Apresentação: A puberdade masculina representa um período marcado por intensas transformações físicas e emocionais, sendo a educação em saúde um recurso valioso para troca de informações. Objetivo: Relatar uma experiência de educação em saúde, para adolescentes, sobre a puberdade masculina, destacando as particularidades do desenvolvimento individual, com ênfase na higiene pessoal e na prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Metodologia: Relato de experiência de atividade de educação em saúde realizada com recursos lúdicos e de forma interativa com adolescentes de uma escola pública de Maceió. Foi utilizado relógios artesanais para representar as fases da puberdade e suas mudanças físicas e psicológicas. Abordaram-se as particularidades individuais de cada indivíduo e esclareceram-se dúvidas presentes. Ao final, questionamentos dirigidos aos jovens reforçaram o conteúdo e consolidaram o aprendizado. Resultados: Os adolescentes participaram ativamente da atividade, demonstrando interesse e identificação com os temas. A dinâmica com relógios artesanais facilitou a compreensão das fases da puberdade e incentivou reflexões sobre higiene íntima e autocuidado. Houve também maior abertura para discutir ISTs e formas de prevenção. Análise crítica: metodologia interativa facilitou o transito de informações e a aprendizagem, considerando o contexto dos participantes. O ambiente acolhedor permitiu troca de experiências e quebra de tabus sobre a puberdade. No entanto, o tempo reduzido e o público restrito limitaram o impacto, indicando a necessidade de ampliar a discussão. Conclusões: Atividades de educação em saúde com utilização de recursos lúdicos favorece a aproximação e interação entre os estudantes e os escolares particularmente quando da abordagem de temáticas que geram tabu, sendo assim importantes instrumentos fundamentais para desconstruir tabus sociais. Sugere-se ampliar o público nas próximas ações, a fim de fortalecer a disseminação do conhecimento e o impacto da temática. Avanços do estudo ao conhecimento: Este relato de experiência valoriza o contato com o território e sensibiliza futuros profissionais sobre a importância da educação em saúde com foco no público alvo e suas necessidades, bem como quanto ao uso de recursos lúdicos com escolares adolescentes.
O eixo Integração Ensino, Serviço e Comunidade (ISEC) está presente na estrutura curricular do curso de Medicina do Centro Universitário Cesmac de forma transversal, acompanhando o estudante durante todo o percurso formativo. O processo atende as diretrizes curriculares nacionais, que apontam para a formação de um profissional atento à realidade sócio sanitária da população e aos princípios da ética, humanismo, reflexividade e formação integral.
Com o objetivo de proporcionar o encontro interdisciplinar de todos os módulos que compõem o eixo ISEC, que compreendem do ISEC 1 ao ISEC 8, foi realizada a III Exposição Científica do Eixo ISEC (III ExpoISEC), buscando dialogar a formação médica no âmbito da Atenção Primária à Saúde e do Sistema Único de Saúde. O evento contou com a participação dos discentes do curso apresentando trabalhos acadêmicos científicos (119 trabalhos) abordando a temática central nos espaços de discussão de cada módulo do eixo.
Com a temática “Equidade em Saúde: O Desafio da Medicina Contemporânea” a III ExpoISEC trouxe para o cenário de discussão o princípio da equidade, não apenas como uma questão teórico-metodológica, mas também como uma demanda social, deslocando o tema da periferia para a centralidade do processo formativo. Ter a equidade em saúde como tema central de discussão se justifica pela sua relação com a redução das desigualdades, a garantia de justiça social e direitos humanos e a eficácia dos sistemas de saúde. A equidade em saúde é tema fundamental para os futuros profissionais que buscam soluções para tornar a medicina mais acessível e justa para todos.
Para o desenvolvimento do evento e a discussão da temática central, os trabalhos desenvolvidos pelos discentes, orientados pelos docentes do eixo e aqui apresentados, foram distribuídos nas seguintes linhas: 1. Desigualdades em saúde e determinantes sociais da saúde; 2. Atenção integral em saúde; 3. Disparidades raciais, étnicas, socioeconômicas e geográficas na saúde; 4. Saúde da população negra e 5. Gênero, diversidades e saúde.
Estes anais constituem um registro permanente das discussões e contribuições de discentes e docentes sobre a equidade em saúde e os desafios para a Medicina Contemporânea.
Comissão Organizadora
Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio
Comissão Científica
Adalberto Gomes das Graças Bisneto
Amanda Vasconcelos de Carvalho Souza
Ana Lúcia Soares Tojal
Andressa Pereira Peixoto Barbosa
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Camila de Barros Prado Moura Sales
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Elisabete Mendonça Rêgo Peixoto
Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Karini Vieira Menezes de Omena
Larissa Virgínia Lins de Alencar Silva
Lúcio Vasconcellos de Verçoza
Magda Fernanda Lopes de Oliveira Andrade
Osmar Kleddson Pinheiro Canuto Rocha
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio
Vivianne de Lima Biana de Assis
As edições anteriores da EXPOISEC estão disponíveis no endereço: Anais das edições anteriores da EXPOISEC