DIA NACIONAL DA REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR 2018: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
INTRODUÇÃO: Estima-se que as doenças cardiovasculares causam 250 mil mortes súbitas por minuto. No Brasil, segundo pesquisa do Datasus, causa 300 mil óbitos por ano. Diante disso, a Liga Acadêmica de Trauma e Emergência do Maranhão, iniciou no ano de 2013, o dia da reanimação cardiopulmonar (RCP), que visa ensinar a população sobre as técnicas básicas de RCP. Tendo em vista o êxito que conquistaram, no ano seguinte houve a expansão do evento a nível nacional e alcançando nível internacional a partir de 2016.
EXPERIÊNCIA: O evento aqui relatado aconteceu em shoppings de São Luís-MA no dia 18 de agosto de 2018 e contou com o apoio de 200 estudantes voluntários dos cursos de medicina e enfermagem que foram previamente capacitados para realizar e ensinar as técnicas de RCP e o uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA). Para isso foram usados manequins adultos e pediátricos. Todos os voluntários apresentavam-se devidamente capacitados em todas as manobras de reanimação e de acordo com cada situação. Esses se revezaram por turno e por estações montadas no local, sendo cada uma específica a um caso. Havia também o grupo de captação, responsável por convidar as pessoas para percorrer pelas estações. Ao final do dia, 1750 pessoas passaram pelos locais e se mostraram entusiasmadas para o aprendizado das manobras de RCP. Segundo uma análise crítico-reflexiva, todos os envolvidos no evento concordaram ter alcançado êxito a cerca da educação proposta, além de obter conhecimento do assunto e enriquecimento com a experiência.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: Trata-se de um relato de experiência no qual foram avaliados aspectos quantitativos de receptividade e participação, e qualitativos do impacto social imposto. A RCP além de evitar o óbito, pode diminuir as sequelas e influenciar no atendimento médico posterior. Dessa forma, constata-se a importância do conhecimento e o compartilhamento das manobras de RCP com a sociedade.
Palavras-chave: reanimação cardiopulmonar; emergência; relato de experiência.
Comissão Organizadora
Liga Acadêmica de Infectologia e Vigilância em Saúde
Comissão Científica
Dr. Fabrício Silva Pessoa
Dr. Lídio Gonçalves Lima Neto
Dra. Wildete de Carvalho Mayrink
Me. Mara Izabel Carneiro Pimentel
Dra. Lilaléa Gonçalves
Me. Tânia Maria Gaspar Novais
Dra. Mylena Torres
Dra. Monique do Carmo