DA ESCUTA AO ACOLHIMENTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADO NO PONTAL DA BARRA

  • Autor
  • Liriel Ferro Correia Costa
  • Co-autores
  • Ana Clara Pereira Miranda , Livia Maria Lins de Souza , Vitor Manoel Carneiro Torres , Walleska Fernanda Barbosa Calheiros Gusmão , Ana Lúcia Soares Tojal , Bárbara Patrícia da Silva Lima , Karini Vieira Menezes de Omena
  • Resumo
  • Apresentação: A escuta e o acolhimento são fundamentais para a AP por permitir uma compreensão alargada das necessidades do usuário e criar um ambiente seguro de expressão de suas demandas. A vivência na comunidade do Pontal da Barra possibilitou esse exercício. Objetivo: Relatar a experiência vivenciada pelos estudantes de Medicina durante ações extensionistas no módulo ISEC e buscar coletivamente alternativas de cuidado junto as famílias e comunidade, com apoio da equipe da ESF local. Metodologia: Relato de experiência com abordagem qualitativa sobre as visitas domiciliares às famílias do território para construção de PTS e pactuações com usuários e serviços, com acompanhamento do agente comunitário de saúde e ação educativa com os trabalhadores pesqueiros da região com a temática “Alimentação saudável, Diabetes e Hipertensão”, com aferição de pressão e orientações sobre autocuidado. Resultados: A experiência no Pontal da Barra permitiu identificar necessidades das famílias, como carências sociais e acesso limitado a serviços de saúde, o conhecimento da realidade local baseado na pesca e bordado. A escuta ativa facilitou o acolhimento e fortaleceu vínculos, além de possibilitar orientações e encaminhamentos sobre situações de saúde por meio da relação ensino-serviço. Análise crítica: A experiência mostrou a importância de conhecer o território e o estilo de vida local. Destacou-se a necessidade de comunicação simples e inclusiva, o papel do médico na promoção da saúde e a relevância da capilaridade do SUS para um cuidado integral, reforçando a importância de entender a realidade social e as limitações da comunidade, além de participar do processo de territorialização. Conclusões: A vivência no Pontal da Barra evidenciou que a escuta ativa e o acolhimento fortalecem vínculos e promovem saúde, aproximando a realidade das comunidades e seus determinantes à formação médica para o SUS. Avanços do estudo ao conhecimento: A experiência reforça que a escuta ativa e acolhimento promovem vínculo e cuidado humanizado, essenciais para a formação médica e fortalecimento da saúde pública.

  • Palavras-chave
  • Territorialização, Acolhimento, Saúde Pública.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Linha 2: Atenção integral à saúde
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O eixo Integração Ensino, Serviço e Comunidade (ISEC) está presente na estrutura curricular do curso de Medicina do Centro Universitário Cesmac de forma transversal, acompanhando o estudante durante todo o percurso formativo. O processo atende as diretrizes curriculares nacionais, que apontam para a formação de um profissional atento à realidade sócio sanitária da população e aos princípios da ética, humanismo, reflexividade e formação integral.

Com o objetivo de proporcionar o encontro interdisciplinar de todos os módulos que compõem o eixo ISEC, que compreendem do ISEC 1 ao ISEC 8, foi realizada a III Exposição Científica do Eixo ISEC (III ExpoISEC), buscando dialogar a formação médica no âmbito da Atenção Primária à Saúde e do Sistema Único de Saúde. O evento contou com a participação dos discentes do curso apresentando trabalhos acadêmicos científicos (119 trabalhos) abordando a temática central nos espaços de discussão de cada módulo do eixo.

Com a temática “Equidade em Saúde: O Desafio da Medicina Contemporânea” a III ExpoISEC trouxe para o cenário de discussão o princípio da equidade, não apenas como uma questão teórico-metodológica, mas também como uma demanda social, deslocando o tema da periferia para a centralidade do processo formativo. Ter a equidade em saúde como tema central de discussão se justifica pela sua relação com a redução das desigualdades, a garantia de justiça social e direitos humanos e a eficácia dos sistemas de saúde. A equidade em saúde é tema fundamental para os futuros profissionais que buscam soluções para tornar a medicina mais acessível e justa para todos.

Para o desenvolvimento do evento e a discussão da temática central, os trabalhos desenvolvidos pelos discentes, orientados pelos docentes do eixo e aqui apresentados, foram distribuídos nas seguintes linhas: 1. Desigualdades em saúde e determinantes sociais da saúde; 2. Atenção integral em saúde; 3. Disparidades raciais, étnicas, socioeconômicas e geográficas na saúde; 4. Saúde da população negra e 5. Gênero, diversidades e saúde.

Estes anais constituem um registro permanente das discussões e contribuições de discentes e docentes sobre a equidade em saúde e os desafios para a Medicina Contemporânea.

  • Linha 1: Desigualdades em saúde e determinantes sociais da saúde
  • Linha 2: Atenção integral à saúde
  • Linha 3: Disparidades raciais, étnicas, socioeconômicas e geográficas na saúde
  • Linha 4: Saúde da população negra
  • Linha 5: Gênero, diversidades e saúde

Comissão Organizadora

Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio

Comissão Científica

Adalberto Gomes das Graças Bisneto
Amanda Vasconcelos de Carvalho Souza
Ana Lúcia Soares Tojal
Andressa Pereira Peixoto Barbosa
Bárbara Patrícia da Silva Lima
Camila de Barros Prado Moura Sales
Elaine Cristina Tôrres Oliveira
Elisabete Mendonça Rêgo Peixoto
Emanuella Pinheiro de Farias Bispo
Karini Vieira Menezes de Omena
Larissa Virgínia Lins de Alencar Silva
Lúcio Vasconcellos de Verçoza
Magda Fernanda Lopes de Oliveira Andrade
Osmar Kleddson Pinheiro Canuto Rocha
Rafaela Brandão Almeida Ambrosio
Vivianne de Lima Biana de Assis

 

As edições anteriores da EXPOISEC estão disponíveis no endereço: Anais das edições anteriores da EXPOISEC