Apresentação/Justificativa: A intervenção propõe rodas de conversa em educação permanente com equipes da Atenção Primária à Saúde (APS) e Equipes de Consultório na Rua (CR), a fim de qualificar o cuidado pré-natal a gestantes em situação de rua, com base na Portaria GM/MS nº 5.350/2024 e diretrizes do Ministério da Saúde. A ausência de vínculo, estigmas e falhas na articulação intersetorial motivaram o projeto. Objetivo: Fortalecer a atenção pré-natal de mulheres em situação de rua por meio de rodas de conversa entre equipes da APS e do eCR, promovendo acolhimento, equidade, vínculo e integração intersetorial. Metodologia: O projeto será desenvolvido com profissionais da UBS, eCR, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e UPA, utilizando rodas de conversa mensais, objetivando sensibilizar profissionais sobre vulnerabilidades sociais; promover o cuidado centrado na pessoa; pactuar fluxos e estratégias de busca ativa. A metodologia será participativa, com abordagem freiriana. Principais ações planejadas: As ações incluem três encontros temáticos com as equipes locais, tratando de escuta qualificada, flexibilização do cuidado pré-natal, redução de danos e articulação com serviços sociais. Ao final, será construído um plano local com fluxos assistenciais pactuados e ações de apoio matricial. Resultados esperados: Espera-se maior vinculação de gestantes em situação de rua ao pré-natal, ampliação da escuta e acolhimento pelas equipes e criação de fluxo articulado entre UBS, eCR e CRAS. Caso já implementado, prevê-se o início do acompanhamento regular de pelo menos três gestantes. Conclusões: A educação permanente em saúde é essencial para sensibilizar profissionais, reduzir o estigma e qualificar o cuidado. Recomenda-se institucionalizar as rodas de conversa e replicar a estratégia para outras populações vulneráveis. Avanços do estudo ao conhecimento: Contribui para o fortalecimento da rede de atenção, melhora a equidade no cuidado e avança na implementação das diretrizes do Consultório na Rua e da PNEPS.
O eixo Integração Ensino, Serviço e Comunidade (ISEC) está presente na estrutura curricular do curso de Medicina do Centro Universitário Cesmac de forma transversal, acompanhando o estudante durante todo o percurso formativo. O processo atende as diretrizes curriculares nacionais, que apontam para a formação de um profissional atento à realidade sócio sanitária da população e aos princípios da ética, humanismo, reflexividade e formação integral.
Com o objetivo de proporcionar o encontro interdisciplinar de todos os módulos que compõem o eixo ISEC, que compreendem do ISEC 1 ao ISEC 8, foi realizada a III Exposição Científica do Eixo ISEC (III ExpoISEC), buscando dialogar a formação médica no âmbito da Atenção Primária à Saúde e do Sistema Único de Saúde. O evento contou com a participação dos discentes do curso apresentando trabalhos acadêmicos científicos (119 trabalhos) abordando a temática central nos espaços de discussão de cada módulo do eixo.
Com a temática “Equidade em Saúde: O Desafio da Medicina Contemporânea” a III ExpoISEC trouxe para o cenário de discussão o princípio da equidade, não apenas como uma questão teórico-metodológica, mas também como uma demanda social, deslocando o tema da periferia para a centralidade do processo formativo. Ter a equidade em saúde como tema central de discussão se justifica pela sua relação com a redução das desigualdades, a garantia de justiça social e direitos humanos e a eficácia dos sistemas de saúde. A equidade em saúde é tema fundamental para os futuros profissionais que buscam soluções para tornar a medicina mais acessível e justa para todos.
Para o desenvolvimento do evento e a discussão da temática central, os trabalhos desenvolvidos pelos discentes, orientados pelos docentes do eixo e aqui apresentados, foram distribuídos nas seguintes linhas: 1. Desigualdades em saúde e determinantes sociais da saúde; 2. Atenção integral em saúde; 3. Disparidades raciais, étnicas, socioeconômicas e geográficas na saúde; 4. Saúde da população negra e 5. Gênero, diversidades e saúde.
Estes anais constituem um registro permanente das discussões e contribuições de discentes e docentes sobre a equidade em saúde e os desafios para a Medicina Contemporânea.
Comissão Organizadora
Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio
Comissão Científica
Adalberto Gomes das Graças Bisneto
Amanda Vasconcelos de Carvalho Souza
Ana Lúcia Soares Tojal
Andressa Pereira Peixoto Barbosa
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Camila de Barros Prado Moura Sales
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Elisabete Mendonça Rêgo Peixoto
Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Karini Vieira Menezes de Omena
Larissa Virgínia Lins de Alencar Silva
Lúcio Vasconcellos de Verçoza
Magda Fernanda Lopes de Oliveira Andrade
Osmar Kleddson Pinheiro Canuto Rocha
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio
Vivianne de Lima Biana de Assis
As edições anteriores da EXPOISEC estão disponíveis no endereço: Anais das edições anteriores da EXPOISEC