A REALIDADE DO TERRITÓRIO COMO CENÁRIO DE FORMAÇÃO MÉDICA: RELATO DE VISITAS DOMICILIARES REALIZADAS POR DISCENTES DE MACEIÓ-AL

  • Autor
  • Larah Rebêlo Sampaio
  • Co-autores
  • Guiomar Victória Sebastião , Jaime Vergetti de Siqueira Neto , Mariana da Silva Jacinto , Ricardo Fonseca Oliveira Suruagy Motta , Tyla Perdigao Roberto , Vinicius Almeida Griz , Vivianne de Lima Biana Assis
  • Resumo
  • Apresentação: O presente relato de experiência aborda o território como espaço pedagógico e social, evidenciando a importância das visitas domiciliares na formação médica. A prática permitiu uma imersão concreta na realidade da comunidade atendida, promovendo aproximação com o contexto social dos usuários. Objetivo: Relatar a vivência dos discentes nas visitas domiciliares realizadas à comunidade, destacando sua relevância para a integração entre ensino, serviço e comunidade. Metodologia: Estudo descritivo, tipo relato de experiência, realizado durante práticas extensionistas no território adscrito à unidade de saúde. As visitas domiciliares foram realizadas com idosos, acompanhadas por agente comunitário de saúde e docente do curso de Medicina. Resultados: A experiência foi uma ferramenta potente na formação médica, ao desenvolver comunicação empática, escuta qualificada, raciocínio clínico, atuação interdisciplinar e compreensão dos determinantes sociais em saúde. A realidade do território proporcionou a reflexão crítica sobre os desafios e as potencialidades da Atenção Primária, reforçando o papel do médico como agente de transformação social. Análise crítica: A experiência foi uma ferramenta potente na formação médica, ao desenvolver comunicação empática, escuta qualificada, raciocínio clínico, atuação interdisciplinar e compreensão dos determinantes sociais em saúde. A realidade do território proporcionou a reflexão crítica sobre os desafios e as potencialidades da Atenção Primária, reforçando o papel do médico como agente de transformação social. Conclusões: A integração ensino-serviço-comunidade demonstrou-se fundamental na formação de profissionais mais capacitados e sensíveis, bem como gerou impacto positivo para a comunidade. Avanços do estudo ao conhecimento: Vivência aprimorou competências dos estudantes, reforçando a integralidade do cuidado, a humanização, papel da Atenção Primária e a importância da extensão na formação médica.

  • Palavras-chave
  • Atenção primária à saúde, Visita domiciliar, Formação médica.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Linha 2: Atenção integral à saúde
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O eixo Integração Ensino, Serviço e Comunidade (ISEC) está presente na estrutura curricular do curso de Medicina do Centro Universitário Cesmac de forma transversal, acompanhando o estudante durante todo o percurso formativo. O processo atende as diretrizes curriculares nacionais, que apontam para a formação de um profissional atento à realidade sócio sanitária da população e aos princípios da ética, humanismo, reflexividade e formação integral.

Com o objetivo de proporcionar o encontro interdisciplinar de todos os módulos que compõem o eixo ISEC, que compreendem do ISEC 1 ao ISEC 8, foi realizada a III Exposição Científica do Eixo ISEC (III ExpoISEC), buscando dialogar a formação médica no âmbito da Atenção Primária à Saúde e do Sistema Único de Saúde. O evento contou com a participação dos discentes do curso apresentando trabalhos acadêmicos científicos (119 trabalhos) abordando a temática central nos espaços de discussão de cada módulo do eixo.

Com a temática “Equidade em Saúde: O Desafio da Medicina Contemporânea” a III ExpoISEC trouxe para o cenário de discussão o princípio da equidade, não apenas como uma questão teórico-metodológica, mas também como uma demanda social, deslocando o tema da periferia para a centralidade do processo formativo. Ter a equidade em saúde como tema central de discussão se justifica pela sua relação com a redução das desigualdades, a garantia de justiça social e direitos humanos e a eficácia dos sistemas de saúde. A equidade em saúde é tema fundamental para os futuros profissionais que buscam soluções para tornar a medicina mais acessível e justa para todos.

Para o desenvolvimento do evento e a discussão da temática central, os trabalhos desenvolvidos pelos discentes, orientados pelos docentes do eixo e aqui apresentados, foram distribuídos nas seguintes linhas: 1. Desigualdades em saúde e determinantes sociais da saúde; 2. Atenção integral em saúde; 3. Disparidades raciais, étnicas, socioeconômicas e geográficas na saúde; 4. Saúde da população negra e 5. Gênero, diversidades e saúde.

Estes anais constituem um registro permanente das discussões e contribuições de discentes e docentes sobre a equidade em saúde e os desafios para a Medicina Contemporânea.

  • Linha 1: Desigualdades em saúde e determinantes sociais da saúde
  • Linha 2: Atenção integral à saúde
  • Linha 3: Disparidades raciais, étnicas, socioeconômicas e geográficas na saúde
  • Linha 4: Saúde da população negra
  • Linha 5: Gênero, diversidades e saúde

Comissão Organizadora

Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio

Comissão Científica

Adalberto Gomes das Graças Bisneto
Amanda Vasconcelos de Carvalho Souza
Ana Lúcia Soares Tojal
Andressa Pereira Peixoto Barbosa
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Camila de Barros Prado Moura Sales
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Elisabete Mendonça Rêgo Peixoto
Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Karini Vieira Menezes de Omena
Larissa Virgínia Lins de Alencar Silva
Lúcio Vasconcellos de Verçoza
Magda Fernanda Lopes de Oliveira Andrade
Osmar Kleddson Pinheiro Canuto Rocha
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio
Vivianne de Lima Biana de Assis

 

As edições anteriores da EXPOISEC estão disponíveis no endereço: Anais das edições anteriores da EXPOISEC