INTRODUÇÃO: O Divertículo de Meckel é a anomalia congênita mais encontrada no trato gastrointestinal, acometendo cerca de 2% da população geral. Essa alteração é provocada pela obliteração incompleta do ducto onfalomesentérico, ainda no período intrauterino - entre a 7ª e 8ª semana de gestação. Geralmente assintomático e detectado de modo acidental em exames de imagem, é importante considerar o divertículo de Meckel como um diagnóstico diferencial em pacientes que apresentem abdome agudo, a exemplo, a fim de evitar morbidade e mortalidade associadas a complicações, como obstrução intestinal, hemorragia e diverticulite. Trata-se de uma condição rara, de difícil diagnóstico e que demanda um elevado grau de suspeição, sendo possível, de modo definitivo, apenas por meio de cirurgia exploratória, uma vez que a maioria dos exames complementares indicam apenas as alterações decorrentes das complicações, sem estabelecer sua origem.
RELATO DE CASO: M.G.M, masculino, 49 anos, natural e residente de Fortaleza-CE, previamente hígido, sem comorbidades, procurou assistência médica relatando quadro álgico em região de hipogástrio e fossa ilíaca direita, de início há 2 dias. Afebril e, ao exame físico, sem sinais de irritação peritoneal. Foi solicitada tomografia de abdome e pelve, que evidenciou hipótese de divertículo de Meckel, sendo necessária realização de enterectomia segmentar, onde foi ressecado o segmento e realizada anastomose laterolateral do íleo, com grampeador TLC 75. O exame histopatológico revelou quadro compatível com divertículo de Meckel e presença de heterotopia de mucosa gástrica. Paciente evoluiu bem, sem intercorrências, e atualmente apresenta melhora clínica.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: Por abordar uma condição clínica pouco incidente, de elevada complexidade e a qual pode ter seus sinais e sintomas mascarados pelos de outras condições mais prevalentes, como abdome agudo, apendicite e doenças inflamatórias intestinais, este relato de caso nos faz reconhecer a necessidade de uma medicina centrada no diagnóstico diferencial para elucidação de quadros como o da diverticulite por divertículo de Meckel.
Comissão Organizadora
Liga Acadêmica de Infectologia e Vigilância em Saúde
Comissão Científica
Dr. Fabrício Silva Pessoa
Dr. Lídio Gonçalves Lima Neto
Dra. Wildete de Carvalho Mayrink
Me. Mara Izabel Carneiro Pimentel
Dra. Lilaléa Gonçalves
Me. Tânia Maria Gaspar Novais
Dra. Mylena Torres
Dra. Monique do Carmo