Apresentação: O reconhecimento de um território a partir da identificação de seus determinantes sociais de saúde — especialmente no contexto da atenção domiciliar — permite compreender as condições reais de vida da população, considerando aspectos como moradia, renda, escolaridade, acesso a serviços públicos, redes de apoio e vulnerabilidades. Essa prática possibilita ao profissional de saúde identificar fatores sociais que impactam diretamente no processo saúde-doença, promovendo um cuidado mais integral e equitativo. Objetivo: Relatar a experiência de uma visita domiciliar acompanhada pela equipe da Estratégia Saúde da Família, destacando o uso dos instrumentos clínicos e sociais durante o atendimento, bem como suas contribuições para a formação médica e o cuidado em saúde. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, com caráter descritivo e reflexivo, baseado em uma visita domiciliar de acompanhamento realizada por estudantes de medicina. A atividade envolveu observação e aplicação prática de instrumentos no contexto da atenção primária à saúde. A atividade descrita foi realizada por estudantes do Curso de Medicina do Centro Universitário Cesmac, acompanhados por docentes e profissionais da Estratégia Saúde da Família, durante visita domiciliar que possibilitou o uso de instrumentos de avaliação clínica e social no ambiente familiar. Resultados: Foram identificados determinantes sociais críticos como habitações precárias, baixa renda familiar, desemprego, dificuldade de acesso a serviços públicos, insegurança alimentar e baixos índices educacionais. Análise crítica: A realidade observada evidencia a desigualdade social presente no território e a importância da atuação da atenção primária à saúde como instrumento de transformação social. Conclusões: A visita domiciliar permitiu aos estudantes compreenderem melhor o contexto de vida do paciente, ampliando sua percepção sobre os determinantes sociais da saúde e a integralidade do cuidado. O uso de instrumentos durante a atividade contribuiu significativamente para a formação crítica e humanizada. Avanços do estudo ao conhecimento: Este relato reforça a relevância das práticas domiciliares como componente essencial da formação médica na atenção primária. A vivência contribui para a valorização das ações em território e o fortalecimento da educação em saúde centrada no sujeito e em seu contexto social.
O eixo Integração Ensino, Serviço e Comunidade (ISEC) está presente na estrutura curricular do curso de Medicina do Centro Universitário Cesmac de forma transversal, acompanhando o estudante durante todo o percurso formativo. O processo atende as diretrizes curriculares nacionais, que apontam para a formação de um profissional atento à realidade sócio sanitária da população e aos princípios da ética, humanismo, reflexividade e formação integral.
Com o objetivo de proporcionar o encontro interdisciplinar de todos os módulos que compõem o eixo ISEC, que compreendem do ISEC 1 ao ISEC 8, foi realizada a III Exposição Científica do Eixo ISEC (III ExpoISEC), buscando dialogar a formação médica no âmbito da Atenção Primária à Saúde e do Sistema Único de Saúde. O evento contou com a participação dos discentes do curso apresentando trabalhos acadêmicos científicos (119 trabalhos) abordando a temática central nos espaços de discussão de cada módulo do eixo.
Com a temática “Equidade em Saúde: O Desafio da Medicina Contemporânea” a III ExpoISEC trouxe para o cenário de discussão o princípio da equidade, não apenas como uma questão teórico-metodológica, mas também como uma demanda social, deslocando o tema da periferia para a centralidade do processo formativo. Ter a equidade em saúde como tema central de discussão se justifica pela sua relação com a redução das desigualdades, a garantia de justiça social e direitos humanos e a eficácia dos sistemas de saúde. A equidade em saúde é tema fundamental para os futuros profissionais que buscam soluções para tornar a medicina mais acessível e justa para todos.
Para o desenvolvimento do evento e a discussão da temática central, os trabalhos desenvolvidos pelos discentes, orientados pelos docentes do eixo e aqui apresentados, foram distribuídos nas seguintes linhas: 1. Desigualdades em saúde e determinantes sociais da saúde; 2. Atenção integral em saúde; 3. Disparidades raciais, étnicas, socioeconômicas e geográficas na saúde; 4. Saúde da população negra e 5. Gênero, diversidades e saúde.
Estes anais constituem um registro permanente das discussões e contribuições de discentes e docentes sobre a equidade em saúde e os desafios para a Medicina Contemporânea.
Comissão Organizadora
Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio
Comissão Científica
Adalberto Gomes das Graças Bisneto
Amanda Vasconcelos de Carvalho Souza
Ana Lúcia Soares Tojal
Andressa Pereira Peixoto Barbosa
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Camila de Barros Prado Moura Sales
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Elisabete Mendonça Rêgo Peixoto
Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Karini Vieira Menezes de Omena
Larissa Virgínia Lins de Alencar Silva
Lúcio Vasconcellos de Verçoza
Magda Fernanda Lopes de Oliveira Andrade
Osmar Kleddson Pinheiro Canuto Rocha
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio
Vivianne de Lima Biana de Assis
As edições anteriores da EXPOISEC estão disponíveis no endereço: Anais das edições anteriores da EXPOISEC