EDUCAÇÃO EM SAÚDE E A COMUNIDADE: um relato de experiência de visitas domiciliares como estratégia de promoção da saúde.

  • Autor
  • Ana Luiza Mascarenhas
  • Co-autores
  • Ana Luiza dos Santos Teixeira , Carolina Barros Dantas Brandão Veloso , Douglas Daniel de Oliveira Rodrigues , Marina Maria Ferreira Melo , Marina Teixeira Gonçalves , Thereza Tenório Cavalcante , Lucio Vasconcellos de Vercoza
  • Resumo
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    Introdução: A Unidade Básica de Saúde (UBS) é a porta de entrada do sistema público de saúde e tem papel fundamental na promoção, prevenção e cuidado contínuo da população. Para pacientes com comorbidades ou limitações de locomoção, o atendimento domiciliar torna-se essencial, garantindo acesso à saúde de forma humanizada e inclusiva. Nesse contexto, os estudantes de Medicina do 5º período do CESMAC realizaram visitas domiciliares com o objetivo de compreender as dificuldades enfrentadas pelos pacientes e, a partir disso, promover e pactuar estratégias em saúde, fortalecendo os vínculos com a comunidade e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas. Objetivo: Relatar a experiência de visitas domiciliares realizadas por estudantes de Medicina do 5º período do CESMAC, voltadas para a escuta qualificada e identificação das dificuldades enfrentadas por pacientes com comorbidades ou limitações de locomoção, com foco na construção compartilhada de estratégias em saúde, visando a promoção do cuidado integral, o fortalecimento do vínculo com a comunidade e a melhoria da qualidade de vida. Metodologia: Este trabalho foi realizado durante o primeiro semestre de 2025, no bairro do Canaã, em Maceió, com o apoio da equipe de estratégia de saúde da família da USF São José e docentes do Cesmac, através de visitas a domicílio. Resultados: Durante as visitas domiciliares, foram atendidos pacientes com múltiplas comorbidades e limitações de locomoção, evidenciando a complexidade do cuidado. A escuta qualificada revelou demandas clínicas, sociais e emocionais, como dificuldades de acesso a medicamentos e solidão. A integração com a Estratégia de Saúde da Família permitiu estratégias individualizadas, ampliando a empatia e o cuidado integral. Conclusão: As visitas domiciliares fortaleceram a formação humanizada dos estudantes, ampliando sua compreensão sobre o cuidado integral. A atividade promoveu vínculo com a comunidade e reforçou a importância da escuta qualificada na Atenção Primária.

     

  • Palavras-chave
  • Integralidade, Acessibilidade, Prevenção
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Linha 2: Atenção integral à saúde
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O eixo Integração Ensino, Serviço e Comunidade (ISEC) está presente na estrutura curricular do curso de Medicina do Centro Universitário Cesmac de forma transversal, acompanhando o estudante durante todo o percurso formativo. O processo atende as diretrizes curriculares nacionais, que apontam para a formação de um profissional atento à realidade sócio sanitária da população e aos princípios da ética, humanismo, reflexividade e formação integral.

Com o objetivo de proporcionar o encontro interdisciplinar de todos os módulos que compõem o eixo ISEC, que compreendem do ISEC 1 ao ISEC 8, foi realizada a III Exposição Científica do Eixo ISEC (III ExpoISEC), buscando dialogar a formação médica no âmbito da Atenção Primária à Saúde e do Sistema Único de Saúde. O evento contou com a participação dos discentes do curso apresentando trabalhos acadêmicos científicos (119 trabalhos) abordando a temática central nos espaços de discussão de cada módulo do eixo.

Com a temática “Equidade em Saúde: O Desafio da Medicina Contemporânea” a III ExpoISEC trouxe para o cenário de discussão o princípio da equidade, não apenas como uma questão teórico-metodológica, mas também como uma demanda social, deslocando o tema da periferia para a centralidade do processo formativo. Ter a equidade em saúde como tema central de discussão se justifica pela sua relação com a redução das desigualdades, a garantia de justiça social e direitos humanos e a eficácia dos sistemas de saúde. A equidade em saúde é tema fundamental para os futuros profissionais que buscam soluções para tornar a medicina mais acessível e justa para todos.

Para o desenvolvimento do evento e a discussão da temática central, os trabalhos desenvolvidos pelos discentes, orientados pelos docentes do eixo e aqui apresentados, foram distribuídos nas seguintes linhas: 1. Desigualdades em saúde e determinantes sociais da saúde; 2. Atenção integral em saúde; 3. Disparidades raciais, étnicas, socioeconômicas e geográficas na saúde; 4. Saúde da população negra e 5. Gênero, diversidades e saúde.

Estes anais constituem um registro permanente das discussões e contribuições de discentes e docentes sobre a equidade em saúde e os desafios para a Medicina Contemporânea.

  • Linha 1: Desigualdades em saúde e determinantes sociais da saúde
  • Linha 2: Atenção integral à saúde
  • Linha 3: Disparidades raciais, étnicas, socioeconômicas e geográficas na saúde
  • Linha 4: Saúde da população negra
  • Linha 5: Gênero, diversidades e saúde

Comissão Organizadora

Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio

Comissão Científica

Adalberto Gomes das Graças Bisneto
Amanda Vasconcelos de Carvalho Souza
Ana Lúcia Soares Tojal
Andressa Pereira Peixoto Barbosa
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Camila de Barros Prado Moura Sales
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Elisabete Mendonça Rêgo Peixoto
Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Karini Vieira Menezes de Omena
Larissa Virgínia Lins de Alencar Silva
Lúcio Vasconcellos de Verçoza
Magda Fernanda Lopes de Oliveira Andrade
Osmar Kleddson Pinheiro Canuto Rocha
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio
Vivianne de Lima Biana de Assis

 

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