Apresentação: A educação em saúde realizada em espaços alternativos, como salas de espera, é uma estratégia eficaz na prevenção de doenças crônicas. A ação teve como foco a educação em saúde, promovendo o vínculo,a humanização do cuidado e a valorização do autocuidado na atenção primária. Objetivo: O trabalho teve como objetivo compartilhar os aprendizados adquiridos sobre os benefícios do exercício físico para a prevenção e o combate às doenças crônicas, bem como promover a disseminação do conhecimento científico à comunidade. Metodologia: A metodologia utilizada para a atividade foi desenvolvida em duas etapas , exposição dialogada e impressão de panfletos dinâmicos e interativos, visando propagar as informações acerca do exercício físico e sua contribuição no controle e prevenção de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, e o aumento da qualidade de vida. Resultados: Os resultados indicam que a metodologia adotada foi eficaz, uma vez que a ação alcançou aproximadamente 10 pessoas, que demonstraram participação ativa durante a palestra e interesse pelo material informativo distribuído. Observou-se receptividade ao tema, evidenciada por questionamentos e relatos pessoais relacionados às dificuldades e motivações para a prática regular de exercícios físicos. Análise crítica: A experiência destacou o potencial das salas de espera como espaços apropriados para ações em saúde, com boa receptividade aos materiais e troca de saberes. A ausência de continuidade das ações reduz o potencial transformador da iniciativa, que necessita ser integrada a programas contínuos de promoção da saúde. Apesar disso, a abordagem é promissora para a divulgação de informações preventivas. Conclusões: Conclui- se que a experiência nas salas de espera da UDA e do Centro Clínico do CESMAC cumpriu sua finalidade de disseminar conhecimentos à comunidade sobre a atividade física e a prevenção de doenças crônicas, bem como estimular a qualidade de vida. Avanços do estudo ao conhecimento: A ação destaca a importância do diálogo entre discentes e comunidade na disseminação do conhecimento científico e na motivação para a adoção de hábitos saudáveis.
O eixo Integração Ensino, Serviço e Comunidade (ISEC) está presente na estrutura curricular do curso de Medicina do Centro Universitário Cesmac de forma transversal, acompanhando o estudante durante todo o percurso formativo. O processo atende as diretrizes curriculares nacionais, que apontam para a formação de um profissional atento à realidade sócio sanitária da população e aos princípios da ética, humanismo, reflexividade e formação integral.
Com o objetivo de proporcionar o encontro interdisciplinar de todos os módulos que compõem o eixo ISEC, que compreendem do ISEC 1 ao ISEC 8, foi realizada a III Exposição Científica do Eixo ISEC (III ExpoISEC), buscando dialogar a formação médica no âmbito da Atenção Primária à Saúde e do Sistema Único de Saúde. O evento contou com a participação dos discentes do curso apresentando trabalhos acadêmicos científicos (119 trabalhos) abordando a temática central nos espaços de discussão de cada módulo do eixo.
Com a temática “Equidade em Saúde: O Desafio da Medicina Contemporânea” a III ExpoISEC trouxe para o cenário de discussão o princípio da equidade, não apenas como uma questão teórico-metodológica, mas também como uma demanda social, deslocando o tema da periferia para a centralidade do processo formativo. Ter a equidade em saúde como tema central de discussão se justifica pela sua relação com a redução das desigualdades, a garantia de justiça social e direitos humanos e a eficácia dos sistemas de saúde. A equidade em saúde é tema fundamental para os futuros profissionais que buscam soluções para tornar a medicina mais acessível e justa para todos.
Para o desenvolvimento do evento e a discussão da temática central, os trabalhos desenvolvidos pelos discentes, orientados pelos docentes do eixo e aqui apresentados, foram distribuídos nas seguintes linhas: 1. Desigualdades em saúde e determinantes sociais da saúde; 2. Atenção integral em saúde; 3. Disparidades raciais, étnicas, socioeconômicas e geográficas na saúde; 4. Saúde da população negra e 5. Gênero, diversidades e saúde.
Estes anais constituem um registro permanente das discussões e contribuições de discentes e docentes sobre a equidade em saúde e os desafios para a Medicina Contemporânea.
Comissão Organizadora
Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio
Comissão Científica
Adalberto Gomes das Graças Bisneto
Amanda Vasconcelos de Carvalho Souza
Ana Lúcia Soares Tojal
Andressa Pereira Peixoto Barbosa
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Camila de Barros Prado Moura Sales
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Elisabete Mendonça Rêgo Peixoto
Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Karini Vieira Menezes de Omena
Larissa Virgínia Lins de Alencar Silva
Lúcio Vasconcellos de Verçoza
Magda Fernanda Lopes de Oliveira Andrade
Osmar Kleddson Pinheiro Canuto Rocha
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio
Vivianne de Lima Biana de Assis
As edições anteriores da EXPOISEC estão disponíveis no endereço: Anais das edições anteriores da EXPOISEC