PROJETO DE INTERVENÇÃO PARA O ACOMPANHAMENTO DE GESTANTES INDÍGENAS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA

  • Autor
  • Davi Alexandre Silva Ayres
  • Co-autores
  • Christina Machado , Gabriel Braga , José Gabriell , Letícia Galdino , Livia Juliana , Marina Vital , Camila de Barros Prado Moura Sales
  • Resumo
  • Apresentação/Justificativa: As gestantes indígenas apresentam especificidades culturais, sociais e de saúde que exigem abordagens diferenciadas e respeitosas às suas tradições. A Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas destaca a necessidade de uma atenção integral, resolutiva e culturalmente adequada para atender essa população específica. Objetivo: Qualificar o pré-natal com adequações culturais para as gestantes indígenas.     Metodologia: Trata-se de projeto de intervenção de caráter qualitativo, formativo para equipedSaúde da Família Indígena e líderes indígenas, com base na Educação Permanente em Saúde (EPS). Serão realizadas oficinas e rodas de conversas interculturais mensalmente, sobre saúde materna indígena.     Principais ações planejadas: Implementação de oficinas educativas mensais em comunidades indígenas com materiais bilíngues e culturalmente contextualizados. Rodas de conversa entre profissionais de saúde, parteiras e lideranças indígenas. Capacitação contínua de agentes indígenas de saúde e parteiras para fortalecer o pré-natal e parto. Produção de cartilhas e áudios para rádios comunitárias. Resultados esperados: Fortalecimento do trabalho em equipe, da comunicação com os agentes indígenas de saúde e da articulação com lideranças comunitárias; melhoria do atendimento pré-natal; maior adesão aos cuidados, integração de saberes tradicionais ecientíficos; redução de complicações gestacionais, empoderamento de parteiras e agentes indígenas    Conclusões: a EPS promove problematização da realidade para melhoria do cuidado pré-natal de gestantes indígenasbaseado no respeito às diferenças, na promoção da equidade e na valorização das práticas tradicionais de saúde para superar barreiras culturais e melhorar indicadores de saúde materna e neonatalAvanços do estudo ao conhecimento: O estudo evidenciou o Modelo intercultural de educação em saúde indígena, integrando saberes tradicionais e biomédicos e serve como referência para iniciativas de cuidado materno-infantil culturalmente adequadas.

  • Palavras-chave
  • Saúde indígena, Gestantes, Pré-natal.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Linha 3: Disparidades raciais, étnicas, socioeconômicas e geográficas na saúde
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O eixo Integração Ensino, Serviço e Comunidade (ISEC) está presente na estrutura curricular do curso de Medicina do Centro Universitário Cesmac de forma transversal, acompanhando o estudante durante todo o percurso formativo. O processo atende as diretrizes curriculares nacionais, que apontam para a formação de um profissional atento à realidade sócio sanitária da população e aos princípios da ética, humanismo, reflexividade e formação integral.

Com o objetivo de proporcionar o encontro interdisciplinar de todos os módulos que compõem o eixo ISEC, que compreendem do ISEC 1 ao ISEC 8, foi realizada a III Exposição Científica do Eixo ISEC (III ExpoISEC), buscando dialogar a formação médica no âmbito da Atenção Primária à Saúde e do Sistema Único de Saúde. O evento contou com a participação dos discentes do curso apresentando trabalhos acadêmicos científicos (119 trabalhos) abordando a temática central nos espaços de discussão de cada módulo do eixo.

Com a temática “Equidade em Saúde: O Desafio da Medicina Contemporânea” a III ExpoISEC trouxe para o cenário de discussão o princípio da equidade, não apenas como uma questão teórico-metodológica, mas também como uma demanda social, deslocando o tema da periferia para a centralidade do processo formativo. Ter a equidade em saúde como tema central de discussão se justifica pela sua relação com a redução das desigualdades, a garantia de justiça social e direitos humanos e a eficácia dos sistemas de saúde. A equidade em saúde é tema fundamental para os futuros profissionais que buscam soluções para tornar a medicina mais acessível e justa para todos.

Para o desenvolvimento do evento e a discussão da temática central, os trabalhos desenvolvidos pelos discentes, orientados pelos docentes do eixo e aqui apresentados, foram distribuídos nas seguintes linhas: 1. Desigualdades em saúde e determinantes sociais da saúde; 2. Atenção integral em saúde; 3. Disparidades raciais, étnicas, socioeconômicas e geográficas na saúde; 4. Saúde da população negra e 5. Gênero, diversidades e saúde.

Estes anais constituem um registro permanente das discussões e contribuições de discentes e docentes sobre a equidade em saúde e os desafios para a Medicina Contemporânea.

  • Linha 1: Desigualdades em saúde e determinantes sociais da saúde
  • Linha 2: Atenção integral à saúde
  • Linha 3: Disparidades raciais, étnicas, socioeconômicas e geográficas na saúde
  • Linha 4: Saúde da população negra
  • Linha 5: Gênero, diversidades e saúde

Comissão Organizadora

Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio

Comissão Científica

Adalberto Gomes das Graças Bisneto
Amanda Vasconcelos de Carvalho Souza
Ana Lúcia Soares Tojal
Andressa Pereira Peixoto Barbosa
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Camila de Barros Prado Moura Sales
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Elisabete Mendonça Rêgo Peixoto
Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Karini Vieira Menezes de Omena
Larissa Virgínia Lins de Alencar Silva
Lúcio Vasconcellos de Verçoza
Magda Fernanda Lopes de Oliveira Andrade
Osmar Kleddson Pinheiro Canuto Rocha
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio
Vivianne de Lima Biana de Assis

 

As edições anteriores da EXPOISEC estão disponíveis no endereço: Anais das edições anteriores da EXPOISEC