Apresentação: A educação em saúde é uma ferramenta potente para abordagem da amplitude e desafios da adolescência com meninas, uma vez que as mesmas se encontram em profundas mudanças, período oportuno para abordar a promoção da saúde em um cenário de busca de saberes e de autonomia. Objetivo: Relatar a experiência de educação em saúde para adolescentes meninas escolares, por meio de abordagens lúdicas, criando espaço seguro para desconstruir tabus e compartilhar experiências e conhecimento científico.
Metodologia: Trata-se de um relato de experiência desenvolvida em escola pública do município de Maceió, resultado de reconhecimento do território e diagnostico situacional realizado. Foi construído jogo interativo 'Verdadeiro ou Falso' sobre mitos menstruais, caixa de dúvidas anônima e dinâmicas de grupo. Acadêmicos da saúde conduziram as atividades. Resultados: As adolescentes mostraram forte interesse, com muitas dúvidas esclarecidas. E interação com a dinâmica, os principais temas levantados foram: ciclo menstrual, produtos de higiene e cólicas. Foi observada evolução nítida na confiança para discutir o assunto. Análise crítica: Estratégia eficaz por criar ambiente acolhedor, abordagem lúdico e anonimato nos questionamentos foram diferencias e facilitaram a adesão. Como melhoria, sugere-se mais encontros e a necessidade de ações contínuas para consolidar aprendizados e o vínculo. Conclusões: Metodologias Ativas/interativas são valiosas para abordar saúde menstrual na adolescência, promovendo conhecimento e quebra de tabus, auxiliando o diálogo, a troca de experiência e a percepção dos estudantes, com potencial para inclusão no currículo escolar. Avanços do estudo ao conhecimento: Demonstrou potencial das abordagens ativas/criativas em educação em saúde, abrindo caminho para a autonomia do cuidado além de abertura para novas pesquisas e intervenções educacionais inovadoras nesta área.
O eixo Integração Ensino, Serviço e Comunidade (ISEC) está presente na estrutura curricular do curso de Medicina do Centro Universitário Cesmac de forma transversal, acompanhando o estudante durante todo o percurso formativo. O processo atende as diretrizes curriculares nacionais, que apontam para a formação de um profissional atento à realidade sócio sanitária da população e aos princípios da ética, humanismo, reflexividade e formação integral.
Com o objetivo de proporcionar o encontro interdisciplinar de todos os módulos que compõem o eixo ISEC, que compreendem do ISEC 1 ao ISEC 8, foi realizada a III Exposição Científica do Eixo ISEC (III ExpoISEC), buscando dialogar a formação médica no âmbito da Atenção Primária à Saúde e do Sistema Único de Saúde. O evento contou com a participação dos discentes do curso apresentando trabalhos acadêmicos científicos (119 trabalhos) abordando a temática central nos espaços de discussão de cada módulo do eixo.
Com a temática “Equidade em Saúde: O Desafio da Medicina Contemporânea” a III ExpoISEC trouxe para o cenário de discussão o princípio da equidade, não apenas como uma questão teórico-metodológica, mas também como uma demanda social, deslocando o tema da periferia para a centralidade do processo formativo. Ter a equidade em saúde como tema central de discussão se justifica pela sua relação com a redução das desigualdades, a garantia de justiça social e direitos humanos e a eficácia dos sistemas de saúde. A equidade em saúde é tema fundamental para os futuros profissionais que buscam soluções para tornar a medicina mais acessível e justa para todos.
Para o desenvolvimento do evento e a discussão da temática central, os trabalhos desenvolvidos pelos discentes, orientados pelos docentes do eixo e aqui apresentados, foram distribuídos nas seguintes linhas: 1. Desigualdades em saúde e determinantes sociais da saúde; 2. Atenção integral em saúde; 3. Disparidades raciais, étnicas, socioeconômicas e geográficas na saúde; 4. Saúde da população negra e 5. Gênero, diversidades e saúde.
Estes anais constituem um registro permanente das discussões e contribuições de discentes e docentes sobre a equidade em saúde e os desafios para a Medicina Contemporânea.
Comissão Organizadora
Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio
Comissão Científica
Adalberto Gomes das Graças Bisneto
Amanda Vasconcelos de Carvalho Souza
Ana Lúcia Soares Tojal
Andressa Pereira Peixoto Barbosa
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Camila de Barros Prado Moura Sales
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Elisabete Mendonça Rêgo Peixoto
Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Karini Vieira Menezes de Omena
Larissa Virgínia Lins de Alencar Silva
Lúcio Vasconcellos de Verçoza
Magda Fernanda Lopes de Oliveira Andrade
Osmar Kleddson Pinheiro Canuto Rocha
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio
Vivianne de Lima Biana de Assis
As edições anteriores da EXPOISEC estão disponíveis no endereço: Anais das edições anteriores da EXPOISEC