DIALOGANDO SOBRE A DIABETES MELLITUS: UMA INTERVENÇÃO EDUCATIVA NO TERRITÓRIO

  • Autor
  • Carol Veiga Ramos
  • Co-autores
  • Ana Clara Lessa Florêncio , Andresa Machado Reys Rocha , Davi Monteiro Guerra Mergulhão , Vivianne de Lima Biana de Assis , Maria Izabel de Mendonça Alves
  • Resumo
  • Introdução: Considerando a importância da promoção da saúde e prevenção de doenças crônicas, foi realizada uma ação educativa no território com foco na conscientização da população sobre os níveis de açúcar em alimentos populares e sua relação com o cuidado à saúde. Objetivo: Promover o esclarecimento da população sobre os riscos do consumo excessivo de açúcar com foco na prevenção do diabetes. Metodologia: Pautou-se em uma ação de educação em saúde realizada em uma unidade docente assistencial de Maceió. Utilizou-se um cartaz com imagens de alimentos conhecidos pela população e suas respectivas quantidades de açúcar, além de uma apresentação prévia sobre a importância de uma alimentação equilibrada em açúcar, bem como os limites diários recomendados pela Organização Mundial da Saúde. Resultados: A ação educativa realizada promoveu a conscientização da comunidade sobre os teores de açúcar em alimentos populares. Observou-se maior engajamento nas práticas de leitura de rótulos e reflexões sobre escolhas alimentares, indicando avanço na percepção dos cuidados com a saúde. Análise crítica: A ação evidenciou a urgência de fortalecer a educação preventiva no território a partir do repasse de conhecimento até a moradia e aos equipamentos sociais existentes. Com abordagem simples, didática e acessível foi possível perceber que a população desconhecia sobre o consumo excessivo de açúcar com foco na prevenção da Diabetes Mellitus. Conclusão: Conclui-se, portanto, que a ação realizada demonstrou o impacto positivo e foi eficaz no esclarecimento da população sobre os riscos do consumo excessivo de açúcar e seu impacto no desenvolvimento de diabetes. Avanços do estudo ao conhecimento: Esta vivência promoveu o crescimento pessoal e a humanização dos estudantes envolvidos, ampliou a consciência social e a percepção das falhas na prevenção em saúde.

  • Palavras-chave
  • Educação em Saúde, Diabetes Mellitus, Atenção Primária à Saúde.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Linha 2: Atenção integral à saúde
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O eixo Integração Ensino, Serviço e Comunidade (ISEC) está presente na estrutura curricular do curso de Medicina do Centro Universitário Cesmac de forma transversal, acompanhando o estudante durante todo o percurso formativo. O processo atende as diretrizes curriculares nacionais, que apontam para a formação de um profissional atento à realidade sócio sanitária da população e aos princípios da ética, humanismo, reflexividade e formação integral.

Com o objetivo de proporcionar o encontro interdisciplinar de todos os módulos que compõem o eixo ISEC, que compreendem do ISEC 1 ao ISEC 8, foi realizada a III Exposição Científica do Eixo ISEC (III ExpoISEC), buscando dialogar a formação médica no âmbito da Atenção Primária à Saúde e do Sistema Único de Saúde. O evento contou com a participação dos discentes do curso apresentando trabalhos acadêmicos científicos (119 trabalhos) abordando a temática central nos espaços de discussão de cada módulo do eixo.

Com a temática “Equidade em Saúde: O Desafio da Medicina Contemporânea” a III ExpoISEC trouxe para o cenário de discussão o princípio da equidade, não apenas como uma questão teórico-metodológica, mas também como uma demanda social, deslocando o tema da periferia para a centralidade do processo formativo. Ter a equidade em saúde como tema central de discussão se justifica pela sua relação com a redução das desigualdades, a garantia de justiça social e direitos humanos e a eficácia dos sistemas de saúde. A equidade em saúde é tema fundamental para os futuros profissionais que buscam soluções para tornar a medicina mais acessível e justa para todos.

Para o desenvolvimento do evento e a discussão da temática central, os trabalhos desenvolvidos pelos discentes, orientados pelos docentes do eixo e aqui apresentados, foram distribuídos nas seguintes linhas: 1. Desigualdades em saúde e determinantes sociais da saúde; 2. Atenção integral em saúde; 3. Disparidades raciais, étnicas, socioeconômicas e geográficas na saúde; 4. Saúde da população negra e 5. Gênero, diversidades e saúde.

Estes anais constituem um registro permanente das discussões e contribuições de discentes e docentes sobre a equidade em saúde e os desafios para a Medicina Contemporânea.

  • Linha 1: Desigualdades em saúde e determinantes sociais da saúde
  • Linha 2: Atenção integral à saúde
  • Linha 3: Disparidades raciais, étnicas, socioeconômicas e geográficas na saúde
  • Linha 4: Saúde da população negra
  • Linha 5: Gênero, diversidades e saúde

Comissão Organizadora

Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio

Comissão Científica

Adalberto Gomes das Graças Bisneto
Amanda Vasconcelos de Carvalho Souza
Ana Lúcia Soares Tojal
Andressa Pereira Peixoto Barbosa
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Camila de Barros Prado Moura Sales
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Elisabete Mendonça Rêgo Peixoto
Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Karini Vieira Menezes de Omena
Larissa Virgínia Lins de Alencar Silva
Lúcio Vasconcellos de Verçoza
Magda Fernanda Lopes de Oliveira Andrade
Osmar Kleddson Pinheiro Canuto Rocha
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio
Vivianne de Lima Biana de Assis

 

As edições anteriores da EXPOISEC estão disponíveis no endereço: Anais das edições anteriores da EXPOISEC