Apresentação: A visita domiciliar configura-se como estratégia essencial da Atenção Primária à Saúde (APS), especialmente em contextos de vulnerabilidade social. Este relato descreve experiências de cuidado a usuários com comorbidades, à luz da clínica ampliada. Objetivo: Relatar experiências de visitas domiciliares realizadas por acadêmicos de Medicina a famílias acompanhadas pela Unidade de Saúde da Família, destacando as potencialidades da clínica ampliada no manejo de pacientes crônicos em risco social e funcional. Metodologia: As visitas foram iniciadas em 28 de fevereiro de 2025, como parte das atividades práticas do componente curricular Integração, Serviço e Comunidade, do curso de Medicina. Utilizou-se abordagem centrada na pessoa, com aplicação de genograma, ecomapa e estratificação de risco familiar (Escala de Coelho e Savassi), onde foram realizadas entrevistas, além da observação do domicílio. As informações coletadas foram analisadas e discutidas com os professores supervisores da atividade. Resultados: Identificaram-se múltiplas vulnerabilidades como: presença de doenças crônicas, dependência funcional, renda limitada, conflitos familiares e barreiras territoriais. A clínica ampliada permitiu elaborar planos terapêuticos singulares, integrando aspectos clínicos, sociais e psicossociais, com fortalecimento dos vínculos entre usuários, família e equipe. Análise crítica: O relato demonstra a aplicação da clínica ampliada em visitas domiciliares em contextos de vulnerabilidade, com uso de genograma, ecomapa e escala de risco familiar. Contudo, limita-se a uma experiência pontual, sem dados quantitativos ou indicadores de impacto, o que restringe a generalização, mas oferece contribuições qualitativas para a prática na Atenção Primária. Conclusões: O relato mostra que a clínica ampliada nas visitas domiciliares fortalece vínculos e permite planos terapêuticos que consideram aspectos biomédicos e psicossociais. Destaca a formação médica focada na integralidade, escuta e intersetorialidade. Avanços do estudo ao conhecimento: O estudo mostra que as visitas domiciliares ampliam a compreensão das dinâmicas sociais, favorecendo planos integrais e a formação médica centrada no cuidado e na realidade social.
O eixo Integração Ensino, Serviço e Comunidade (ISEC) está presente na estrutura curricular do curso de Medicina do Centro Universitário Cesmac de forma transversal, acompanhando o estudante durante todo o percurso formativo. O processo atende as diretrizes curriculares nacionais, que apontam para a formação de um profissional atento à realidade sócio sanitária da população e aos princípios da ética, humanismo, reflexividade e formação integral.
Com o objetivo de proporcionar o encontro interdisciplinar de todos os módulos que compõem o eixo ISEC, que compreendem do ISEC 1 ao ISEC 8, foi realizada a III Exposição Científica do Eixo ISEC (III ExpoISEC), buscando dialogar a formação médica no âmbito da Atenção Primária à Saúde e do Sistema Único de Saúde. O evento contou com a participação dos discentes do curso apresentando trabalhos acadêmicos científicos (119 trabalhos) abordando a temática central nos espaços de discussão de cada módulo do eixo.
Com a temática “Equidade em Saúde: O Desafio da Medicina Contemporânea” a III ExpoISEC trouxe para o cenário de discussão o princípio da equidade, não apenas como uma questão teórico-metodológica, mas também como uma demanda social, deslocando o tema da periferia para a centralidade do processo formativo. Ter a equidade em saúde como tema central de discussão se justifica pela sua relação com a redução das desigualdades, a garantia de justiça social e direitos humanos e a eficácia dos sistemas de saúde. A equidade em saúde é tema fundamental para os futuros profissionais que buscam soluções para tornar a medicina mais acessível e justa para todos.
Para o desenvolvimento do evento e a discussão da temática central, os trabalhos desenvolvidos pelos discentes, orientados pelos docentes do eixo e aqui apresentados, foram distribuídos nas seguintes linhas: 1. Desigualdades em saúde e determinantes sociais da saúde; 2. Atenção integral em saúde; 3. Disparidades raciais, étnicas, socioeconômicas e geográficas na saúde; 4. Saúde da população negra e 5. Gênero, diversidades e saúde.
Estes anais constituem um registro permanente das discussões e contribuições de discentes e docentes sobre a equidade em saúde e os desafios para a Medicina Contemporânea.
Comissão Organizadora
Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio
Comissão Científica
Adalberto Gomes das Graças Bisneto
Amanda Vasconcelos de Carvalho Souza
Ana Lúcia Soares Tojal
Andressa Pereira Peixoto Barbosa
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Camila de Barros Prado Moura Sales
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Elisabete Mendonça Rêgo Peixoto
Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Karini Vieira Menezes de Omena
Larissa Virgínia Lins de Alencar Silva
Lúcio Vasconcellos de Verçoza
Magda Fernanda Lopes de Oliveira Andrade
Osmar Kleddson Pinheiro Canuto Rocha
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio
Vivianne de Lima Biana de Assis
As edições anteriores da EXPOISEC estão disponíveis no endereço: Anais das edições anteriores da EXPOISEC