ITINERÁRIO TERAPÊUTICO DE PESSOA COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE DO SUS: DESAFIOS E PERCURSO DO CUIDADO

  • Autor
  • Débora Nunes de Deus Barros
  • Co-autores
  • Diego Nunes de Deus Barros , Ana Catarina Rebouças Marques , Arriquenes Ferreira da Silva , Maria Renata Ferreira da Silva , Lavínia Bastos Bittencourt , Vinícius Carvalho Brito Leite , Bárbara Patrícia da Silva Lima
  • Resumo
  • Introdução: A Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD) no Sistema Único de Saúde (SUS), busca garantir atenção integral, promovendo inclusão, reabilitação e acesso qualificado aos serviços de saúde. Objetivo: Analisar o itinerário terapêutico fictício de um usuário com deficiência física adquirida na rede de saúde, destacando fluxos assistenciais e principais desafios. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura fundamentada na análise documental de diretrizes do Ministério da Saúde, da estrutura da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência e em bases de dados, como SCIELO. A partir disso, foi elaborado um itinerário terapêutico fictício, com base em situações reais vivenciadas por usuários do SUS. Resultados: O itinerário terapêutico construído contemplou os seguintes pontos de atenção: acolhimento inicial na Unidade Básica de Saúde, atendimento em unidade de urgência e emergência, reabilitação em Centro Especializado em Reabilitação, solicitação de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, e de benefícios assistenciais, com apoio da Defensoria Pública. Embora a rede disponha de estrutura interprofissional e serviços organizados, ainda se observam fragilidades, como filas, baixa integração intersetorial e limitação de recursos. A representação gráfica do percurso (disponível na referência 4), permite visualizar os fluxos e desafios da atenção à saúde da pessoa com deficiência. Conclusão: A análise do itinerário terapêutico evidenciou a importância de fortalecer a articulação entre os pontos de atenção e os serviços especializados, bem como de ampliar o acesso e a resolutividade da rede, visando garantir o cuidado integral. Avanços do estudo ao conhecimento: O estudo sugere lacunas na rede, permite compreender a gestão do cuidado e apoia a formação em saúde com foco em equidade e inclusão no SUS.

     

     

     

  • Palavras-chave
  • Pessoa com Deficiência. Sistema Único de Saúde (SUS). Longitudinalidade do Cuidado ao Paciente.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Linha 1: Desigualdades em saúde e determinantes sociais da saúde
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O eixo Integração Ensino, Serviço e Comunidade (ISEC) está presente na estrutura curricular do curso de Medicina do Centro Universitário Cesmac de forma transversal, acompanhando o estudante durante todo o percurso formativo. O processo atende as diretrizes curriculares nacionais, que apontam para a formação de um profissional atento à realidade sócio sanitária da população e aos princípios da ética, humanismo, reflexividade e formação integral.

Com o objetivo de proporcionar o encontro interdisciplinar de todos os módulos que compõem o eixo ISEC, que compreendem do ISEC 1 ao ISEC 8, foi realizada a III Exposição Científica do Eixo ISEC (III ExpoISEC), buscando dialogar a formação médica no âmbito da Atenção Primária à Saúde e do Sistema Único de Saúde. O evento contou com a participação dos discentes do curso apresentando trabalhos acadêmicos científicos (119 trabalhos) abordando a temática central nos espaços de discussão de cada módulo do eixo.

Com a temática “Equidade em Saúde: O Desafio da Medicina Contemporânea” a III ExpoISEC trouxe para o cenário de discussão o princípio da equidade, não apenas como uma questão teórico-metodológica, mas também como uma demanda social, deslocando o tema da periferia para a centralidade do processo formativo. Ter a equidade em saúde como tema central de discussão se justifica pela sua relação com a redução das desigualdades, a garantia de justiça social e direitos humanos e a eficácia dos sistemas de saúde. A equidade em saúde é tema fundamental para os futuros profissionais que buscam soluções para tornar a medicina mais acessível e justa para todos.

Para o desenvolvimento do evento e a discussão da temática central, os trabalhos desenvolvidos pelos discentes, orientados pelos docentes do eixo e aqui apresentados, foram distribuídos nas seguintes linhas: 1. Desigualdades em saúde e determinantes sociais da saúde; 2. Atenção integral em saúde; 3. Disparidades raciais, étnicas, socioeconômicas e geográficas na saúde; 4. Saúde da população negra e 5. Gênero, diversidades e saúde.

Estes anais constituem um registro permanente das discussões e contribuições de discentes e docentes sobre a equidade em saúde e os desafios para a Medicina Contemporânea.

  • Linha 1: Desigualdades em saúde e determinantes sociais da saúde
  • Linha 2: Atenção integral à saúde
  • Linha 3: Disparidades raciais, étnicas, socioeconômicas e geográficas na saúde
  • Linha 4: Saúde da população negra
  • Linha 5: Gênero, diversidades e saúde

Comissão Organizadora

Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio

Comissão Científica

Adalberto Gomes das Graças Bisneto
Amanda Vasconcelos de Carvalho Souza
Ana Lúcia Soares Tojal
Andressa Pereira Peixoto Barbosa
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Camila de Barros Prado Moura Sales
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Elisabete Mendonça Rêgo Peixoto
Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Karini Vieira Menezes de Omena
Larissa Virgínia Lins de Alencar Silva
Lúcio Vasconcellos de Verçoza
Magda Fernanda Lopes de Oliveira Andrade
Osmar Kleddson Pinheiro Canuto Rocha
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio
Vivianne de Lima Biana de Assis

 

As edições anteriores da EXPOISEC estão disponíveis no endereço: Anais das edições anteriores da EXPOISEC