VIVÊNCIA MÉDICA EM TERRITÓRIO VULNERÁVEL: A ATENÇÃO PRIMÁRIA COMO ESPAÇO DE APRENDIZADO E CUIDADO NO BAIRRO CANAÃ

  • Autor
  • Fernando Tenório Cavalcante Apratto
  • Co-autores
  • Maria Isadora de Freitas Cintra , Luis Eduardo Simões Lessa Regueira , Luiz Eugenio Duarte Santos Neto , Arthur Anderson Brito Galdino , Laila Leite Pacheco Vieira , Lúcio Vasconcellos de Verçoza , Rafaela Brandão Almeida Ambrosio
  • Resumo
  • APRESENTAÇÃO: AS VISITAS DOMICILIARES EM COMUNIDADES VULNERÁVEIS SÃO EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS MARCANTES PARA ESTUDANTES DE MEDICINA EM MACEIÓ-AL, A ATIVIDADE PROPORCIONOU UM OLHAR AMPLIADO SOBRE O PAPEL DA ATENÇÃO PRIMÁRIA E DO CUIDADO CENTRADO NO TERRITÓRIO. OBJETIVO: RELATAR A EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS DE MEDICINA EM VISITAS DOMICILIARES NO BAIRRO CANAÃ, DESTACANDO O APRENDIZADO SOBRE OS DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE E A ATUAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA COMO EIXO ESTRUTURANTE DO CUIDADO.METODOLOGIA: TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA REFERENTE A ATIVIDADE QUE ENVOLVEU ESTUDANTES, DOCENTES E EQUIPE DA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA (USF)CONSIDERANDO O CONTEXTO, A REDE DE APOIO E OS RECURSOS DA UBS LOCAL.RESULTADOS: A EXPERIÊNCIA CONTOU COM ELABORAÇÃO DE PROJETOS TERAPÊUTICOS SINGULARES (PTS) E USO DE INSTRUMENTOS DE ABORDAGEM FAMILIAR EVIDENCIOU MORADIAS PRECÁRIAS, BAIXA ESCOLARIDADE E FRAGILIDADE NO ACESSO A SERVIÇOSONDE AS FAMÍLIAS RECONHECIAM NA UBS UM ESPAÇO FUNDAMENTAL DE ACOLHIMENTO E ORIENTAÇÃO E A ATUAÇÃO DA AGENTE DE SAÚDE COMO ESSENCIAL. PARA OS ESTUDANTES, A VIVÊNCIA REVELOU A COMPLEXIDADE DA APS COMO CAMPO DE CUIDADO E APRENDIZADO CLÍNICO-SOCIAL.ANÁLISE CRÍTICA: A REALIDADE OBSERVADA DESAFIOU OS SABERES TEÓRICOS E AMPLIOU O OLHAR DOS ESTUDANTES PARA ALÉM DA CLÍNICA TRADICIONAL. A ATENÇÃO PRIMÁRIA, QUANDO FORTALECIDA, MOSTRA-SE POTENTE NA CONSTRUÇÃO DE VÍNCULOS E NO ENFRENTAMENTO DAS DESIGUALDADES. A ATIVIDADE REFORÇOU A IMPORTÂNCIA DE UMA FORMAÇÃO MÉDICA CRÍTICA, EMPÁTICA E TERRITORIALIZADA. CONCLUSÕES: A INSERÇÃO DOS ACADÊMICOS NA APS ATRAVÉS DAS VISITAS DOMICILIARES PROMOVEU APRENDIZADO SIGNIFICATIVO SOBRE O SUS, EVIDENCIANDO A POTÊNCIA DO TERRITÓRIO COMO ESPAÇO PEDAGÓGICO E DE CUIDADO INTEGRAL À SAÚDEAVANÇOS DO ESTUDO AO CONHECIMENTO: O ESTUDO CONTRIBUI PARA O FORTALECIMENTO DA FORMAÇÃO MÉDICA EM SAÚDE COLETIVA, REAFIRMANDO A APS COMO BASE DO CUIDADO E ESPAÇO PRIVILEGIADO DE APRENDIZAGEM ÉTICA E CIDADÃ. 

  • Palavras-chave
  • Atenção Primária à Saúde. Visita Domiciliar. Educação Médica. Vulnerabilidade Social. Sistema Único de Saúde.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Linha 1: Desigualdades em saúde e determinantes sociais da saúde
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O eixo Integração Ensino, Serviço e Comunidade (ISEC) está presente na estrutura curricular do curso de Medicina do Centro Universitário Cesmac de forma transversal, acompanhando o estudante durante todo o percurso formativo. O processo atende as diretrizes curriculares nacionais, que apontam para a formação de um profissional atento à realidade sócio sanitária da população e aos princípios da ética, humanismo, reflexividade e formação integral.

Com o objetivo de proporcionar o encontro interdisciplinar de todos os módulos que compõem o eixo ISEC, que compreendem do ISEC 1 ao ISEC 8, foi realizada a III Exposição Científica do Eixo ISEC (III ExpoISEC), buscando dialogar a formação médica no âmbito da Atenção Primária à Saúde e do Sistema Único de Saúde. O evento contou com a participação dos discentes do curso apresentando trabalhos acadêmicos científicos (119 trabalhos) abordando a temática central nos espaços de discussão de cada módulo do eixo.

Com a temática “Equidade em Saúde: O Desafio da Medicina Contemporânea” a III ExpoISEC trouxe para o cenário de discussão o princípio da equidade, não apenas como uma questão teórico-metodológica, mas também como uma demanda social, deslocando o tema da periferia para a centralidade do processo formativo. Ter a equidade em saúde como tema central de discussão se justifica pela sua relação com a redução das desigualdades, a garantia de justiça social e direitos humanos e a eficácia dos sistemas de saúde. A equidade em saúde é tema fundamental para os futuros profissionais que buscam soluções para tornar a medicina mais acessível e justa para todos.

Para o desenvolvimento do evento e a discussão da temática central, os trabalhos desenvolvidos pelos discentes, orientados pelos docentes do eixo e aqui apresentados, foram distribuídos nas seguintes linhas: 1. Desigualdades em saúde e determinantes sociais da saúde; 2. Atenção integral em saúde; 3. Disparidades raciais, étnicas, socioeconômicas e geográficas na saúde; 4. Saúde da população negra e 5. Gênero, diversidades e saúde.

Estes anais constituem um registro permanente das discussões e contribuições de discentes e docentes sobre a equidade em saúde e os desafios para a Medicina Contemporânea.

  • Linha 1: Desigualdades em saúde e determinantes sociais da saúde
  • Linha 2: Atenção integral à saúde
  • Linha 3: Disparidades raciais, étnicas, socioeconômicas e geográficas na saúde
  • Linha 4: Saúde da população negra
  • Linha 5: Gênero, diversidades e saúde

Comissão Organizadora

Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio

Comissão Científica

Adalberto Gomes das Graças Bisneto
Amanda Vasconcelos de Carvalho Souza
Ana Lúcia Soares Tojal
Andressa Pereira Peixoto Barbosa
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Camila de Barros Prado Moura Sales
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Elisabete Mendonça Rêgo Peixoto
Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Karini Vieira Menezes de Omena
Larissa Virgínia Lins de Alencar Silva
Lúcio Vasconcellos de Verçoza
Magda Fernanda Lopes de Oliveira Andrade
Osmar Kleddson Pinheiro Canuto Rocha
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio
Vivianne de Lima Biana de Assis

 

As edições anteriores da EXPOISEC estão disponíveis no endereço: Anais das edições anteriores da EXPOISEC