assistencial e Clínicas de Especialidades do Centro Universitário Cesmac. Metodologia: Foram elaborados panfletosinformativos e cartaz para reflexão sobre o tema. Iniciou-se a sala de espera com uma exposição dialogada com foco na reflexão e apoio emocional. cartaz com palavras-chave incentivou que os participantes retirassem termos para reflexão pessoal. A abordagem visou promover o autocuidado e a reflexão sobre a importância da saúde mental. Resultados: A ação proporcionou momentos de diálogo sobre saúde mental, evidenciando a importância do autocuidado. Os participantes demonstraram interesse nas informações e engajamento nas atividades propostas. A escolha das palavras no cartaz reveloua valorização de qualidades como paciência, apoio e resiliência, destacando a importância de uma rede de suporte como espaço para compartilhar sentimentos. Análise crítica: A atividade proporcionou troca de saberes e sensibilização sobre a importância da saúde mental. A dinâmica facilitou o engajamento do público, mas evidenciou a necessidade de mais espaços contínuos de escuta e acolhimento na atenção básica. Não percebemos resistência ao apresentar nosso trabalho, todas as pessoas aderiram à dinâmica e entenderam o nosso objetivo. Conclusões: A atividade promovida evidenciou a importância de espaços acessíveis para o diálogo em saúde mental, nos quais gestos simples e a escuta empática promovam acolhimento real, principalmente para mães que compartilharam seus relatos e dificuldades. Avanços do estudo ao conhecimento: Ao abordar a saúde mental em salas de espera, com escuta e acolhimentoevidencia-se a importância da humanização em saúde na atenção primária, fundamental na formação médica.

  • Palavras-chave
  • Saúde mental. Atenção Primária à Saúde. Educação e saúde.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Linha 2: Atenção integral à saúde
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O eixo Integração Ensino, Serviço e Comunidade (ISEC) está presente na estrutura curricular do curso de Medicina do Centro Universitário Cesmac de forma transversal, acompanhando o estudante durante todo o percurso formativo. O processo atende as diretrizes curriculares nacionais, que apontam para a formação de um profissional atento à realidade sócio sanitária da população e aos princípios da ética, humanismo, reflexividade e formação integral.

Com o objetivo de proporcionar o encontro interdisciplinar de todos os módulos que compõem o eixo ISEC, que compreendem do ISEC 1 ao ISEC 8, foi realizada a III Exposição Científica do Eixo ISEC (III ExpoISEC), buscando dialogar a formação médica no âmbito da Atenção Primária à Saúde e do Sistema Único de Saúde. O evento contou com a participação dos discentes do curso apresentando trabalhos acadêmicos científicos (119 trabalhos) abordando a temática central nos espaços de discussão de cada módulo do eixo.

Com a temática “Equidade em Saúde: O Desafio da Medicina Contemporânea” a III ExpoISEC trouxe para o cenário de discussão o princípio da equidade, não apenas como uma questão teórico-metodológica, mas também como uma demanda social, deslocando o tema da periferia para a centralidade do processo formativo. Ter a equidade em saúde como tema central de discussão se justifica pela sua relação com a redução das desigualdades, a garantia de justiça social e direitos humanos e a eficácia dos sistemas de saúde. A equidade em saúde é tema fundamental para os futuros profissionais que buscam soluções para tornar a medicina mais acessível e justa para todos.

Para o desenvolvimento do evento e a discussão da temática central, os trabalhos desenvolvidos pelos discentes, orientados pelos docentes do eixo e aqui apresentados, foram distribuídos nas seguintes linhas: 1. Desigualdades em saúde e determinantes sociais da saúde; 2. Atenção integral em saúde; 3. Disparidades raciais, étnicas, socioeconômicas e geográficas na saúde; 4. Saúde da população negra e 5. Gênero, diversidades e saúde.

Estes anais constituem um registro permanente das discussões e contribuições de discentes e docentes sobre a equidade em saúde e os desafios para a Medicina Contemporânea.

  • Linha 1: Desigualdades em saúde e determinantes sociais da saúde
  • Linha 2: Atenção integral à saúde
  • Linha 3: Disparidades raciais, étnicas, socioeconômicas e geográficas na saúde
  • Linha 4: Saúde da população negra
  • Linha 5: Gênero, diversidades e saúde

Comissão Organizadora

Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio

Comissão Científica

Adalberto Gomes das Graças Bisneto
Amanda Vasconcelos de Carvalho Souza
Ana Lúcia Soares Tojal
Andressa Pereira Peixoto Barbosa
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Camila de Barros Prado Moura Sales
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Elisabete Mendonça Rêgo Peixoto
Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Karini Vieira Menezes de Omena
Larissa Virgínia Lins de Alencar Silva
Lúcio Vasconcellos de Verçoza
Magda Fernanda Lopes de Oliveira Andrade
Osmar Kleddson Pinheiro Canuto Rocha
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio
Vivianne de Lima Biana de Assis

 

As edições anteriores da EXPOISEC estão disponíveis no endereço: Anais das edições anteriores da EXPOISEC